17 fevereiro 2015

Supercomputador Watson é o cérebro deste dinossauro falante de brinquedo

cognity-resized

 

Uma empresa chamada Elemental Path quer lançar no mercado até o final deste ano uma linha de brinquedos inteligentes chamada de CogniToys. Já bem desenvolvido, o projeto se resume a um simpático dinossauro verde falante – que tem como principal diferencial o fato de ter o cérebro movido pelo supercomputador Watson.

Graças à sua capacidade cognitiva, a máquina da IBM ajuda o brinquedo, que funciona conectado à internet e à nuvem, a reconhecer e interpretar comandos de voz. Assim, crianças de quatro a sete anos podem fazer perguntas e conversar com o aparelho apertando um botão. As respostas, segundo os desenvolvedores, sempre serão apropriadas à idade.

Além de esclarecer dúvidas e falar, o dinossauro é capaz de memorizar informações sobre seu dono, como a cor favorita, e até de contar piadas simples. Tudo enquanto pais monitoram as atividades e o progresso dos filhos através de um painel de controle.

O projeto ainda está na fase de protótipo – dá para ver um deles em ação no vídeo abaixo –, e a ideia é produzir mais unidades com a ajuda de uma campanha no Kickstarter. Ela foi lançada no começo desta semana, por sinal, e a meta modesta de 50 mil dólares já foi alcançada e superada, passando dos 70 mil e com 28 dias restantes.

Pelo que informa a campanha, os brinquedos começarão a ser entregues em novembro deste ano, e outras unidades poderão ser adquiridas por 100 dólares. Não há informações sobre o lançamento dos CogniToys fora dos EUA (embora as unidades adquiridas pelo Kickstarter sejam entregues em todo o mundo) e nem sobre a possibilidade de falarem outros idiomas fora o inglês. Mas se depender do Watson, ao menos esta segunda parte deve acontecer.

Vídeo:  https://d2pq0u4uni88oo.cloudfront.net/projects/1616391/video-498289-h264_high.mp4

info.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.