17 dezembro 2021

Um começo – por José Luís Lira (*)

    Próximo sábado é Natal. Amanhã é o quarto domingo do advento, do tempo de esperas à vinda de Nosso Senhor, Jesus Cristo. E o Evangelho, de Lucas, nos remete ao “Magnificat”. E como a expressão de Isabel, “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?”, me serve hoje.

   Há um dia, 17 de dezembro, chegou aos 90 anos, nosso queridíssimo Mons. Francisco Sadoc de Araújo, sobralense, que de tão grande e de tantos feitos ultrapassa os limites de nosso pensar para defini-lo. Todos sabemos que há tempos o Mons. Sadoc deixou suas atividades. Primeiro foi o problema de vista e depois outros foram se acentuando. É ele o maior historiador de Sobral e sua região. Sua Cronologia Sobralense é leitura obrigatória se quisermos entender no que se tornou a antiga Fazenda Caiçara. Que grande homenagem poderíamos prestar-lhe? No momento não é fácil, em face de sua condição de saúde. A oração é sempre um alento que não dispensamos, mas, decidimos fundar o Instituto Histórico e Geográfico de Sobral (IHGS), neste dia de seus 90 anos. E, mais ainda, a exemplo do que fora feito a Dom Pedro II no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, tornamos o Mons. Sadoc de Araújo patrono do Instituto Histórico e Geográfico de Sobral!

    O Instituto Histórico e Geográfico de Sobral – IHGS –, fundado nos 90 anos do Mons. Francisco Sadoc de Araújo, é uma sociedade cultural de duração ilimitada, sem fins econômicos, com a finalidade de promover o estudo e a divulgação da História e da Geografia e áreas afins de Sobral, do Ceará e do Brasil. O IHGS faz homenagem ao sobralense Mons. Sadoc de Araújo, pelo desempenho de seu papel como sacerdote católico, notável estudioso da História de Sobral e de sua região metropolitana, autor da Cronologia Sobralense, fundador e primeiro Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), igualmente fundador da Igreja do Cristo Ressuscitado, que deu origem à Paróquia do Cristo Ressuscitado, da qual foi o primeiro Pároco, membro do Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico, imortal da Academia Cearense de Letras, da Academia Sobralense de Estudos e Letras e da Academia Brasileira de Hagiologia. Por essa razão, Mons. Francisco Sadoc de Araújo, sendo considerado hors-concours, ou seja, fora da competição, quando se trata de Sobral, sua religiosidade, sua educação e sua História, patroneará o IHGS, reconhecido, doravante como a Casa do Mons. Sadoc de Araújo. São letras estatutárias e a instalação do IHGS será em 1° de julho de 2022, dando início às celebrações dos 249 anos de Sobral, 200 anos da Independência do Brasil, 100 anos da Academia Sobralense de Letras e 140 anos de nascimento de Dom José Tupinambá da Frota.

   Neste dia dos 90 anos do Mons. Sadoc, 85 anos do nosso Santo Padre, Papa Francisco e, se vivo estivesse, 100 anos de Dom Walfrido Teixeira Vieira, terceiro Bispo de Sobral, também eu aniversario. Não faço data fechada, nem tenho as mercês dos santos homens que citei, mas, também celebro a vida que é de Deus e a Ele entrego-a diariamente, pedindo-lhe que na minha hora, lembre-se de mim, perdoando as inúmeras falhas que tenho.

   Aproveito para agradecer as felicitações pela criação do IHGS e por ter sido aclamado primeiro Presidente e pelo meu aniversário! 

   Deus Lo Vult!

          (*) José Luís Lira é advogado e professor do curso de Direito da Universidade Vale do Acaraú–UVA, de Sobral (CE). Doutor em Direito e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora (Argentina) e Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Messina (Itália). É Jornalista profissional. Historiador e memorialista com 26 livros publicados. Pertence a diversas entidades científicas e culturais brasileiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.