06 maio 2015
O limiar da Consciência - Por:Emerson Monteiro
Senado aprova projeto que limita aditivos de contratos públicos em 25%
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje (6) um projeto de lei que estabelece teto de 25% para aditivos em contratos com a administração pública. O texto altera a Lei de Licitações, que hoje permite que os aditivos cheguem a 50% do valor do contrato em alguns casos.
Com isso, fica estabelecido que, em qualquer situação, o contrato assinado com o poder público poderá ficar no máximo 25% mais caro. O objetivo é evitar que os custos subam excessivamente e que haja mais espaço para episódios de corrupção.
“Na hora em que se assina um contrato onde está autorizado automaticamente um reajuste de 50%, o planejamento fica fraturado. Com um reajuste limitado a 25% para obra de qualquer espécie, volta a obrigação de se propor preços que possam ser cumpridos”, defendeu o senador José Agripino Maia (DEM-RN).
O texto foi aprovado em decisão terminativa na CCJ e seguirá para a Câmara dos Deputados, exceto se houver recurso para que a matéria também seja analisada no plenário do Senado.
Editor Fábio Massalli
Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil
Tribunal italiano suspende extradição de Pizzolato
Henrique Pizzolato poderá cumprir a pena na ItáliaDivulgação/Interpol
O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato teve a extradição para o Brasil suspensa após decisão do Tribunal Administrativo Regional (TAR) do Lacio. A corte acatou recurso da defesa de Pizzolato contra a decisão do ministro da Justiça da Itália, Andrea Orlando.
Pizzolato, que foi condenado no processo na Ação Penal 470, o processo do mensalão, em 2013 e fugiu para a Itália com um passaporte falso, seria extraditado para o Brasil para cumprir a pena de 12 anos e sete meses de prisão por lavagem de dinheiro e peculato. Ele foi detido em fevereiro de 2014, em Maranello, por causa de documentação irregular.
O tribunal marcou uma audiência para o dia 3 de junho para discutir o caso. Até esta data, Pizzolato ficará na Itália, segundo o advogado Alessandro Sivelli.
De acordo com o processo, o ministro da Justiça italiano tomou a decisão de extraditar Pizzolato com base em novos documentos enviados pelo governo brasileiro, aos quais a defesa não teve acesso. O advogado também destaca que uma lei aprovada no Parlamento italiano, recentemente, permite que cidadãos do país condenados em outros Estados cumpram pena na Itália.
O tribunal é uma instância administrativa bastante utilizado na Itália para contestar decisões judiciais ou institucionais. Se a corte acatar o recurso de Pizzolato, o caso seguirá para o Conselho de Estado, que definirá se ele poderá cumprir a pena na Itália.
* Com informações da Ansa
Editor Fábio Massalli
3 hours ago|Da Agência Brasil*|Agência Brasil
Portal da Transparência disponibiliza relatório de acessos mensais e Receitas Lançadas
O Portal da Transparência do Governo do Estado do Ceará passa a disponibilizar, a partir deste mês de maio, um relatório com os números de acessos mensais do site. No relatório, constam as informações sobre sessões, usuários, visualizações de página, porcentagem de novas sessões, além da origem de acessos e páginas mais visitadas.
Os relatórios estão publicados na página inicial da ferramenta, na aba “Sobre o Portal da Transparência”. Além dos números referentes aos meses de 2015, está divulgado também o documento relativo ao ano de 2014.
Em abril deste ano, o Portal registrou a visita de 12.348 usuários, com 105.783 visualizações de páginas. A consulta mais visitada pelos usuários foi a página de Informações de Servidores, que divulga a remuneração dos servidores públicos do Poder Executivo Estadual de forma individualizada, seguida pela página de Comparativo de Receitas e Despesas e de Contratos.
Receitas Lançadas
No final do mês de abril, o Portal passou a disponibilizar também a consulta de "Receitas Lançadas". A pesquisa visa atender uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) referente à Lei Complementar nº 131/2009 e ao Decreto Federal nº 7185/2010, com relação às receitas, divulgando informações quanto ao seu lançamento.
As receitas lançadas são registradas após identificado o contribuinte, o evento que gera a obrigação e o valor a ser pago, referente a determinado imposto ou taxa. No Portal, estão disponíveis as informações de lançamento de receita referentes ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
A consulta conta com dados referentes a "Restituições da Receita com IPVA", que significa a devolução ao contribuinte de valores pagos a mais ou em função da perda de posse do veículo, e as "Deduções da Receita com IPVA", que são deduções previstas em Lei de valores destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
As informações são fornecidas pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), por meio do Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR). Os valores divulgados são brutos, sem deduções referentes às transferências aos municípios.
