A área escolhida para o novo terminal fica a 10 quilômetros do aeroporto em funcionamento e fica próxima à rodovia CE-178, onde não existem obstáculos naturais, e há espaço suficiente para uma pista grande
Foto: Luiz Queiroz
Sobral. Há previsão de melhorias para a aviação nesta Cidade. Além dos voos diários pela TAF Linhas Aéreas, que serão implantados nos próximos dois meses, a construção de um Aeroporto Regional foi garantida pelo ministro Eliseu Padilha. O novo equipamento deve beneficiar cerca de 1,5 milhões de pessoas da Zona Norte do Estado e representa uma demanda de dois anos em busca de aprovação.
O atual aeroporto de Sobral, Virgílio Távora, não possui porte para grandes aeronaves, sendo usado principalmente por pequenos aviões fretados.
No último dia 16 de março, a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República enviou um ofício, destinado à Prefeitura de Sobral, confirmando o andamento do processo burocrático que antecede a construção do novo aeroporto. "A Aviação regional é indispensável a um país de dimensões continentais como o Brasil e, por este motivo, constitui-se em projeto de alta prioridade para nosso governo", esclarece o documento assinado pelo ministro.
Contemplado pelo Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional do governo federal, o atual aeroporto da cidade não tem como ser expandido por questões ambientais e por estar cercado pela área urbana. A estrutura é básica. Não há nem sala de espera. Não possui voos regulares. Recebe aeronaves particulares e fretadas.
Já a área escolhida para o novo terminal fica a 10 Km do aeroporto em funcionamento atualmente, e fica próxima à rodovia CE-178. No local, não existem obstáculos naturais, e há espaço suficiente para uma pista grande, que poderia receber inclusive aeronaves de carga.
Segundo as informações do prefeito Veveu Arruda, foi entregue ao ministro, no dia 6, um ofício designando uma possível área para implantação do novo equipamento, que atualmente espera aprovação do Ministério Público. "Enviamos o ofício garantindo a desapropriação da área sugerida por nós, mas não efetuamos ainda, pois seria irresponsabilidade. Apenas após a confirmação pelo Ministério Público, procederemos", destacou.
Padilha recomendou que o projeto seja entregue oficialmente à Secretaria de Aviação Civil. Além disso, é necessário que o Comando da Aeronáutica (Comaer) seja consultado. "Se o Comaer disser que está tudo certo, a projetista contratada pelo gestor do programa, que é o Banco do Brasil, iniciará os estudos técnicos", explicou.
Além de garantir a desapropriação do terreno, o gestor municipal vem participando de audiências na Secretaria de Aviação Civil, em Brasília.
Cidade polo da Zona Norte do Estado, Sobral possui polo metal-mecânico com empresas nacionais e futuras instalações de indústrias internacionais.
Neste contexto, o prefeito destaca que a chegada do aeroporto é um importante passo no desenvolvimento municipal e impulsionará o crescimento socioeconômico do Estado. "Sobral é muito importante para o Ceará. É uma região que vive o pleno desenvolvimento. As grandes indústrias do Estado estão instaladas aqui", completou.
Os voos diários serão de ida e volta, com horário de saída de Fortaleza às 7h e retorno às 8h30. A aeronave é um avião turbo-hélice Cessna Caravan, com capacidade para nove passageiros. A passagem, ida e volta, custará em torno de R$ 540,00, mais taxas aeroviárias.
Jéssyca Rodrigues
Colaboradora
Diario do Nordeste - Regional