Os lançamentos de livros de autores cratenses têm sido intensos nos últimos tempos. Raríssimo é o mês que uma nova obra, produzida em Crato, não é lançada. No próximo dia 4 de setembro, numa iniciativa da esposa, filhos e netos de Manoel Patrício de Aquino (Nezinho) será lançado, na sede do Instituto Cultural do Cariri–ICC, o livro póstumo deste intelectual cratense, com o título “Alguma Coisa”.
Constante de poemas, contas e versos, de autoria de Nezinho, a obra tem um aspecto visual de excelente qualidade. Impresso pela A Província Editora, que tem sede em Crato, o livro traz ainda outro presente: um CD com seis músicas relacionadas à Cidade de Frei Carlos, gravadas pela Banda de Música Municipal de Crato. As faixas são as seguintes: 1- Hino do Crato; 2- Valsa Maria Patrício; 3 – Hino de Nossa Senhora da Penha; 4 – Dobrado Nezim Patrício; 5 – Saudades da Minha Terra; 6 – Dobrado Huberto Cabral. O desenho do CD, que traz o pássaro Soldadinho do Araripe é de autoria de uma neta de Nezinho, Mayana.
Quem foi Manoel Patrício de Aquino
Natural de Crato, onde nasceu em 04 de setembro de 1941, Nezinho tinha graduação em Ciências Econômicas e Direito, pela Universidade Regional do Cariri. Escreveu em vários jornais e revistas do Cariri. Foi Presidente do Instituto Cultural do Cariri–ICC, por três mandatos. Faleceu em 23 de maio de 2016. Seu sepultamento foi uma consagração e reconhecimento a todas as qualidades humanas e intelectuais de que era detentor.