Para o secretário de Estado Chefe da CGE, Nelson Martins, esta consulta é mais um avanço apresentado pelo Portal, que está em constante aprimoramento. “Iniciamos lançando as receitas relacionadas ao IPVA, e com o passar do tempo vamos procurar aperfeiçoar ainda mais esta consulta, para publicar também lançamentos prévios de outras receitas importantes do Estado. Lembrando que todo tipo de receita e despesa que o Estado tem, no momento da arrecadação, já é lançada no nosso Portal. Portanto, é mais um avanço”, ressaltou.
Assessoria de Imprensa da CGE
Centec amplia opção de cursos no Interior
Fortaleza. O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), está com inscrições abertas para o vestibular dos cursos superiores tecnológicos e processo seletivo dos cursos técnicos de nível médio, nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Quixeramobim e São Gonçalo do Amarante. São 565 vagas com previsão de início das aulas no semestre 2015.2 e todos os cursos são gratuitos.
Já a Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec) Sertão Central, localizada em Quixeramobim, está oferecendo os cursos superiores de Tecnologia em Alimentos e em Agronegócio e a primeira turma do curso técnico em Panificação. Todos contam com 45 vagas e as aulas acontecerão no período noturno.
A Fatec Cariri, localizada em Juazeiro do Norte, e os Centros Vocacionais Técnicos (CVTECs) nas cidades de Crato, Barbalha e São Gonçalo do Amarante abriram inscrições para os cursos técnicos de nível médio em Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Mecânica e Meio Ambiente, em Juazeiro; Eletromecânica, Metalurgia e Meio Ambiente, em São Gonçalo; Agricultura e Meio Ambiente, em Barbalha; e Cozinha, na cidade do Crato.
Diario do Nordeste - Regional
Falta médico perito em Campos Sales
A grande demanda de trabalhadores em busca da perícia médica junto ao INSS é uma situação que se repete em quase todas as cidades cearenses, como em Iguatu
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Campos Sales. A falta de médicos peritos e de uma assistente social, na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desta cidade, localizada no Sul do Ceará, há mais de três meses, está trazendo sérios prejuízos aos pacientes e segurados, por falta de atendimento e realização de perícia. O problema, entretanto, não se restringe a esta cidade. De 22 agências da Previdência Social, no Sul do Ceará, 13 não dispõem de serviços de perícia médica.
O atendimento, que deveria ser feito em Campos Sales, está sendo transferido para outras agências de municípios da região, distante até 150 quilômetros. A ausência do serviço de perícia médica afeta, além de Campos Sales, segurados das cidades de Antonina do Norte, Araripe, Aiuaba, Potengi e Salitre, no Ceará; e Pio IX, Fronteiras e São Julião, no Piauí.
Audiência
O vereador Genilton Costa, de Campos Sales, disse que apresentou requerimento no legislativo municipal solicitando esclarecimentos da Superintendência da Previdência Social em Recife e em Juazeiro do Norte. "O atendimento era limitado, não atendia à demanda regional, mas agora, sem o médico e a assistente social, piorou muito", disse o parlamentar. "São pessoas pobres, da zona rural, que são jogadas, ora para Assaré, ora para o Crato, sem ter condições de custear despesas", salientou.
Costa destacou que aguarda uma resposta do requerimento, mas caso o problema não seja resolvido pretende propor a realização de uma audiência pública para discutir a questão e solicitar uma solução para o problema. "Recebo muitas reclamações por causa da falta de assistência aos segurados", disse. "Os moradores da zona rural sofrem ainda mais com a dificuldade de deslocamento. Às vezes vão para Assaré e de lá reenviam para o Crato", ressaltou.
A falta de médicos peritos e de uma assistente social, na agência da Previdência Social afeta centenas de pessoas. Há três meses o problema vem se agravando. Em 9 de agosto de 2014, o caderno Regional do Diário do Nordeste publicou matéria com o título "Faltam agências e médicos peritos no Interior". De lá para cá, pouca coisa mudou. Os usuários reclamam de atendimento precário, com unidades lotadas e demora para exames periciais.
