28 maio 2021

Maio está chegando ao fim – por José Luís Lira (*)

 

     Nosso próximo encontro aqui será em junho. Maio, mês de Maria Santíssima, Mãe de Deus e nossa, está se encerrando. Na pandemia que se prolonga por mais de um ano as notícias quase sempre nos assustam. E os dias nos lembram Gerardo Mello Mourão, em seu clássico “O País dos Mourões”: “Iam caindo: à esquerda e à direita iam caindo...” Mourão falava de seus antepassados em suas lutas, mas, nos tempos atuais, nós poderíamos referir isso ao inimigo silencioso chamado covid-19 que dizimou à esquerda e à direita pessoas caras, parentes, amigos nossos. As perdas nos remetem a Zenão de Eleia: “Quem é um amigo? ‘Um outro eu’”. Todos temos que fazer a nossa parte, isso é essencial e está muito claro. Confiemos a Nossa Senhora para que como mãe interceda junto de Jesus, seu Deus e Filho, pelo fim dessa situação. 

      Na semana passada retornou à Casa do Pai a Irmã Annette Dumoulin, 85 anos, da Congregação das Cônegas de Santo Agostinho, belga por nascimento, de Juazeiro do Norte, por coração. Ela era considerada a madrinha da “nação romeiro”, dos romeiros do Padre Cícero. Faleceu de causas naturais. Essa semana à Casa do Pai também retornou o Pe. Mailson Sousa Costa, de nossa Diocese. Foi um momento que nos fez silenciar. Jovem, 42 anos, alegre e feliz em seu sacerdócio. Crendo no que pregou em vida, pediu para receber os últimos sacramentos e comungou pela última vez o corpo de Cristo que tantas vezes consagrou... Recordo-me de seu entusiasmo ao falar sobre santidade numa conversa que tivemos. Agora também ele se faz integrante da comunhão dos santos e santas de Deus no corpo místico de Jesus Cristo Nosso Senhor. Intercedam por nós!

     E mesmo em tempos difíceis, há razão para alegria. Por isso, registro alegria pessoal ao receber um e-mail, no último dia 20. Em abril, revisando um trabalho meu sobre Nossa Senhora dos Prazeres e a História de Guaraciaba do Norte, resolvi encaminhá-lo por e-mail ao Santo Padre. Considerei um desafio, pois, embora já tendo me correspondido com Sua Santidade, nunca o fizera dessa forma. E para surpresa minha, recebi resposta. Uma resposta diferenciada das outras que já recebi. Compartilhei o assunto com alguns amigos e um deles me mandou uma resposta que pareceu retirada de minha alma: "Deus sempre é generoso e nos dá prova de Seu amor por meio do seu Vigário na Terra, o Santo Padre". A carta constará no livro. 

      Deus seja Louvado!

      No último dia de maio, 31, o calendário cívico assinala o Dia Mundial das Comunicações Sociais. E quão importantes são as comunicações para a humanidade... Na liturgia se celebra a Festa da Visitação da Virgem Santa Maria, na qual rememoramos o encontro da Mãe de Deus com sua parenta Isabel, que em avançada idade tinha concebido um filho. Lemos no martirológio romano que “no feliz encontro das duas futuras mães, o Redentor que vinha ao mundo santificou o precursor ainda no seio da sua mãe, e Maria, respondendo à saudação de Isabel e exultando na alegria do Espírito Santo, deu glória ao Senhor com um cântico de louvor, o ‘Magnificat’”. É, também, uma tradição na Igreja Católica Apostólica Romana se celebrar a coração da Virgem Maria no Céu, como rainha do céu e da terra. A ela renovamos nossos pedidos e n’ela confiamos.

       Viva a Mãe de Deus, rainha do céu e de terra!

(*) José Luís Lira é advogado e professor do curso de Direito da Universidade Vale do Acaraú–UVA, de Sobral (CE). Doutor em Direito e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora (Argentina) e Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Messina (Itália). É Jornalista profissional. Historiador e memorialista com mais de vinte livros publicados. Pertence a diversas entidades científicas e culturais brasileiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.