17 fevereiro 2015

Uma boa notícia: novo pároco de São Francisco, de Crato, pretende restaurar arquitetura original da igrejinha

A igrejinha de São Francisco como era até 1968, quando podia vista de várias partes da cidade
A igrejinha nos dias atuais: descaracterizada pelas construções anexas e escondida pelos muros
   Uma boa noticia para os defensores do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural da cidade de Crato. O novo administrador paroquial da Paróquia de São Francisco, Pe. Arileudo da Silva Machado, pretende iniciar um movimento para devolver a arquitetura original da igrejinha localizada no alto do antigo Barro Vermelho, hoje bairro Pinto Madeira. Como é de domínio público, ao longo dos últimos 45 anos a Igreja de São Francisco – construída em estilo Neo-romano – foi sendo descaracterizada pela ação de pessoas que desconheciam o que são bens representativos do Patrimônio Arquitetônico, além de serem destituídas de sensibilidade artística e estética.
O valor da igrejinha 
   Este bonito templo religioso, cujo projeto de reconstrução foi iniciado pelo conhecido e saudoso sacerdote Pe. Antônio Vieira, se  constitui um inegável e indiscutível patrimônio histórico, cultural e arquitetônico da cidade de Crato. Além do estilo Neo-romano, funcionou na torre daquela igreja um dos dois únicos relógios com seis mostruários existentes em todo o mundo. O relógio está parado há anos. E, nas últimas quatro décadas, foram sendo feitas construções– as mais diversas – todas coladas às paredes externas da Igrejinha de São Francisco, ocasionando uma descaracterização do seu estilo, além de esconder da paisagem urbana um dos edifícios mais bonitos da cidade de Crato. 
A ação do novo administrador paroquial
     Tendo assumido há uma semana a administração da Paróquia de São Francisco, Pe. Arileudo ouviu diversos apelos de moradores, intelectuais e pessoas simples de Crato, que solicitaram um trabalho visando devolver o antigo visual da “igrejinha do Barro Vermelho”. Mesmo sabendo das dificuldades que vai enfrentar o jovem sacerdote resolveu aceitar o desafio. 
Seu primeiro contato, nesse sentido, foi com o atual  Prefeito de Crato, Ronaldo Gomes de Matos,  a quem solicitou apoio para a concretização deste anseio da população cratense. Aguarda-se,pois, uma parceria com a  administração municipal para devolver o antigo aspecto da igrejinha de São Francisco. Nos próximos dias, Pe. Arileudo vai lançar a campanha para pedir a colaboração dos fiéis, da  imprensa e demais segmentos da sociedade para devolver à paisagem citadinao aspecto original de um dos mais bonitos prédios da Princesa do Cariri.
(Texto: Armando Lopes Rafael)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.