Apesar do Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS ter melhorado o funcionamento em dezenas de cidades, problemas ainda são recorrentes. Algumas agências estão concluídas e permanecem fechadas e outras estão em construção, sem prazo para conclusão dos serviços.
Em algumas cidades, o atendimento ainda é feito em antigas unidades, imóveis alugados, sem condições adequadas de trabalho. Espaço superlotado e falta de conforto para os segurados e servidores. No Ceará, são 79 agências da Previdência Social.
A agência da Previdência Social de Campos Sales foi construída em 1965, mas foi reformada e modernizada em 2009. "Houve uma melhoria na estrutura física, mas não no atendimento, que era precário, e agora piorou com ausência de profissionais", frisou Genilton Costa.
A Assessoria de Imprensa da Previdência Social informou que a Gerência-Executiva do INSS em Juazeiro do Norte possui 22 agências da Previdência Social (APS) em sua rede de atendimento. Destas, 13 unidades não ofertam serviços de perícia médica e não possuem peritos médicos lotados. São elas: Acopiara, Aurora, Araripe, Campos Sales, Caririaçu, Cedro, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Orós, Pedra Branca, Senador Pompeu e a Agência de Atendimento a Demandas Judiciais.
O INSS já encaminhou solicitações de abertura de novo concurso e aguarda autorização para ampliação do número peritos médicos lotados em suas agências regionais.
Mais informações:
Gerência Regional do INSS em Fortaleza - (85) 3255-7466
Juazeiro do Norte
(88) 3572-4300
Agência de Campos Sales
Fone: (88) 3533-1370
Câmara Municipal de Vereadores
Fone: (88) 3533-1666
Honório Barbosa
Colaborador
Diario do Nordeste - Regional
CONSEA de Missão Velha realiza Conferência de Segurança Alimentar
Acontece na manhã desta quinta-feira (7) no auditório da SETAS (Secretaria do Trabalho e Assistência Social) a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar. A secretária Ana Cecilia Araruna Macedo explica que o evento tem como tema “Comida
de Verdade no Campo e na Cidade: por Direitos e Soberania Alimentar” e é promovido pelo CONSEA (Conselho de Segurança Alimentar) do município com apoio de sua pasta.
“O evento é preparativo para Conferência Regional de Segurança Alimentar a ser realizada em Juazeiro do Norte dias nove e 10 de junho, para Estadual, em data ainda a ser definida, e para a V Conferência nacional prevista para acontecer de três a seis de novembro em Brasília. Nesta fase elegeremos sei delegados para próxima etapa” informa Ana Cecília. Destes delegados, dois serão escolhidos dos representantes do poder público e quatro da sociedade civil.
O CONSEA de Missão Velha foi criado pela Lei 025/2005 de 15 de setembro de 20015, mas realizava apenas reuniões ampliadas sendo a conferencia desta quinta-feira, a primeira do conselho municipal que é formado por 22 integrantes, sendo 2/3 da sociedade civil e 1/3 do governo municipal.
A palestrante do evento é a nutricionista do SESC (Serviço Social do Comércio) de Juazeiro, Fabíola Macedo Barbosa. Deve comparecer também a conferência de Missão Velha a coordenadora estadual do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Monica Macedo. Estão sendo aguardados a partir de 08h00 agricultores e agricultoras familiares, secretários e técnicos de diversas secretarias municipais, vereadores, representantes de instituições assistidas na rede de segurança alimentar e populares.
A Rede de Segurança Alimentar do município é formada pelo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Programa Leite Fome Zero, PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), uma cozinha comunitária e a Feira de Agricultura Familiar.
O prefeito em exercício, Rafael Moreira, confirmou presença e disse ser esta, uma grande oportunidade para que todos saibam os avanços no setor implantados a partir da administração do prefeito Dr. Tardiny Pinheiro Roberto. “Nosso objetivo é aprimorar e ampliar todas as ações de segurança alimentar”, compromete-se.
No último dia 15 de abril foi realizada uma reunião ampliada e exposição sobre a temática de segurança alimentar. O encontro foi preparativo também para esta I Conferencia de Segurança Alimentar.
Serviço:
I Conferência Municipal de Segurança Alimentar
Tema: “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.
