Com depoimentos relacionados a Padre Cícero e sua importância para Juazeiro do Norte e o Nordeste, de modo geral, prossegue nesta quarta-feira (19), no Campus Crajubar da Universidade Regional do Cariri (URCA), o IV Simpósio Internacional sobre Padre Cícero...E onde está ele? O simpósio é gratuito e poderá ser frequentado por qualquer pessoa da comunidade.
Na primeira palestra do dia serão enfocados Os Personagens mostrando que “Aprender a presença dos beatos, romeiros, da população de Juazeiro e também do Cariri e das outras regiões do país e sua articulação com o fenômeno Padre Cícero” é um fato por demais auspicioso.
Neste aspecto, a professora/doutora Candice Slater, da Universidade de Berkeley, Califórnia, baseará sua palestra, tendo como mediadora a professora Paula Cordeiro. Depois de um pequeno intervalo começarão as Mesas Redondas versando sobre “Romeiros, beatos e a devoção popular”, “Padre Cícero, espiritualidade e práticas de cura” e “Pe. Cícero: mito e linguagens”, seguindo-se a Comunicação e Pôsteres.
À tarde continuarão as Oficinas de Confecção de Boneca de Pano, leitura de documentos históricos, dança de Reisado e Feira dos Municípios. Todos os eventos terão como cenário o Campus Crajubar. Às 17 horas o professor Dr. Faustino Teixeira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pronunciará conferência sobre “A força da mística popular num campo religioso em transformação.”
E a programação cultural desta quarta-feira prossegue, no Campus Crajubar, pela manhã e à tarde, com a exibição de trechos de depoimentos da primeira fase do Projeto Benditos, oficina Confecção de Bonecas de Pano, leitura de documentos históricos, Banda Cabaçal do Mestre Agnaldo, de Barbalha, e Reisado do Mestre Dedé de Luna e Banda Cômodo Marfim, de Juazeiro.
(Assessoria da Urca)
19 novembro 2014
IV Simpósio Internacional sobre Padre Cícero segue nesta quarta-feira
Cariri Garden Shopping abre espaço para lançamentos de livros do IV Simpósio Internacional sobre Padre Cícero
Dez livros serão lançados durante o IV Simpósio Internacional sobre Padre Cícero, que está acontecendo na Universidade Estadual do Cariri (URCA), campus Crajubar. Os eventos são sempre realizados no Cariri Garden Shopping, que preparou uma atrativa programação, a partir das 19 horas.
Nesta quinta-feira, 19, são os seguintes os títulos apresentados: Juazeiro dos Meus Amores, de Geraldo Menezes Barbosa; Afeto, Razão e Fé e História da Educação Comparada, de Juraci Cavalcante; O Colégio Salesiano em Juazeiro, de Núbia Ferreira Almeida, e A Terra da Mãe de Deus, de Luitgarde de Oliveira Cavalcanti Barros.
Flavio Pinto News
Agente do Demutran atira em policial militar
Uma brincadeira de mal gosto quase acabou em morte nesta manhã de quarta-feira (19), no Crato. O caso ocorreu na sede do Demutran, quando policial militar Francisco Samuel Lopes Furtado, 36, se dirigiu até o local para deixar a esposa, que é servidora do Demutran.
O PM, que está de licença médica, ao chegar no Demutran, passou a tirar brincadeira com o agente do Demutran, José Wellylvan Calou Meneses Lobo, 39. Os dois acabaram se desentendendo quando o PM se aponderou da laterna de choque do agente e descarregou um choque no pescoço do agente. José Wellylvan sacou uma arma e atirou contra o soldado Furtado. O tiro transfixou a perna do policial militar.
O soldado Furtado foi socorrido por sua esposa para o Hospital Regional do Cariri, onde deu entrada sem gravidade. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso. Até a públicação dessa notícia, o agente do Demutran ainda estava foragido.
Flavio Pinto News
Obama anunciará plano de imigração sem apoio republicano na quinta-feira
Por Steve Holland e Richard Cowan
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, irá delinear na quinta-feira um plano para relaxar a política nacional de imigração e anular a deportação de até 5 milhões de imigrantes ilegais, uma iniciativa unilateral que aprofundará as divisões com os republicanos.
A Casa Branca afirmou que Obama irá fazer um discurso televisionado na noite de quinta-feira explicando o plano, seguido por uma viagem na sexta-feira para angariar apoio em Las Vegas, no Estado de Nevada, que abriga a maior fatia de imigrantes sem documentos do país.
Frustrado com anos de inação parlamentar a respeito do que a maioria em Washington concorda ser um sistema imigratório falido, Obama afirmou em um vídeo publicado na Internet que agora está preparado para agir sozinho.
"Por isso, o que irei detalhar são as coisas que posso fazer com minha autoridade legal de presidente para fazer o sistema funcionar melhor, ao mesmo tempo em que continuo trabalhando com o Congresso e o incentivando a aprovar um projeto de lei bipartidário e abrangente que possa resolver o problema como um todo”, declarou.
