camera-crato

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - MENSAGEM DE ANO NOVO - Dihelson Mendonça ( 01-01-2018 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



16 dezembro 2017

Aniversariar -- por José Luís Lira (*)


   Neste domingo, 17/12, é a festa de São Lázaro de Betânia, amigo de Jesus, irmão de Marta e de Maria Madalena. Nesta data, evidentemente, nasceram muitas pessoas mundo afora. Destacamos a figura de D. Walfrido Teixeira Vieira que nasceu no dia 17/12/1921, em Jaguaquara (BA), bispo de Sobral por 33 anos. Se vivo estivesse, Dom Walfrido faria 96 anos.
   O Mons. Francisco Sadoc de Araújo, cônego honorário da Basílica de São Pedro, no Vaticano, nasceu em Sobral, a 17/12/1931 e neste dia, embora com uma saúde fragilizada, celebra 87 anos. Rezo para que ele receba sempre o que de melhor há. Figura das mais importantes para Sobral e da região noroeste cearense, bastava que tivesse criado a “sua” menina dos olhos, a Universidade Estadual Vale do Acaraú, homenageando o sobralense mais antigo, cujo nome também significa rio das garças e não só seu leito, mas, todo o seu percurso. 
    O rio Acaraú nasce na Serra das Matas, divisa dos municípios de Monsenhor Tabosa, Tamboril, Santa Quitéria e Boa Viagem. O rio percorre 320 quilômetros; corta Sobral, nossa amada metrópole; banha 18 municípios e chega ao mar, em Acaraú. No percurso, estão construídos alguns dos mais importantes açudes cearenses: o Carão, em Tamboril; o Edson Queiroz, em Santa Quitéria; o Paulo Sarasate (ou "Araras"), em Varjota; o Aires de Sousa (ou “Jaibaras”), em distrito de Sobral; além do Forquilha, em Forquilha. Penso que o Pe. Sadoc, com sua visão global, sem abandonar as raízes regionais, ao denominar Vale do Acaraú a Universidade que criou, quis dizer que ela seria de Sobral, mas, também de sua região, um vale do importante rio.
   Nem imagino se ele sonhou com a grandeza que sua criação teria nestes quase 50 anos de existência. Mas, o Monsenhor não parou por aí. É, seguramente, o maior historiador vivo do Ceará, tanto pela quantidade quanto pela qualidade de sua bibliografia. Edificou igrejas, fundou uma Paróquia...  Fez muito. Agora, num silêncio que nos incomoda por não mais desfrutarmos de sua sabedoria, resigna-se à vontade de quem foi pregador e se constitui amigo fiel: Deus, Aquele em quem acredita; poderíamos parafrasear São Paulo.
    O terceiro aniversariante que citamos é o Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, atual Papa da Igreja Católica e Chefe de Estado do Vaticano, sucessor do Papa Bento XVI, que abdicou ao trono petrino em 28/02/2013. É o primeiro papa nascido no Novo Mundo, o primeiro latino-americano, o primeiro a utilizar o nome de Francisco e, ainda, o primeiro jesuíta da história a suceder a S. Pedro. Nasceu no bairro de Flores, em Buenos Aires, a 17/12/1936, celebrando 81 anos. No bairro em que nasceu, está sediado o importante time de futebol argentino San Lorenzo. Por ele passamos quando nos dirigimos a Lomas de Zamora, onde cursei mestrado e doutorado, oportunidade em que conheci e conversei algumas vezes com o Cardeal Bergoglio (foto ao lado, na época que era Cardeal). Sua eleição se deu a 13/03/2013 e seis dias depois, na festa de São José, iniciou seu pontificado.
        Também neste dia, nasci, no sítio Correios, em Guaraciaba do Norte. Diante de tão importantes personalidades, creio que por puro desígnio de Deus. Rogo a São Lázaro, o santo do dia, que interceda pelos que nascemos neste dia, para que permaneçamos Amigos da Salvador, mesmo diante das adversidades da vida!
Vegetação do Sítio Correios, em Guaraciaba do Norte 
(*) José Luís Lira é advogado e professor do curso de Direito da Universidade Vale do Acaraú–UVA, de Sobral (CE). Doutor em Direito e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora (Argentina) e Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Messina (Itália). É Jornalista profissional. Historiador e memorialista com vários livros publicados. Pertence a diversas entidades científicas e culturais brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.


Edições Anteriores:

Janeiro ( 2018 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30