20 julho 2019

A verdadeira História do Brasil -- 1

Conheça a Bandeira Imperial Brasileira


    A Bandeira do Brasil foi criada pelo  Decreto de 18 de setembro de 1822, constando de um retângulo verde, e, nele, inscrito um losango amarelo-ouro, ficando no centro deste losango o Escudo de Armas do Brasil. A atual bandeira republicana foi apenas modificada. Tiraram as Armas do Brasil Império do modelo anterior, e, no lugar, colocaram uma esfera azul com o lema positivista “Ordem e Progresso”. Sem comentários.

    Como resultou esta belíssima Bandeira Imperial? 
    Suas cores foram escolhidas pelo Imperador Dom Pedro I: o verde, a lembrar a cor da Casa de Bragança, da qual era originário o primeiro imperador brasileiro.  Por outro lado, o verde simboliza o país da eterna primavera nas palavras de Dom Pedro I. Já o amarelo-ouro lembra a cor  da Casa de Habsburgo, de onde vinha a Imperatriz Leopoldina.

       O desenho foi criado pelo  pintor e desenhista francês Jean Baptiste Debret,  que teve grande participação na vida cultural do Brasil, no período de 1816 a 1831. Ele contou com a colaboração de  José Bonifácio de Andrade e Silva, um dos mais ilustres brasileiros e figura de realce na nossa independência de Portugal.

     Esta Bandeira Imperial assistiu ao nosso crescimento como Nação e a consolidação da unidade nacional.


(Baseado em postagem do site do Circulo Monárquico Brasileiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.