Alguns republicanos conservadores ameaçaram combater a iniciativa imigratória impondo restrições orçamentárias a um projeto de lei de gastos que precisa ser aprovado e que em tese poderia levar à interdição do governo. Líderes republicanos, entretanto, enfatizaram que não irão permitir o fechamento da máquina governamental depois das críticas pesadas que receberam pela mesma medida no ano passado.
As ordens executivas de Obama devem anular a ameaça de deportação para até 5 milhões das estimadas 11 milhões de pessoas vivendo na ilegalidade no país. Trata-se de um passo significativo para um presidente conhecido por ter deportado milhares de imigrantes ilegais.
Fontes próximas ao governo declararam que Obama planeja emitir uma suspensão temporária de deportações que irá beneficiar alguns pais de cidadãos norte-americanos e moradores permanentes legalizados.
A iniciativa irá ampliar uma ordem executiva de 2012 do mandatário que livrou da expulsão e concedeu vistos de trabalho a crianças sem documentos levadas aos EUA por seus pais.
Também há expectativa de que haverá alguma novidade a respeito do patrulhamento das fronteiras, e Obama irá ajudar as empresas a contratar e manter trabalhadores estrangeiros altamente qualificados, relataram as fontes.
"Identificamos uma série de maneiras que usaremos (para consertar o sistema) e sobre as quais o presidente irá falar nos próximos dias”, disse o secretário de Segurança Interna, Jeh Johnson, em um evento no National Press Club nesta quarta-feira.
A medida de Obama, pouco mais de duas semanas após as eleições legislativas nas quais os republicanos assumiram o controle do Senado, certamente irá provocar revolta, e os republicanos na Câmara dos Deputados já consideram uma série de reações.
Michael Steel, porta-voz do presidente da Câmara, John Boehner, disse em um comunicado: "Se o 'imperador Obama' ignorar o povo norte-americano e anunciar um plano de anistia que ele mesmo disse mais de uma vez exceder sua autoridade constitucional, irá cimentar um legado de ilegalidade e arruinar a possibilidade de uma ação congressional neste tema e em muitos outros."
O gesto de Obama pode criar o efeito indesejável de acentuar a imigração ilegal ao longo da fronteira norte-americana com o México se for percebido como um enfraquecimento da política do país para futuros imigrantes.
(Reportagem adicional de Julia Edwards, Doina Chiacu, Amanda Becker, Susan Heavey e Roberta Rampton)
Ruters
Jovem resgatada pela mãe ao Estado Islâmico acaba detida
Aicha, uma jovem holandesa de 19 anos, juntou-se ao Estado Islâmico em fevereiro passado, movida pela paixão por Omar Yilmaz, jihadista que defende a causa do grupo radical.
No entanto, a ‘aventura’ terminou agora, depois de a sua mãe, Monique, se ter deslocado sozinha à Síria para a resgatar da célula extremista.
Casada e convertida ao Islão, a jovem acabou por arrepender-se da decisão, tendo contactado a mãe para pedir auxílio.
Sem hesitar, Monique partiu para Ragga e, já com a filha, iniciou a viajem de regresso à Holanda.
Os problemas, contudo, não acabaram aí. Acabadas de aterrar no aeroporto de Schipol, em Amesterdão, mãe e filha foram abordadas pelas autoridades e Aicha acabou detida, estando a aguardar pelas acusações que vai enfrentar.
Polícia de Honduras prende dois homens por assassinato de miss
Namorado de Sofía Trinidad, irmã de Miss Honduras Maria José Alvarado, confessou o crime; ele foi ajudado por comparsa.
A polícia hondurenha prendeu nesta quarta-feira dois homens acusados de envolvimento no assassinato da miss Honduras, Mara José Alvarado, de 19 anos, e da irmã dela.
As duas estavam desaparecidas desde a semana passada.
Os corpos de María José e de sua irmã, Sofía Trinidad, de 23 anos, foram encontrados enterrados perto de um rio em uma localidade próxima à cidade de Santa Bárbara, no norte do país.
O namorado de Sofía confessou à polícia ter atirado e enterrado as mulheres.
As autoridades acreditam que ele teria atirado primeiro na namorada para depois matar a miss. O crime teria sido motivado por uma crise de ciúmes.
María José, que foi coroada Miss Honduras em abril, se preparava para viajar a Londres para o concurso de Miss Universo em dezembro, quando desapareceu na noite da última quinta-feira (13).
'Arma recuperada'
Os corpos foram encontrados enterrados em Cablotales, no norte do país.
Plutarco Ruiz, namorado de Sofía, foi detido junto de outro homem, Aris Maldonado.
Ruiz confessou posteriormente o assassinato das duas mulheres. Ele contou à polícia que enterrou os corpos com a ajuda de Maldonado, afirmou a jornalistas o diretor-geral da polícia nacional de Honduras, Ramón Sabillón.
Segundo o investigador Leandro Osorio, Ruiz atirou e matou a irmã mais velha motivado por uma crise de ciúmes ao vê-la dançando com "outra pessoa ou algo do tipo", e logo depois atirou e matou María José, enterrando os corpos.