Data: 07 de Maio de 2015 (Quinta-feira)
Local: Auditório da SETAS (Secretaria do Trabalho e Assistência Social)
BLOG DO JUAZEIRO
Mortes violentas caem pelo terceiro mês seguido no Ceará
Camilo fez a divulgação dos números. (Foto: Divulgação)
No acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, o Estado do Ceará já assinalou uma queda de 11,31% nos números de mortes violentas, considerando o mesmo período do ano passado, sendo salvas 181 vidas. Os números são confirmados com a redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) pelo terceiro mês consecutivo. Os índices de abril foram divulgados pelo governador Camilo Santana, que presidiu – juntamente com a vice-governadora Izolda Cela – a reunião de monitoramento do programa “Em Defesa da Vida”, nesta quarta-feira (6), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
No mês de abril, foi registrada queda de 4,9% nos óbitos em relação a abril do ano passado em todo Ceará. A Capital e Região Metropolitana também identificaram reduções, tendo, respectivamente, uma diminuição de 17,1% e 8,6% nos índices de CVLI. Os dados foram discutidos pelo governador, que participa, mensalmente, da reunião de monitoramento do programa “Em Defesa da Vida”, com o objetivo de acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos.
“O trabalho da segurança pública é um trabalho contínuo, diário, permanente de planejamento, monitoramento e organização. Já estamos discutindo sobre as formações das primeiras turmas do BPRaio (Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas) da Polícia Militar. Os policiais estão sendo treinados no Cariri, sendo implementadas as formações até julho deste ano, além da Região Norte que terá seu início para outubro deste ano”, revelou o governador durante a reunião.
Entre as discussões, ações estratégicas foram programadas para intensificar a abordagem na Região Norte e Sul do Interior, que apresentaram aumento nos índices. “Estão sendo dadas respostas imediatas para todos os últimos acontecimentos e sendo identificados todos criminosos para que possam ser punidos com o rigor da lei. Operações para desarticulações desses criminosos estão sendo realizadas. O importante é saber que onde uma ação criminosa for deflagrada, uma ação mais precisa do Governo do Estado também será correspondida”, ressaltou Delci Teixeira, secretário da Segurança Pública e Defesa Social.
A reunião, que tem ainda a participação de servidores através de videoconferência, transmitindo imagens das corporações de cinco cidades do Interior (Sobral, Crateús, Quixadá, Russas e Juazeiro do Norte), teve a participação do secretário Delci Texeira, comandantes das vinculadas –Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense –, além de cerca de 60 profissionais das forças de segurança.
Homenagens e congratulações aos serviços prestados
Durante a pauta de alinhamento de segurança, o governador teve a oportunidade de parabenizar uma guarnição do Corpo de Bombeiros que realizou recente salvamento no Parque do Cocó, resgatando uma vítima. Emocionado, o governador congratulou o capitão Oswaldo Pereira, o sargento Francisco José de Souza, o sargento Claudino Santos, o cabo Daniel Oliveira e o cabo Francisco Antônio Pereira por seus serviços prestados à sociedade. Aproveitou, ainda, para registrar aquele momento “por estar ao lado de pessoas que doam suas vidas diariamente ao ser humano”.
Já no fim da reunião, o governador Camilo Santana também recebeu a placa de Amigo do Comando de Polícia Comunitária das mãos do comandante do Ronda, Tenente-Coronel Fernando Albano, pelo recente aniversário de oito anos do Batalhão.
(Governo do Ceará)
DESCASO 1001 - CRATO - Água da Vilalta está ainda sem solução
Continuamos na luta pelo Crato perseguido – por Pedro Esmeraldo
VERGONHA NO CRATO ( 1000 ) - Cansados de esperar administração, moradores resolvem eles mesmos fazerem o serviço
Vergonha no Crato ( 999 ) - Estão usando até placas de Posto de Moto-Taxi para sinalizar serviço mal-feito.
Texto e Fotos: Lucieldo Moreira
Via www.blogdocrato.com
MAIS DESCASOS NO CRATO - PARTE 998 - A Praça das Kombis
Fotos: Fernando Lopes
www.blogdocrato.com
CRATO, CIDADE DESTRUÍDA - Moradores do Bairro Novo Crato fazem apelo !
SOS Conjunto Novo Crato.
Esta e a principal rua que dá acesso ao Conjunto Novo Crato vejam em que situação está.
Fotos: Fernando Lopes Bezerra
www.blogdocrato.com
Desde 2005 registrando todo dia a História do Crato para a posteridade
Brasil real, Brasil verdadeiro: PT mascara realidade na TV – e o Brasil protesta
DESCASO - TV DIÁRIO - Crato desperdiça água há 2 anos, na contramão da seca...
