Prof. Denizard Macedo, um cratense ilustre
José Denizard Macedo de Alcântara veio ao mundo em Crato, na Praça da Sé, em 1° de setembro de 1921. Naquele dia a população cratense festejava a data consagrada a Nossa Senhora da Penha, Imperatriz e Padroeira desta cidade. Talvez por isso seus pais fizeram-no afilhado da Virgem da Penha.
Denizard Macedo viria a se destacar como um intelectual. Foi, também, professor em várias instituições de ensino de Fortaleza, além de um homem de ideias firmes e transparentes. Lecionou na Escola Preparatória de Cadetes, do Colégio Militar do Ceará, Instituto de Educação, Faculdade Católica de Filosofia, Escola de Serviço Social e vários educandários de segundo grau. Incursionando na política foi eleito vereador por Fortaleza. Foi também jornalista, ensaísta, historiador, conferencista e geógrafo. Pertenceu à Sociedade Cearense de Geografia e História, Instituto do Ceará e Academia Cearense de Letras (onde ocupou a cadeira de n° 34, substituindo outro cratense, J.de Figueiredo Filho).
Foi, também, Secretário da Cultura do Ceará. Escreveu as seguintes obras: A Universidade na Defesa Nacional; Fundamentos da Administração Cearense; A Conjuntura Histórico-Geográfica da Industrialização Brasileira; Racionalização da Competência Administrativa do Município; Geografia da América; Cultura e Universidade; Vida do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro; Ascensão e Declínio do Magistério Brasileiro; Ensino de Filosofia no Ceará e Retrato da História da Independência.
Casamento de Denizard & ElianaCatólico sincero, possuidor de sólida formação moral e religiosa, Denizard era monarquista convicto, apesar de a República brasileira, àquela época, proibir qualquer divulgação pública sobre as vantagens da forma de governo monárquica. Para quem não sabe, os monarquistas foram os últimos anistiados políticos desta ineficiente e caótica república brasileira. Havia uma cláusula pétrea, vigente nas Constituições republicanas (foram 6 no total) as quais proibiram, durante 100 anos (de 1889 a 1988) mencionar-se, em público, as vantagens da monarquia. Somente com o advento da sétima constituição republicana – a atual –, promulgada em 1988, concedeu liberdade aos monarquistas de exporem à luz do sol suas ideias.
Denizard Macedo faleceu com 63 anos de idade.É considerado uma das mais valorosas pessoas nascidas na Cidade de Frei Carlos Maria de Ferrara.