17 fevereiro 2015

Pequenas efemérides do mês de março na história de Crato -- por Armando Lopes Rafael

No calendário das pequenas efemérides da história de Crato, o mês de março de 2015 nos proporciona a comemoração de três feitos relevantes. A conferir.
4 de março
   Assinala os 92 anos da fundação do Colégio Santa Teresa de Jesus e da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, ambas as iniciativas do 1º Bispo da nossa diocese, dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva.  Com efeito, no dia seguinte, 04 de março de 1923, às 5 horas da manhã, a população do Crato foi acordada com uma estrepitosa salva de fogos, anunciando o início das atividades de um novo colégio na antiga Vila Real do Crato. Dom Quintino havia atingido dois coelhos com uma só cajadada, pois concretizou dois dos seus mais alentados sonhos: o de criar uma congregação religiosa feminina (Filhas de Santa Teresa de Jesus) destinada a acolher jovens vocacionadas da sua diocese; e fundar – no sul do Ceará –, o primeiro colégio para educação de mulheres. Dois pioneirismos de magnitude, considerando o fato de a região do Cariri cearense – ainda atrasada em relação aos distantes centros evoluídos do litoral nordestino – passar a sediar as duas instituições acima citadas.
7 de março
   Assinala dos 140 anos de inauguração do Seminário Diocesano São José. No âmbito deste educandário temos conhecimento – até agora – da seguinte programação comemorativa a tão significativa data:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.