Tribunal de Contas dos Municípios está no Crato e recebeu novas denúncias contra a Administração Fenomenal
Terceiro maior açude está com 1,29%
O Açude Arrojado Lisboa (Banabuiú) atingiu o seu limite
Foto: Alex Pimentel
Banabuiú/Iguatu. As águas do Açude Arrojado Lisboa (Banabuiú) deixaram de correr pelo Rio Banabuiú. A válvula de dispersão da represa administrada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) foi praticamente fechada. A redução foi de 7,5m³/s para 107 l/s, deixando o afluente totalmente seco logo abaixo da jusante. Segundo o administrador do Arrojado Lisboa, Ariston Queiroz, a última vez que essa situação ocorreu foi há 15 anos.
Conforme o funcionário do órgão Federal, a decisão foi tomada, na última semana, pelo Comitê de Gestão das Sub-bacias do Vale do Jaguaribe, incluindo a do Banabuiú. Para ele, o terceiro maior açude do Ceará chegou ao seu limite. Está apenas com 1,29% da capacidade. Atualmente a carga hídrica disponível será suficiente apenas para abastecer a cidade de Banabuiú, explicou.
A última vez em que o Arrojado Lisboa atingiu uma situação tão crítica foi no período de 1997 a 2001. Três anos depois, o reservatório voltou a acumular água, e, em 2004, sangrou. Todavia, a situação atual é bem diferente.
O Fogareiro, em Quixeramobim está com apenas 0,76% do volume, o equivalente a 900 mil/m³; o Serafim Dias, em Mombaça, tem praticamente a mesma quantidade, representando 2,5% do seu volume e o Patu, em Senador Pompeu, com situação um pouco melhor, cerca de 13% do seu volume, 9,2 milhões de metros cúbicos. Somente quando sangrarem, a represa federal, inaugurada em 1966, voltará a receber novamente considerável volume de água.
Na avaliação do servidor do Dnocs, que monitora o açude desde 1998, a decisão do Comitê foi tardia, consequência de uma decisão errada tomada pelo colegiado representado por cinco comitês do Vale do Jaguaribe, incluindo o da Sub-bacia do Banabuiú. Em 2014, resolveu deixar a válvula aberta por um período de 90 dias, o suficiente para soltar rio abaixo 28 milhões de m³ de água. Naquela época, a situação era menos crítica em relação à atual, mesmo assim a água correu com abundância. Se não ocorresse o desperdício, hoje estaria com 48 milhões de m³, ressaltou o servidor do Dnocs.
No início de fevereiro o prefeito de Banabuiú, Veridiano Sales, havia ingressado com ação na Justiça para interromper a vazão de 7,8 m/s. Até a última decisão do Comitê do Vale do Jaguaribe, o pedido ainda não tinha sido atendido. Ele alertava para o problema e, principalmente, para os prejuízos às comunidades de pescadores e ribeirinhos do açude, mais afetadas com a redução do volume no Açude. Agora, os barraqueiros estabelecidos na jusante, onde funciona o balneário da cidade, também estão sendo prejudicados. Somente três meses depois, os membros do Comitê reconheceram definitivamente a gravidade do problema.
Além de Banabuiú, os municípios de Morada Nova e Ibicuitinga estão sendo afetados. Conforme o gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) na Bacia do Banabuiú, Luís Pimentel, com a redução do volume de água na válvula do Arrojado Lisboa, Morada Nova passará a receber água por meio de uma adutora de montagem rápida interligada ao Eixão das Águas. A adutora já está funcionado. A população de Ibicuitinga, passa a contar com poços profundos. Quatro deles já foram perfurados.
Caso a vazão dos poços não seja suficiente para abastecer a área urbana, onde estão concentrados cerca de 5.000 habitantes, mais quatro poços serão perfurados. Outro plano de emergência também já foi traçado. Em último caso, o Município poderá contar com uma adutora de montagem rápida, também interligada ao Eixão das Águas. Além da sede, o distrito de Juazeiro de Baixo passará a contar com abastecimento da adutora. As demais comunidades serão abastecidas por carros-pipa. Mas uma nova deliberação será tomada na reunião programada para esta terça-feira.
