Acerca da Rua Dr. Leandro Bezerra Monteiro – por Armando Lopes Rafael
Alguém já teve curiosidade de saber porque denominaram, de “Dr. Leandro Bezerra Monteiro” – nesta cidade de Crato – uma rua, aquela que parte da Praça da Sé até atingir o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante? Leandro Bezerra Monteiro foi um ilustre advogado, nascido na cidade de Crato, em 11 de junho de 1826. Era o filho primogênito do Coronel José Geraldo Bezerra de Menezes e de Jerônima Bezerra de Menezes, sendo seu avô o legendário Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro, de quem herdou o nome. Formado em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito do Recife, Dr. Leandro se transferiu para a Província de Sergipe del Rey, (hoje Estado do Sergipe) onde se elegeu diversas vezes deputado provincial (hoje deputado estadual) e deputado geral (hoje deputado federal).
Nessa última função ele teve grande destaque no Brasil e no exterior, quando usou a tribuna legislativa e a imprensa do Rio de Janeiro para defender o admirável Bispo de Olinda e Recife, Dom Vital, preso injustamente por sua fidelidade aos princípios imutáveis da Igreja Católica.
Vamos transcrever o trecho – escrito por Dr. Raimundo de Oliveira Borges, constante – do livro “O Crato Intelectual”, onde é destacada a homenagem que o poder público municipal de Crato prestou à memória do Dr. Leandro Bezerra Monteiro. A conferir.
“Reconhecendo-lhe os inúmeros e incontestáveis méritos, pelos inestimáveis serviços prestados (por Leandro Bezerra Monteiro) não apenas à terra natal como ainda ao País inteiro, Crato rendeu-lhe expressiva homenagem, dando o nome à antiga Rua da Glória, através do Decreto nº 7, de 21 de Novembro de 1944, firmado pelo então Prefeito, Dr. Wilson Gonçalves, e que traz também com muita honra para mim, a minha assinatura na qualidade de Secretário que era, àquele tempo do aludido Prefeito Municipal.
Este diploma legal está na íntegra transcrito na revista Itaytera, nº 16, página 54, ano 1972. Nele, diz o chefe da comuna diz em seus alguns dos seus “considerandos”:
“Considerando que o ilustre morto, preclaro filho do Crato, é merecedor da admiração dos seus pósteros pelos relevantes serviços prestados à Pátria, através de uma atuação brilhante, fecunda e destemida no Parlamento brasileiro e em outros setores da vida nacional, jurídica e religiosa do País, na qual deixou patente, por mais de uma vez, o seu talento, a sua bondade e a sua inexcedível honestidade, decreta:
Art. 1º – Passa a ter denominação de “Dr. Leandro Bezerra Monteiro”, como homenagem ao ilustre cratense, a atual Rua da Glória.
Art. 2º – O presente decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Prefeitura Municipal do Crato em 21 de novembro de 1944.
Wilson Gonçalves – Prefeito Municipal
Raimundo de Oliveira Borges – Secretário”