Nos idos do ano de 1982/83, o então Prefeito Municipal do Crato, menos por eficiência administrativa do que por ignorância e por descaso aos valores históricos, deu início à destruição do patrimônio histórico arquitetônico da nossa Terra, quando empreendeu e concretizou a demolição dos prédios antigos existentes na Rua Dr. Miguel Limaverde, no trecho compreendido entre a Praça Siqueira Campos e a Praça da Sé. Transformou em escombros prédios históricos ali existentes, alguns ainda exibindo seus revestimentos com azulejos importados de Portugal.
Posteriormente, a sanha da especulação imobiliária destruiu vários outros prédios históricos da Rua Dr. João Pessoa, restando, hoje, ali, somente, quase intacto, no cruzamento com a Rua Bárbara de Alencar, o sobradão de estilo holandês, onde viveu o Coronel Antônio Luis Alves Pequeno, comandante da chamada revolução do Crato , em 1904, tendo sido Prefeito desta cidade por duas vezes, nos anos de 1904 e 1925. Ultimamente, foi a vez do Edifício Filgueiras Teles, mais conhecido por Grande Hotel. Localizado na esquina da Rua Dr. João Pessoa com a Rua José de Alencar, em frente à não menos histórica Praça Siqueira Campos, foi destroçado a golpes inclementes de braços humanos e de tratores, os quais lhe deceparam a parte superior e estirparam as suas entranhas, deixando à mostra somente as paredes exteriores ruinosas, praticando-se um crime cruel contra o nosso patrimônio histórico, deslustrando um dos pontos mais nobres da cidade , atentando-se contra o Código de Postura do Município e desafiando as boas regras da urbanização.
No Grande Hotel, construído nos idos do ano de 1947, em estilo art nouveau, existiu, na sua parte térrea, o famoso Bar Glória e, depois, a Barbearia Siebra, onde Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, de certa feita, cortou o cabelo e fez a barba. Por derradeiro, ali, instalou-se o Bar e Lanchonete Cinelândia, ponto obrigatório freqüentado por artistas, políticos e intelectuais. Luiz Gonzaga, Altemar Dutra, Caubi Peixoto, Orlando Silva, Nelson Gonçalves fizeram shows no segundo andar. O ex-presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, o Senador Tasso Jereissati, o ex-Ministro da Educação , Cristóvão Buarque também estiverem no Grande Hotel. Dr. José Ulisses Peixoto Filho, um dos maiores expoentes da clínica médica do Ceará, recentemente falecido, fazia ponto quase diário no Grande Hotel.
No Grande Hotel morou o Dr. Antônio José Gesteira, - Dr. Gesteira -, uma mistura de médico, político, boêmio e mito, sobre cujo túmulo no cemitério do Crato, ainda hoje, os fiéis fazem promessas. No grande Hotel, na Cinelândia que ali funcionava, onde se servia cafezinho, jogava-se “porrinha”, e discutiam-se os assuntos do Crato, a sociedade cultural cratense se encontrava. Mas nem todo o nosso patrimônio histórico arquitetônico está perdido, embora se quede ameaçado se os Poderes Executivo e Legislativo não diligenciarem, urgentemente, no sentido de , através de uma LEI MUNICIPAL, efetiva e austera, proceder ao TOMBAMENTO dos prédios e fachadas históricos que ainda restam em nossa cidade, fazendo cumprir, sob pena de improbidade administrativa, o que vem expresso no ESTATUTO DA CIDADE,, Lei Federal 10.257, de 10 de julho de 2001 , que regulamentou os arts. 182 e 183 da CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
No tocante ao caso específico do Grande Hotel, cujo estado de destruição e não-utilização ordenada da área entulhada atenta contra as diretrizes do PLANO DIRETOR do Crato, deve o Poder Executivo NOTIFICAR o proprietário no sentido de edificar o local, fixando-lhe condições e prazo não superior a dois anos, sob pena de o imóvel ser transferido ao Poder Público municipal, conforme está expresso nos arts. 5º. § 2º, § 3º, I e 46, § 1º, do ESTATUTO DA CIDADE.
Referências bibliográficas:
-Aquino, J. Lindenberg de , Roteiro Biográfico das Ruas do Crato, Ed. UFC, 2ª edição, Fortaleza, 1999;
-Cabral, Huberto. História dos Hotéis do Crato, Jornal do Cariri e Rádio Educadora do Cariri.
-Farias, Airton de, História do Ceará, Tropical Editora, Fortaleza, 1997 Gonçalves, Candice,
-Vieira, José Flávio, http://cariricultblogspot.com/2008/09/gesta.html
-http:\www.overmundo.com.br/overblog/no-cinelandia-café-porrinha-e-senado