Situação preocupante
Este é o último mês da quadra chuvosa no Ceará e o volume dos reservatórios permanece preocupante. No Estado, a média é de apenas 20,3%, a menor dos últimos dez anos. E as chuvas permanecem abaixo da média. Em abril passado, choveu menos 34,7% da média do período. Dos 151 açudes monitorados pela Cogerh, dois estão sagrando. Três reservatórios permanecem com volume acima de 90%; e 113 abaixo de 30%.
Das 12 bacias hidrográficas, quatro estão em situação muito crítica; outras quatro, crítica; e, no restante, a posição é de alerta. "O volume dos açudes é preocupante, não houve recarga significativa nos médios e grandes reservatórios", observou o meteorologista da Funceme, Raul Fritz. "Para este mês de maio, a média de chuva é menos de 50% em relação a abril e não há mais o que se esperar, a não ser que ocorra um evento excepcional", completou.
De acordo com a Funceme, no trimestre de fevereiro a abril, as chuvas ficaram 23,1% abaixo do esperado para o período, que é de 516,6 mm. Foram registrados, em média, no Estado, apenas 398,2 mm. No ano passado, no período, foi observado um déficit um pouco mais elevado, 27,5%, e em 2013, o quadro foi mais grave: as precipitações ficaram 47,4% abaixo da média.
O Ceará vivencia, portanto, o quarto ano de estiagem, com chuvas abaixo da média, irregulares no tempo e na distribuição geográfica. A previsão da Funceme para os meses de maio, junho e julho é que as chuvas permaneçam dentro da normalidade. Mas, nesse período, o esperado são reduzidas precipitações. "O atual mês é o último da quadra chuvosa e, em junho e julho, as precipitações são reduzidas", observa Fritz. Dessa forma, o cenário atual, que é muito crítico, tende a permanecer.
Os dados da Cogerh mostram que apenas a barragem dos Caldeirões, em Saboeiro, e o açude Gavião, em Pacatuba, estão sangrando. Outros três permanecem com volume acima de 90%: Tijuquinha, em Baturité; Gameleira, em Itapipoca; e a Barragem do Batalhão, em Crateús.
Os técnicos do governo acompanham diariamente a evolução no nível dos reservatórios. Em março passado, o volume médio acumulado, nas 12 bacias hidrográficas, era de 19,2%. Atualmente é de 20,3%. No início deste ano, os açudes acumulavam em média 20,95% e, em abril de 2014, era de 27,5%.
No início de abril passado, a bacia hidrográfica em situação mais crítica era a dos Sertões de Crateús que acumulava 4,51%. Agora está com 5,13%. No início deste ano, acumulava 0,6%. A bacia do Baixo Jaguaribe está com 1,68%. Perdeu 0,2% em relação ao mês anterior. A do Curu passou de 3,0% para 4,98%.
O quadro também permanece grave na Bacia do Banabuiú que apresentava há um mês um volume médio de 5,68% e caiu para 5,30%. O quadro mais confortável permanece na Bacia do Alto Jaguaribe que tem volume médio de 37,78%, mas, em abril passado, era de 38,20%. Apresentou perda de volume.
A Bacia do Salgado acumula 23,26% e a do Médio Jaguaribe, 20,33%. Ambas perderam volume em abril. A Bacia do Coreaú que estava com 24,81% saltou para 36,55%. A do Litoral também deu um salto importante de 15,17% para 41,67%. As Bacias Metropolitanas passaram de 27,29% para 31,51% e a da Ibiapaba passou de 23,22% para 24,60%. A do Acaraú aumentou de 13,86% para 14,45%.
Restrição
A Cogerh promove, nas cidades do Interior, reuniões de monitoramente e alocação de água. Ao fim da quadra chuvosa, será feita uma avaliação final e adotadas medidas de restrição do uso da água para irrigação. A prioridade será o consumo humano. O assistente técnico da Cogerh, Gianni Lima, reafirmou que a maioria dos reservatórios dispõe de água até o fim de 2016.
Os técnicos do governo ainda aguardam o desfecho da quadra chuvosa, que ocorre neste mês de maio, para anunciar decisões sobre a redução de liberação de água para áreas de produção agrícola irrigada. Na prática, já se sabe que a tendência é de perda de volume dos açudes a partir do período atual.
A situação é preocupante. No fim da quadra chuvosa passada, o volume acumulado nos açudes monitorados pela Cogerh era de 32,21%. Agora é de apenas 20,3%. A julgar pelo índice histórico para maio, certamente, não haverá recarga significativa nos próximos dias. A crise no abastecimento de água já afeta várias cidades com medidas de rodízio e o governo do Estado ampliou o programa de perfuração de poços profundos nos centros urbanos e vilas rurais.
