A esquerda Pe. José Adelino Martins Dantas , diretor espiritual diocesano do Apostolado da Oração, e a direita Pe. Eliomar Ribeiro, diretor espiritual nacional (Foto: Patrícia Silva)
O movimento Apostolado da Oração começou 2015, na Diocese de Crato, com novos diretores espirituais, a nível nacional e diocesano. No Brasil quem está a frente é o jesuíta e especialista em liturgia, Pe. Eliomar Ribeiro, e para a Diocese de Crato assume o pároco da Paróquia São José do Limoeiro de Juazeiro do Norte, Pe. José Adelino Martins Dantas.
A de ambos foi iniciada com um encontro que está sendo realizado com os párocos, administradores paroquiais e os membros do apostolado da oração das diversas paróquias da Diocese de Crato. O coordenador nacional parabenizou a Diocese de Crato pela organização como conduz o movimento do Apostolado da Oração. Pe. Eliomar ribeiro disse que esse movimento está passando por um processo de recriação, onde novas propostas e novos métodos estão sendo implantados para fazer com que mais pessoas, incluindo os jovens, assumam o movimento do apostolado.
Encontro os párocos e administradores paroquiais da diocese de Crato,no auditório da Catedral de Nossa Senhora da Penha, com o diretor espiritual nacional do Apostolado da Oração, Pe. Eliomar. (Foto: Patrícia Silva)
“Cristo nos ama muito e se ele nos ama deste tamanho nós temos que corresponder ao seu amor, e a correspondência ao amor de Cristo se trata de viver da melhor maneira a nossa vida. Podemos encontrar a Cristo durante o dia: na oração pessoal, na intercessão universal que são as intenções que o Papa nos pede para rezarmos todos os meses, na eucaristia, no grupo de oração, no grupo do apostolado, na pastoral em que estou servindo e no irmão ou irmã que precisam de mim, às vezes é uma vizinho, um doente, um preso, alguém que está com fome, adoentado… Não podemos deixar que a graça de Deus passe em vão em nossa vida. Que consigamos na integridade, na oração estarmos sempre ligados ao coração de Cristo”, falou o Pe. Eliomar.
O Apostolado da Oração na diocese de Crato é um dos mais antigos do Brasil, possui 130 anos, e teve grande incentivo do Pe. Cícero Romão Batista. Diante da nova missão, o diretor diocesano, Pe. Adelino, disse ter consciência de que é uma responsabilidade difícil de assumir, mas acredita que a coordenação diocesana se torna uma referência para outros movimentos desse apostolado, sendo também um meio de ajuda para que os leigos se integrem na vida pastoral da diocese. “O Apostolado da Oração é um movimento que continuará vivo, mas exige que a gente de fato se preocupe com em dinamizá-lo, vendo aquilo que é da estrutura dele, porém se adaptando as novas realidades em que vivemos”, afirmou.
Membros do apostolado da Oração com os novos coordenadores na Basílica Nossa Senhora das Dores. (Foto: Patrícia Silva)
Os diretores diocesano e nacional estiveram reunidos com padres da diocese de Crato, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, na última 6ª feira, 23. Pela manhã e à tarde,houve celebração de missas na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte. No sábado, 24, ocorreu um encontro reunião com os das diretoria de todas as paróquias da Diocese de Crato, no Santuário São Francisco das Chagas, em Juazeiro do Norte.
O movimento
O Apostolado da Oração nasceu há 170 anos, na França, e hoje está presente em mais de 70 países, com aproximadamente 50 milhões de associados no mundo, dos quais 6 a 7 milhões estão no Brasil. Seus membros são chamados a viverem a unidade através da oração diária, estando conectados com o coração de Cristo e realizando o oferecimento das orações nas intenções do Santo Padre, colaborando assim com a missão de Cristo.
Texto e fotos: Patrícia Silva