08 janeiro 2015

Notícias & comentários (por Armando Lopes Rafael)

Ainda há esperanças de criação da Faculdade de Medicina em Crato?
Teoricamente, sim. 1º) A população cratense não se conformou com a exclusão do nome de sua cidade na relação dos 39 municípios selecionados pelo governo federal para concorrer a uma faculdade de medicina. 2º) Está sendo feita pressão junto ao governador Camilo Santana (bom não esquecer que ele nasceu em Crato) bem como aos  deputados federais que foram votados aqui. 3º) Acrescente-se a isso que o novo ministro da educação é o ex-governador do Ceará, Cid Gomes.Ele e seu grupo político sempre foram vitoriosos nas eleições realizadas em Crato.
E aí?
Apesar de todo mundo saber que a situação financeira (e a credibilidade) do governo Dilma Rousseff é a pior possível, sabe-se também que  a implantação dessa faculdade, em Crato,  vai ser feita pela iniciativa privada e não pelo governo. Aí está o fio de esperança que resta! O progresso do Brasil – nos últimos tempos – está vindo unicamente da iniciativa privada.  Não vamos depender – para implantar essa faculdade de medicina –  do fraco desempenho do governo federal. Se o ministro da educação mandar reexaminar a lista (e para isso os deputados federais estão cobrando a providência) e o nome de Crato  seja tecnicamente incluído na lista dos municípios selecionados a  sonhada a faculdade pode terminar sendo criada... lá para o final de  2016...
Novo diretor espiritual do Seminário São José
Com a inesperada morte de monsenhor Vitaliano Mattioli ficou vago o cargo de diretor espiritual do Seminário Diocesano São José de Crato. Agora a boa notícia: o novo diretor espiritual será o frade carmelita frei Carlos Mesters (foto à esquerda). Frei Carlos Mesters é belga e vive no Brasil desde a época que era postulante na Ordem dos Carmelitas. Ele é Doutor em Teologia Bíblica, sendo considerado um dos principais exegetas bíblicos do método histórico-crítico no Brasil.
O currículo do novo diretor
Frei Carlos Mesters chega ao Cariri no próximo mês de abril. Aqui ele viverá cerca de dois anos. Vai fixar residência na cidade de Caririaçu (onde está sendo implantada uma comunidade carmelita) e ficará vindo toda semana para atendimento aos seminaristas do Seminário Diocesano São José, em Crato. Frei Carlos Mesters cursou Filosofia em São Paulo e Teologia em Roma, no Colégio Internacional Santo Alberto. Formou-se em teologia na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino e em Ciências Bíblicas no Instituto Bíblico, em Roma e na Escola Bíblica de Jerusalém, em Israel. É autor de quase cem livros sobre a Bíblia.

Crescimento de Juazeiro do Norte
A maior igreja católica do Cariri,com capacidade para 20 mil pessoas,está sendo construída em Juazeiro do Norte
É vertiginoso o crescimento de Juazeiro do Norte. Quando Dom Fernando Panico assumiu a Diocese de Crato (há poucos mais de treze anos), Juazeiro só possuía 6 paróquias. O atual bispo de Crato praticamente dobrou este número. Hoje Juazeiro possui 11 paróquias.  Dias atrás, Dom Fernando designou uma comissão para estudar – e apresentar o resultado dentro de seis meses – um projeto de criação de mais 2 paróquias na Terra do Padre Cícero, elevando, assim, o número dessas paróquias – naquela cidade – para 13. Um crescimento raríssimo no universo das dioceses brasileiras.
Pela enésima vez obras da transposição do Rio São Francisco estão paradas

Depois de receberem ordem para entrar em férias coletivas desde 18 de dezembro, funcionários da construtora Mendes Júnior, que trabalham nas obras de transposição do Rio São Francisco retornaram, no início desta semana, mas ficaram de braços cruzados. No escritório da empresa, localizado na cidade de Salgueiro (PE), os trabalhadores foram informados de lá “não existe dinheiro nem para comprar combustível para colocar nos veículos e equipamentos da obra”. Os trabalhadores entraram com uma ação na Justiça reivindicando o pagamento do 13.º salário e por dano moral coletivo, o sindicato fez, nesta 5ª feira, dia 08, uma mobilização na BR-232 para protestar contra a caótica situação da transposição, obra que hoje é a cara do “governo” da   gerentona Dilma.
Ateu, graças a Deus
Tem coisa mais irritante do que aguentar o papo de quem se proclama “ateu” querendo convencer os outros de que é o dono da verdade? Todo ateu procura convencer quem crer em Deus, tentando, com isso, convencer-se a si próprio do seu ateísmo... A propósito o físico Antonino Zichichi, presidente do World Federation os Scientists, respondeu ao médico Umberto Veronesi, o qual afirmou num livro que: “depois de Auschwitz, o câncer é a prova de que Deus não existe”.
“Negar a existência de Deus não é cientifico”
Refutando as opiniões de Veronesi, Zichichi lembra na edição online de “Il Giornale”, de 18 de novembro último que a ciência jamais descobriu nada que negasse a existência de Deus. Por isso, o ateísmo não é um ato de rigor lógico teórico, mas sim um ato de fé no nada”. E acrescentou: O ateísmo, partindo da existência de todos os dramas que afligem a humanidade, sustenta que, se Deus existisse, essas tragédias não poderiam existir. Cristo é o símbolo da defesa dos valores da vida e da dignidade humana. Que seja Filho de Deus é um assunto que se relaciona com a esfera transcendental de nossa existência. Negar a existência de Deus, porém, equivale a dizer que não existe o autor da lógica rigorosa que rege o mundo”.
(Armando Lopes Rafael)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.