08 maio 2015

Mais de vinte baleias encalham e morrem na costa sul do Chile

baleia2 

Mais de vinte de baleias com cerca de 10 metros de comprimento foram encontradas mortas depois de encalhar ao norte do Golfo de Penas, situado na costa austral do Chile, informou o Serviço Nacional de Pesca (Sernapesca).

"O número de baleias mortas seria de mais de 20, mas ainda não quantificamos o total", disse nesta sexta-feira à AFP uma fonte do Sernapesca, que pediu para manter sua identidade em sigilo.

A Sernapesca informou horas antes em um comunicado que a cifra preliminar de exemplares mortos era de 15, que estariam encalhados em uma área próxima do Farol Raper, no norte do Golfo de Penas, 1.950 km ao sul de Santiago.

Os exemplares foram encontrados por um grupo de cientistas estrangeiros que trabalha na zona e que denunciou imediatamente o fato às procuradoria da cidade de Puerto Aysén, que anunciou uma investigação sobre o caso.

Estas baleias são da espécie "Sei", que podem chegar a medir 16 metros de comprimento e pesar 30 toneladas, e estão sob proteção internacional após ter sido longamente caçada durante a metade do século XX.

AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.