A Perfeição, que tudo administra, concede, por isso, novas chances de todos reconquistarem o direito de ser feliz. Daí o conceito que permitirá a inteligência saber da Reencarnação, quando regressam aos corpos físicos noutras vezes, no intuito de despertar o espírito aos níveis superiores na medida em que evoluem. Só então se realizará o sonho perene da felicidade tão desejada. Nisto, no transcorrer das quantas vidas na matéria, há que esperar a revelação noutros padrões daquilo que apenas imitavam na carne, nos instintos e nas intuições.
Independente, pois, das avaliações religiosas e filosóficas, o eterno persiste na alma das criaturas humanas através dos valores transcendentes, que oferecem graus de satisfação e conformação durante as práticas, ainda que anteriores aos momentos inigualáveis da felicidade definitiva. Difícil, mas não impossível, equacionar as vivências humanas, o que significa único objetivo de tudo quanto viemos buscar. Nalgumas ocasiões inspiradoras, a brisa suave dessas respostas que todos aguardamos toca o senso interior e demonstra o amor verdadeiro do quanto sublime perpassam as maravilhas da Natureza original.
Eis, portanto, o motivo de experimentar as gerações de vidas sucessivas. Mesmo diante dos obstáculos mais desafiadores, que sujeitam as histórias e os dramas, a força suprema da Verdade impera por cima de qualquer aparente contradição e nutre de vontade o divino da consciência que faz dos seres humanos herdeiros universais da Criação.