28 março 2022

Perquirições arrevesadas - Por: Emerson Monteiro


Perquirições é o plural de perquirição. O mesmo que: devassas, pesquisas, averiguações, indagações, inquirições, investigações, perquisições. Dicio - Dicionário Online em Português

 Nesses tempos que é de apuração dos resultados eis aqui o termo melhor indicado às ações de observar e viver cada momento útil. Reunir as estações, os infinitos e as luas numa só direção; plantar o solo fértil de tudo quanto até então aconteceu diante dos fins de tarde inebriantes e manhãs primaveris, enquanto nossa humanidade alimentava o sonho de dominar o quanto existiu. Longas essas noites de alucinações, festejos e desapreço pela determinação do que virá, pedaços de matéria largados no horizonte das mais febris indagações.

Assim, a gente... Sujeitos de tudo, senhores de nada, que seguem sorrateiros nas frestas das madrugadas, sombrios vácuos da realidade que se desfaz numa velocidade sem dimensão. Enquanto isto, à mesa das refeições, os pratos da exatidão matemática dessas criaturas vindas do desconhecido sobrevivem nas custas da ausência que em si mesmas transportam vidas afora.

Daí, paramos face ao monturo desses restos de passado que voejam na fuligem de tantas guerras, vítimas da incúria e da ignorância que parecem querer a tudo dominar e nos digerir na lama de uma inanição artificial. Nós, senhores do absoluto de nós mesmos, máquinas de contrição, sobras do baquete das horas em movimento. Pequenas fagulhas de todas as compreensões, que deitam braços aos sóis e dormem sobre os espinhos do egoísmo. Andamos, pois, rumo ao Norte desses sinais misteriosos, contudo muitos afeitos aos erros das lutas insanas, dos gestos de dor que impõem o limite da condição humana em desenvolvimento.

Utilizamos as vasilhas dos dias a julgar tantos equívocos, porém há que lembrar com gosto o quanto dos acertos já creditamos às nossas atitudes, neste crescimento de conhecer aquilo que nos resta examinar com carinho. Mesmo que vítimas da imprudência, no entanto reconhecer o valor inestimável do que já produzimos nesse decorrer de gerações, e guardar no íntimo coração o brilho forte da esperança e da fé.