29 janeiro 2015

FESTIVAL CORDAS ÁGIO - Programação para esta DIA 29/01 - QUINTA–FEIRA -PALCO PASÁRGADA

PALCO PASÁRGADA



21h30 - Ranier Oliveira – Crato/ Ce
ranie  
Ranier Oliveira Sousa nasceu num ambiente musical e cresceu ao som do violão tocado por seu pai, grande incentivador e referencial, base de sua musicalidade. No final da década de 1990 iniciou os estudos de piano na SOLIBEL (Sociedade Lírica do Belmonte). Em 2006, voltou o seu interesse pelo acordeon, possibilitando um conhecimento mais profundo da música de raíz  e da música tradicional caririense, aprimorando-se no universo do forró, com influências em bandas cabaçais, bandas de pifes e grupos de reisados, abrangendo toda essa riqueza de ritmos e sotaques. Como pianista e acordeonista, integrou a Itiberê Orquestra Família, liderada pelo baixista, compositor e arranjador Itiberê Zwarg, onde se faz Música Universal. Atualmente é graduando do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
No ano de 2012, realizou o show "Descobrindo" na programação do CCBNB de Fortaleza, Sousa e Cariri. Ainda no mesmo ano, particip do Congresso da Sibe/Cárceres (Espanha) tocando com o Coral da UFC Retalhos e Fuxicos, no espetáculo “Numa Sala de Reboco”, uma homenagem ao eterno Rei do Baião Luiz Gonzaga. Em 2009 fez apresentação com o Hermeto Pascoal e Grupo, no festival de inverno de São Joaquim.  Em 2011 participou da mostra Luso-Brasileira na cidade de Coimbra em Portugal com o Grupo Dr. Raíz. Em 2013, apresentou-se ao lado de Elomar Figueira Mello, João Omar e João Claudio Moreno, na fundação Casa dos Carneiros, em Vitória da Conquista (BA). Em Fortaleza, a convite do SESC, fez uma residência que gerou o projeto "ó O Auê ai", reunindo grupos de música, dança e compositores da terra com o propósito de difundir a música da Região.  Concebeu o Projeto Encontro de Músicos desenvolvido para a ONG BEATOS (Crato-CE), organizando as quatro primeiras edições.
Participou na gravação do primeiro álbum do compositor Sueco Olle Linder chamado "Cheio de Gente" e do álbum Encruzilhada do gaitista carioca Jefferson Gonçalves (2011).
No teatro, apresentou-se no espetáculo “Homenagem a Calvino: Cosmicômicas”. Direção de Alessandra Vannucci, Paula Águas, com Júlio Adrião, acrobatas da Escola Nacional de Circo e colaboração de Boris Vecchio.  Apresentou-se ainda ao lado de Rebeca Queiroz com o espetáculo Estórias Pintadas, com a Cia Carroça de Mamulengos e com o grupo Chileno El Circo del mundo. Em parceria com Geraldo Júnior, fez a direção musical, arranjos e composições,  do espetáculo de Waldir Azevedo com a direção de Sidney Cruz.
festivalcordasagio1.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.