
Amigo nas horas difíceis e incertas, poderia citar aqui dezenas de atos praticados pelo mesmo, porém vou citar aqui apenas dois: Há muitos anos, eu morava em frente ao Crato Tenis Clube, no bairro pimenta. Era noite de festa, clube cheio, e o Roberto foi estacionar o carro em nossa garagem. Neste exato momento, entra no jardim um rapaz de uns 18 anos com uma mochila nas costas, aos prantos e senta-se no banco, aproximei-me e perguntei o que acontecia. Ele contou que tinha vindo para a casa de um amigo passar a exposição e não conseguiu encontrá-lo. Estava com pouco dinheiro e sofrendo uma dor horrível na virilha. Como nossa casa ficava a 100 metros do hospital e antes que Roberto Pessoa estacionasse o carro, eu pedi para irmos até ao hospital. Lá chegando, na sala de plantão, o médico diagnosticou que o rapaz estava com apendicite supurada, e que se não operasse imediatamente, ele poderia morrer.
O médico cirurgião chegou e disse que não tinha mais condições de efetuar aquela cirurgia e que o rapaz fosse transferido com a máxima urgência para Fortaleza. O rapaz, coitado, nas terras estranhas, sem conhecer ninguém, sem dinheiro, começou a chorar convulsivamente e nisto Roberto Pessoa pediu para fazer uma ligação ( naquele tempo não tinha celular ) e ligou para o piloto do seu avião que fosse imediatamente para o aeroporto, levar um paciente para Fortaleza. O piloto disse que não podia decolar, pois o aeroporto não tinha iluminação, o que foi resolvido de pronto com o envio de vários táxis para iluminar a pista. Levamos o rapaz, que embarcou à meia noite, Lá chegando, foi direto para a sala de cirurgia, onde foi feita a operação. Esse rapaz era de Aracati-CE, e veio para o crato passar a exposição a pedido da mãe, porque fazia 07 ( sete ) dias que o pai tinha falecido afogado no rio Jaguaribe em Aracati, sendo o rapaz filho único.
Pois bem, o rapaz foi para Fortaleza, chegou a a tempo de ser atendido, salvou-se, e muitos anos depois, conversando com o Roberto Pessoa, este falou que só viu o rapaz naquela noite, e nunca mais. Sempre que vou à fortaleza, logo cedo vou tomar o café da manhã na casa do Roberto Pessoa. É uma verdadeira romaria, gente de toda parte do ceará. Ele atende todo mundo com a maior alegria. Na última eleição, de outubro, ele venceu em Maracanaú, a terceira cidade do ceará, e a segunda em arrecadação, com um total de 73% dos votos.
Voltando ao assunto anterior, ou seja nos benefícios que Roberto Pessoa já fez para o Ceará, incluo-me entre um dos que foram beneficiados. Estava eu internado no hospital São Mateus em Fortaleza há 20 dias, com uma febre contínua de 40 graus. No 21º dia, o médico que me acompanhava mandou que me levassem para casa, pois não tinha nada mais a ser feito por mim. Neste mesmo dia recebi a famosa unção dos enfermos, ou seja a popular extrema unção. Quando estavam preparando as minhas roupas para levar para casa, chega Roberto Pessoa, às 11:00 da noite, para me levar para São Paulo, para ser atendido no hospital Sírio Libanês, A UTI já estava pronta num jato, e dr. David uip, agendado para me atender às 8:00 horas da manhã. Graças a deus que neste momento crucial de minha vida, chega ao hospital o dr. George Magalhães, que só em ver o estado em que me encontrava diagnosticou minha doença, chamada febre maculosa, ou seja, a febre do carrapato; Mandou buscar medicamentos no hospital de Messesjana, e após 02 ( dois ) dias, minha febre normalizou. Nunca esqueço, porém, a presteza com que o Roberto Pessoa agiu, pois sem nada avisar, programou toda a minha remoção. Devo-lhe este imenso favor e o tenho como um dos meus melhores amigos. Fico feliz em vê-lo andando por este Ceará e sendo bem recebido em todos os lugares em que passa. Para complementar esta minha pequena homenagem ao grande líder empresarial e político, o Jornal do Cariri, edição do dia 10 do corrente, dedicou 1 ( uma ) página inteira ao mesmo.
Por: Valdemir correia de sousa
Crato-Ceará
Editado por: Dihelson Mendonça
Blog do Crato - Desde 2005 registrando todo dia a história do Crato para a posteridade
www.blogdocrato.com