24 novembro 2021

Será lançado no próximo sábado, 27 de novembro, o número 50 da revista Itaytera

      O Instituto Cultural do Cariri lançará no próximo sábado, 27 de novembro, às 9 horas da manhã – na Praça Siqueira Campos – a edição de 2021, de nº 50, da revista Itaytera. Na ocasião serão lembradas personalidades – ligadas ao Cariri –, que tiveram seus centenários de nascimento comemorados neste 2021.

Um deles é Denizard Macedo

Prof. Denizard Macedo

       Dentre os que completaram 100 anos de nascimento, uma dessas personalidades é José Denizard Macedo de Alcântara. O historiador Licínio Nunes de Miranda, neto de Denizard, postou o seguinte comentário sobre “ o centenário de nascimento do seu avô.

     "Hoje, 1º de setembro de 2021, José Denizard Macêdo de Alcântara completaria cem anos. (...) Nascido no Crato, Denizard estudou no Liceu do Ceará, fez o curso de Ciências Econômicas e, posteriormente, doutorado na mesma área. Sua formação intelectual se baseou nos ensinamentos de grandes pensadores antigos, estrangeiros e nacionais (...)

     Ainda assim, por mérito e esforço próprios, foi vereador em Fortaleza, vice-reitor da UFC, secretário de cultura do Ceará, membro do Instituto do Ceará e da Academia Cearense de Letras, para citar alguns exemplos.

      Contudo, foi no magistério que Denizard se realizou, sendo professor em numerosas instituições de ensino, nas quais educou, e não doutrinou, várias gerações de cearenses. Fez isto em conjunto com a criação dos filhos e dos sobrinhos órfãos, sendo também esposo dedicado à Eliana Porto Sampaio, até falecer de infarto em 11 de novembro de 1983. O escritor Cláudio Martins o definiu como um “amigo incomum, esbanjador de talento, soldado de corajosas e arriscadas batalhas, ideólogo sem tergiversação mínima, senhor dos caminhos retilíneos, pai exemplar, cidadão de raras virtudes cívicas”.

Texto escrito pelo historiador Licínio Nunes de Miranda
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.