
Quixeramobim Chegando neste ano à sua 11ª edição, o Conselheiro Vivo, movimento cultural dedicado à preservação da memória de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, tem como principal objetivo assegurar a criação do Centro de Memória e Artes do Belo Monte, com proposta de funcionamento, em Quixeramobim, na Casa de Câmara e Cadeia, único prédio na cidade tombado como patrimônio histórico nacional, onde por longos anos funcionou a Câmara de Vereadores deste Município do Sertão Central. Historiadores, pesquisadores e artistas visuais participam da proposta.
Segundo o coordenador geral do evento, historiador Ailton Brasil, o espaço será munido de documentação e repertórios ligados a Antônio Conselheiro e ao Arraial de Canudos, onde o líder messiânico e seus seguidores foram dizimados pelas tropas da República, na guerra histórica travada no sertão da Bahia, de 1896 a 1897.
Mesa-redonda
A importância desse lugar dinâmico de pesquisa e atividades artísticas será debatida em uma Mesa-Redonda com a participação do professor emérito da Universidade Federal Fluminense (UFF), doutor Paulo Emílio Matos Martins, e o artista visual Alexandre Veras, que atualmente reside em Quixeramobim, onde desenvolve projetos no campo audiovisual e realiza vídeos com grupos de jovens da Cidade.
"De longa data, temos uma ideia forte para o Ceará, em Quixeramobim, cidade do Conselheiro, para funcionamento de um centro respeitado de pesquisa, na altura da importância para o Brasil de Antônio Conselheiro, personagem de repercussão internacional. Reunindo forças, aposto que pode ser viabilizado esse espaço, e, por isso, viajo com muito ânimo, para reencontrar pessoas e estar em contato com outras que se inseriram nessa missão, esperando que juntos possamos definir rumos nesse sentido", afirma o professor Paulo Emílio. "Ele possui um dos maiores acervos do País sobre Conselheiro e Canudos, com parte já doada para o Projeto", ressaltou Ailton Brasil.
Proposta
O Projeto já recebeu vários apoios informais em contatos feitos, por exemplo, com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Arquivo Público Estadual, a Universidade Estadual da Bahia (UneB) e outros centros de pesquisa pelo País. Ailton Brasil espera que a proposta seja compreendida institucionalmente pela Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) e pelo Município, por meio da Câmara Municipal.
Neste ano, o Conselheiro Vivo tem como tema "Artes para escrever histórias". Amanhã, data do aniversário de Antônio Conselheiro, será o ápice das atividades, com a apresentação da proposta de criação na cidade do Centro de Memória e Artes do Belo Monte. Mas, desde a terça-feira passada, o movimento desenvolve uma série de atividades. Na abertura oficial, às 19 horas, na Casa Antônio Conselheiro, também foi aberta da 2ª Feira do Belo Monte, com barracas de produtores da agricultura familiar e música com sanfoneiros, em frente à casa do líder de Canudos.
Na programação, também estão produção literária, em todas as escolas municipais, explorando a temática Memórias de Antônio Conselheiro; feira com vinil; sessão solene da Câmara Municipal com entrega da comenda Antônio Conselheiro; fim de tarde com Banda de Lata Criança Feliz, apresentação do vídeo "O trem, a bola e o rádio", de Elistênio Alves e equipe, a partir da trajetória do cronista esportivo Viana Filho; lançamento de livros e produtos artísticos, como "Antônio Conselheiro", de João Bosco Fernandes; "Com Antônio no Tempo" (Oficina Cultural), de João Pedro de Juazeiro; e "Artes do Poeta", com José Américo (Canudos-Bahia).
Nesta quinta-feira (12), estão programadas atividades na Comunidade de Tigre, onde Antônio Conselheiro atuou como professor, entre a saída de Quixeramobim e a chegada aos sertões baianos. À noite, haverá o Bazar das Letras Sesc, com Geraldo Amâncio, show musical e lançamento do livro "A História de Antônio Conselheiro".
Amanhã, além da entrega de prêmios aos alunos vencedores de concursos Tematizando Antônio Conselheiro e Canudos, no período da manhã, no início da tarde um programa especial na Rádio Campo Maior AM em cadeia com a FM Canudos abordará a Casa Antônio Conselheiro e o Centro de Memórias e Artes do Belo Monte. À noite haverá a apresentação e entrega de documentos para o Centro de Memória e Artes do Belo Monte.
Promoção
O Conselheiro Vivo é promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (Iphanaq). Neste ano, além do Iphanaq, a Câmara Municipal e o Serviço Social do Comércio (Sesc) atuam na realização do evento, completa o diretor de articulação do Iphanaq, Elistênio Alves.
Mais informações
Iphanaq
Rua Francisco Ivo, S/N - Centro
Quixadá
Telefone: (88) 9864-5220
E-mail: conselheirovivo@gmail.com
Alex Pimentel
Colaborador
Diario do Nordeste - Regional