Atualmente, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará atende a 22 municípios com a Operação Carro-Pipa, ainda utilizando o restante dos R$ 17 milhões aplicados em ações emergenciais. A distribuição de água por carros-pipa é feita em sua maioria pelo Exército.
Mais informações:
Funceme - Fone: (85) 3101-1117
Cogerh - Fone: (85) 3218-7024
Coordenadoria de Defesa Civil
Fone: (85) 3101-4619
Alex Pimentel/Honório Barbosa
Colaboradores
Diario do Nordeste - Regional
Santana do Cariri reivindica conclusão da cadeia pública
Daniele tem ido biscar apoio do governador Camilo Santana para concluir a cadeia pública
A população de Santana do Cariri reivindica do Governo do Estado, a conclusão da construção da cadeia pública do município. Há mais de oito anos que os santanenses estão lutando por essa aquisição. A obra está paralisada há cerca de 3 anos.
A prefeita do município, Daniele Machado (PSL), está preocupada com a situação. Afirma que a conclusão da cadeia pública deve ser tratada como uma prioridade. ''Segurança pública nos dias de hoje é fundamental em qualquer governo.Sabemos que são muitos os municípios cearenses que estão com deficiência nessa área, e acredito que o Governador Camilo Santana vai estar sensível a esse problema. "Enquanto gestora, baterei na porta do governo quantas vezes for preciso para que o caso da cadeia pública de Santana seja resolvido.
(Colaborou Amaury Alencar)
flavio pinto
Camilo assina nomeação de 212 professores nesta quarta-feira
O Governo do Estado realiza nesta quarta-feira (6), às 16 horas, no Palácio da Abolição, a solenidade de assinatura pelo governador Camilo Santana do ato de nomeação dos 212 professores aprovados no último Concurso para Professores e convocados, através do edital Nº 030 /2014 - Seduc/CE. Durante o evento, serão divulgadas as orientações sobre a posse e exercício dos nomeados.
O concurso para professor foi realizado em 2013 com a oferta de 3 mil vagas, distribuídas em 13 disciplinas do Ensino Médio, além de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, primeira língua usada pelos surdos. Os 212 convocados atenderão carências nas disciplinas de Arte-Educação, Língua Portuguesa e Matemática. Com essa convocação, foram chamados todos os aprovados para atuar nas disciplinas.
(Governo do Ceará)
Tropa de choque do prefeito barra requerimentos que visavam investigar o Executivo
Liderados pelo líder do prefeito, a maioria dos vereadores rejeitou os requerimentos. (Foto: Flávio Pinto)
A tropa de choque do prefeito Raimundo Macedo (PMDB) deu uma aula de submissão ao derrotar no plenário três dos cinco requerimentos que o vereador Tarso Magno (PR) apresentou nesta terça-feira (5). Nos três, o vereador pedia a convocação de Raimundão para explicar entre outras denúncias, a compra de livros, que não existe na lista do MEC e, segundo o vereador, em nenhuma lista de consulta pesquisada, gastos milionários com a contratação de empresa para prestação de serviços na área da saúde (contratação de médicos e equipamentos hospitalares) e outra para recuperar trechos de ruas e avenidas da cidade, sem a devida licitação.
Nos três casos, a tropa de choque, leia-se base de apoio ao prefeito - tendo à frente o vereador Capitão Vieira Neto (PTN) - líder do prefeito na câmara -, pediu destaque aos requerimentos, o que fez com todos fossem à votação no plenário, para seguir tramitando na casa legislativa.
Por maioria de votos 10 a 8, os destaques foram aprovados, ou seja, os requerimentos que pediam ao Executivo, explicações sobre as denúncias apresentadas por Tarso Magno não deram entrada na casa.
Votaram contra os requerimentos os vereadores: Capitão Vieira Neto, Preto Macedo, Zé Ivan Leiteiro, Didi de Amarílio, Firmino Calú, Claudionor Mota, Bertran Rocha, Adauto Araújo, Cledmilson e Nivaldo Cabral.
Já os vereadores Tarso Magno, Rita Monteiro, Gledson Bezerra, Cláudio Luz, Alberto Costa, Auricélia Bezerra, João Borges e Normando Sóracles votaram a favor dos requerimentos.
flavio pinto