Entre os melhores livros lançados em 2016, destinado às pesquisas histórico-genealógicas de Crato, está “Famílias Alves Pequeno e Teixeira Mendes”, da lavra do Prof. Paulo Tasso Teixeira Mendes.
Já escrevi artigo sobre essa obra. Agora, o autor me enviou um complemento à edição do livro acima citado, o qual – dada a sua importância e esclarecimentos adicionais do adendo – faço questão de compartilhar o texto com os muitos leitores da obra do Prof. Paulo Tasso Teixeira Mendes.
Armando Lopes Rafael
LISTA COMPLETA DOS DEZESSEIS FILHOS DO CEL. ANTÔNIO LUÍS ALVES PEQUENO ( O SEGUNDO DO MESMO NOME ) E MARIA PINTO NOGUEIRA, Por Paulo Tasso Teixeira Mendes
Por um descuido de minha revisão do livro Familias Alves Pequeno e Teixeira Mendes, de minha autoria, omiti a lista completa dos filhos do cel. Antônio Luís Alves Pequeno (o segundo do mesmo nome) e de sua esposa Maria Pinto Nogueira, quando deveria ser colocada de imediato antecedendo o sub item 1.5 na página 60 do meu livro já publicado no ano passado de 2016.
Esta lista destina-se a completar uma citação por mim retirada do livro citado A História do Município de Orós II, do Dr. João Maia Nogueira, na sua página 130, quando o autor aí enumera apenas cinco filhos “de seu conhecimento” do casal acima mencionado (81-8.5), dentre os dezesseis, como veremos. Inicia por Ana Pinto Nogueira Pequeno e termina em Antônio Luís Alves Pequeno (o terceiro) na sua página 131.
A enumeração completa da lista que segue é retirada do livro Raízes Mineiras e Cearenses de Waldemar Alves Pequeno, de 1971, obra já citada e por mim apenas retificadas algumas poucas grafias de nomes próprios, acrescentando, pontualmente, alguma nota de pessoas que conheci pessoalmente, com pequenas informações. Com exceção do primeiro e sétimo filhos do coronel em que se encontram registrados os seus descendentes na Parte II de seu livro (páginas 15-133), todos os quatorze demais restantes têm suas descendências registradas na sua Parte VI (paginas147-195), empenhando-me no meu livro Familias Alves Pequeno e Teixeira Mendes na atualização dos descendentes da oitava filha do coronel, Maria Pia A. Pequeno, casada com Alfredo Teixeira Mendes, meus avós paternos, até os dias atuais.
Eis, a seguir os nomes de seus dezesseis filhos:
1. Augusto Pinto Alves Pequeno. Natural da cidade do Crato-CE. Formado em Direito. Juiz na cidade de Muriaé-Minas Gerais. Foi também parlamentar naquele estado. Casou-se com Augusta da Silva Canedo, filha do Desembargador Antônio Augusto da Silva Canedo e de sua primeira esposa e sobrinha Antônia Severina, deixando uma grande descendência em Minas Gerais.
2. Ana Pinto A. Pequeno. Natural da cidade do Crato-CE. Casada com o médico Antônio Pinto Barbosa Cordeiro.
3. Cecília Alves Pequeno. Casada em primeiras núpcias com Juvenal Rodrigues Pinheiro Botão e em segundas núpcias com Júlio Fiúza Pequeno.
4. Cândida, falecida no estado de solteira.
5. Irinéa Pinto A. Pequeno (ver foto dela na página 220 do meu livro), casada com o médico Manoel Rodrigues Pinheiro, pais do escritor Irineu Pinheiro, a quem dou destaque nas páginas 70-78 do meu livro.
6. Ambrosina Pinto A. Pequeno (ver foto dela na página 220 do meu livro), nascida no Crato-CE a 26-4-1861 e falecida a 10-6-1959 Casou-se em primeiras núpcias com o segundo filho do velho Senador Pompeu, chamado Antônio Pompeu de Souza Brasil que é o pai do escritor Thomaz Pompeu de Souza Sobrinho, a quem dou destaque nas páginas 79-81 do meu livro. Em segundas núpcias, casou-se com Cezário Pompeu de Souza Magalhães. A minha tia Susana, de quem Waldemar A. Pequeno recebeu inúmeros subsídios para seu livro, inverte a ordem destas núpcias. Dei preferência e registrei aí o texto corrigido de tia Susana.
7. Pio Alves Pequeno (ver foto dele na página 222 do meu livro). Médico pela Faculdade de Medicina do Rio e casado com a mineira Maria Isabel de Oliveira Diniz, pais do escritor mineiro Waldemar Alves Pequeno.Estive em seu apartamento em Belo Horizonte e com ele mantive correspondências. Dou-lhe destaque nas páginas 82-93 do meu livro. É numerosa sua descendência em Minas Gerais.
8. Maria Pia Alves Pequeno (ver sua foto na página 218 do meu livro), casada com Alfredo Teixeira Mendes são os pais de Marieta Teixeira Mendes, com a qual se casa o coronel Antonio Luís A. Pequeno (o terceiro do mesmo nome), seu tio.
A descendência completa e atualizada dos 13 filhos de Maria Pia e Alfredo até os dias atuais se encontra posteriormente no item 2.12, à página 179 do mesmo livro Familias Alves Pequeno & Teixeira Mendes.
9. Antônio Luís Alves Pequeno (o terceiro do mesmo nome). Ver suas fotos jovem e idoso na página 219 do meu livro.
10. Celso A. Pequeno, solteiro sem descendentes.
11. Jovino A. Pequeno, solteiro sem descendentes.
12. Julieta A. Pequeno (ver fotos dela jovem e idosa na página 221 do meu livro), casada com Fco. Zabulon de Almeida Pires, pais de:
Lino Zabulon, casado com Adalgisa Corrêa, sem geração. Conheci-os.
Gerson, falecido solteiro,
Heloísa Pinto de Almeida Pires (todos da família chamavam-na Helósia), solteira.
Violeta Pinto de Almeida Pires, solteira.
Nair Pinto de Almeida Pires. Não só conheci as três como também convivi.
Alice, casada com Alfredo Teixeira Mendes (Dr. Alfredinho), em suas terceiras núpcias, sem descendentes. Ver sua foto na página 227 do meu livro.
13. Adolfo, falecido em criança.
14. Luiz, falecido em criança.
15. Júlio falecido em criança.
16. Júlio A. Pequeno (segundo do mesmo nome), casado com sua parenta Suzana Teixeira Pequeno que são os pais de Raimundo Alves Pequeno, falecido solteiro e Maria Júlia Alves Pequeno, religiosa da Congregação de Santa Dorotéia, a quem conheci pessoalmente em visita que lhe fiz no seu convento em Natal no Rio Grande do Norte em 1976, já bem idosa, mas muito forte e simpática.
Com os devidos esclarecimentos, o meu pedido de desculpas aos leitores.