Existe na cidade de Patu, localizada no Estado do Rio Grande do Norte, um moderno santuário (detentor do título de Basílica Menor) dedicado a Nossa Senhora dos Impossíveis (foto da imagem ao lado). Na época quando trabalhei no BNB-Agência de Catolé do Rocha (PB), cidade vizinha a Patu, tive oportunidade de visitar, muitas vezes, aquela igreja, erguida no cume da Serra do Lima...
Por que esse título de Nossa Senhora dos Impossíveis? Ensina-nos a Igreja Católica que esta invocação à Virgem Maria decorre do fato de ter acontecido com Nossa Senhora três coisas humanamente impossíveis, a saber:
Maria concebida sem pecado original,
Maria Virgem e Mãe,
Maria Mãe de Deus.
Voltando ao Santuário do Lima (como é mais conhecido o templo construído em Patu-RN): reza piedosa tradição que um rico proprietário de terra, o Coronel Antônio de Lima, saiu certo dia a caçar nas imediações do local onde hoje se encontra o santuário. Com o passar das horas, esquecido de que a noite se aproximava, o coronel quis voltar e não acertou o caminho por onde subira. Passavam-se as horas e o Coronel Antônio de Lima chegou à conclusão de que de maneira alguma acertaria voltar. Foi quando se lembrou de fazer uma promessa a Nossa Senhora dos Impossíveis: Se achasse o caminho para o retorno, ele doaria, naquele local, um terreno para construção de uma capela em honra de Nossa Senhora dos Impossíveis. Imediatamente sua oração foi ouvida. E o Coronel não encontrou dificuldades para achar o caminho de volta.


Abaixo, uma foto aérea do santuário,mostrando como ele fica no alto da Serra do Lima.
(Fonte de Consulta: http://www.santuariodolima.com.br/p/historia.html)