31 dezembro 2021

Curiosidade: como surgiu a palavra “escrúpulo”

     Os dicionários definem “escrúpulo” como: Essência moral; caráter virtuoso: sempre se comporta com escrúpulo; Comportamento cuidadoso; excesso de zelo, meticulosidade: a análise do livro foi feita com muito escrúpulo; Condição que demonstra dúvida ou hesitação sobre se adequar ou agir de determinado modo: o prefeito falava sem escrúpulo; Estado de apreensão sobre o que é bom ou ruim; receio de errar ou de se enganar: escrúpulo religioso.

     Mas você sabe como surgiu a palavra “escrúpulo”?


    Em latim ′′ escrúpulum ′′ designava uma pequena pedra afiada. Ela costumava dar problemas aos legionários romanos durante as suas longas caminhadas. Pequenas pedras entravam nas suas caligae, sandálias abertas, entre a sola e o pé, causando desconforto recorrente.

    Os ′′ escrúpulos ′′ colocavam então os legionários perante uma escolha: sofrer continuando em frente, ou parar para a tirar, correndo o risco de diminuir a marcha da coluna e sofrer as repreensões dos seus superiores.

    Pouco a pouco, a expressão ′′ ter escrúpulos ′′ saiu do campo militar para se referir a qualquer interrogação sobre a conduta a adotar.

    Tribunas, generais, senadores que iam a cavalo ou eram carregados de cama, assim como os poderosos de hoje não tinham escrúpulos.”


Fonte: José Albuquerque via Guilherme Duarte\Arte, Cultura e História
@projetomemoria
#projetomemoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.