07 junho 2021

Revista Cariri das Antigas - Por: Emerson Monteiro


Em mãos a primeira edição da Revista Cariri das Antigas, órgão que divulga projeto do mesmo nome, sob os auspícios do pesquisador Roberto Junior, da nova safra dos historiógrafos de nossa região. A publicação tem proposta ambiciosa de resgatar momentos importantes da história do Cariri através dos meios gráficos da atualidade, recolhendo detalhes e documentos de relevância na preservação de uma cultura rica por demais, que, felizmente, dispõe dos estudiosos exatos nos seus registros e providências.

A publicação enfoca, nesse número de abril de 2021, os seguintes temas: O palacete de Isaias Arruda, o coronel meteórico; Relógios do Cariri (O relógio da coluna da Praça Padre Cícero, a máquina suprema do Cariri); Dr. Gesteira, o médico encantado; e Percival Prince, o primeiro avião comercial do Cariri; em reportagens recolhidas com esmero, ocasionando resultados de boa apresentação, em textos bem produzidos e imagens de primeira qualidade.

Assim, o editor Roberto Junior faz valer sua intenção de trazer à baila tais temas icônicos, numa iniciativa exemplar às novas gerações dos caririenses, de comum votados aos conteúdos históricos, etnográficos e antropológicos desta civilização do interior nordestino donde procedem valores intensos da nacionalidade, porquanto marcou sua presença nalgumas das mais relevantes ocasiões da História. Nisto, divulga pesquisa de nomes marcantes do acervo tradicional, quais o Cel. Isaías Arruda, o médico Antônio José Gesteira e o mestre relojoeiro Pelúsio Correia de Macedo, personalidades inesquecíveis da história recente da Região.

Numa confecção gráfica de primeiro nível, a Revista Cariri das Antigas, confeccionada pela BSG Bureau de Serviços Gráficos, de Juazeiro do Norte, Ceará, é uma edição da Ladrinhos Editora, também vinculada ao Cariri das Antigas, com 18 páginas, tamanho de um tabóide médio, própria a ser lida e divulgada por todos que apreciam os frutos saborosos dos nossos intelectuais.