"Essa é a principal hipótese que temos para esse crime, baseado no depoimento de testemunhas e nas investigações que realizamos", afirmou ele.
As duas mulheres haviam sido vistas vivas pela última vez na última quinta-feira (13) dentro de um carro sem placa quando deixavam uma festa de aniversário.
A arma do crime e o veículo usado para transportar os corpos das duas irmãs já foram encontrados, acrescentou o detetive.
Sabillon disse ainda que Ruiz levou as autoridades ao local onde havia enterrado as mulheres. A polícia não revelou informações sobre o depoimento de Maldonado.
Concurso
Coroada Miss Honduras em abril deste ano, María José viajaria a Londres para participar do concurso Miss Universo.
Em seu perfil no site da competição, ela é descrita como uma estudante com "aspirações de uma carreira no governo, especificamente como diplomata".
"Espero pode transformar Honduras em um destino de viagens, o melhor que está por vir", definiu-se ela na página.
Logo depois de saber da morte das filhas, a mãe delas, Teresa, afirmou que as duas não "eram muito perspicazes sobre quem se aproximava delas".
"Elas eram muito amigáveis. Saíam com pessoas que não conheciam muito bem".
Organizadores do Miss Universo emitiram uma nota demonstrando pesar pela morte das irmãs e anunciaram que vão fazer uma homenagem às duas durante o concurso deste ano.
"Estamos arrasados pela terrível perda dessas duas jovens, tão cheias de vida", informou o comunicado.
"Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e amigos de María José Alvarado e Sofía Trinidad nesse momento de dor", acrescentou a nota.
Segundo a ONU, Honduras tem a mais alta taxa de homicídio do mundo, com 90,4 pessoas mortas a cada 100 mil habitantes.
BBC
Tensão na indústria naval do sul
Por Laura D’Angelo
Estaleiros e empresas que fazem parte da cadeia de fornecimento do setor temem falta de novas encomendas por parte da estatal
Petrobras informou nesta terça-feira (18) que rescindiu o contrato de US$ 720 milhões com a Iesa Óleo e Gás para a construção de módulos de compressão de gás para plataformas de petróleo no polo naval de Jacuí, em Charqueadas (RS). Segundo o comunicado divulgado pela estatal, “será realizada, oportunamente, nova licitação para a contratação dos serviços”. A decisão foi tomada, na última sexta-feira (14), depois que o diretor-presidente da Iesa, Valdir Lima Carreiro, e o diretor Otto Garrido Sparenberg, tiveram prisão temporária decretada na Operação Lava-Jato da Polícia Federal.
Este é mais um capítulo da atribulada história da Iesa. Nos últimos meses, a empresa enfrentava dificuldades para cumprir o contrato de construção dos 32 módulos encomendados pela Petrobras, em razão de problemas econômicos enfrentados pelo seu grupo controlador, a Inepar, que entrou em processo de recuperação judicial em setembro. A unidade de Charqueadas vinha sofrendo com diversas paralisações de trabalho e férias coletivas. Em outubro, o estaleiro chegou a anunciar que teria condições de montar, ao menos, metade dos módulos contratados, garantindo o emprego dos metalúrgicos da unidade de Charqueadas pelos dois anos seguintes (leia aqui). Com a recisão do acordo com a Petrobras, a empresa vai demitir os cerca de mil funcionários na próxima segunda-feira.
Setor naval gaúcho em xeque
A recisão do contrato da Petrobras com a Iesa Óleo e Gás e as recentes denúncias envolvendo a estatal deixaram o setor naval gaúcho em alerta. “É um revés grande, pois era o maior empreendimento da região”, lamenta Marcus Coester, integrante do Comitê de Óleo e Gás da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Uma comitiva de Charqueadas e prefeitos de outros municípios da região se reuniu na terça-feira (18) com o vice-presidente Michel Temer, em Brasília, para negociar a permanência da produção dos módulos em Charqueadas. A ideia é que outra empresa assuma a produção.
Em nota, o Governo do Estado esclareceu que o rompimento do contrato não significa o fim do polo naval e que a empresa Metasa, também instalada em Charqueadas e que trabalhava inicialmente como fornecedora da Iesa, já diversifica sua carteira de clientes, com novos contratos. Para Coester, apesar de ser um “golpe” para a região, o polo de Jacuí mantém sua vantagem competitiva por ter uma locação geográfica privilegiada. “Vai depender da mobilização do governo e da indústria para atrair outras empresas e desenvolver companhias locais. Mas é um processo demorado”, ressalva.
No sul, há também o receio de que a crise na Petrobras se estenda ao polo naval de Rio Grande, o principal do estado. Fornecedores da Ecovix, que faz cascos de plataformas para a estatal em Rio Grande, revelaram que a empresa informou a necessidade de fazer uma forte redução de custos devido à dificuldade para receber pagamentos. Com isso, teria de dispensar, até o dia 5 de dezembro, cerca de 40% da força de trabalho composta por 9,5 mil pessoas entre trabalhadores diretos e indiretos. A Ecovix que é controlada pela Engevix, também envolvida na Lava-Jato, negou as demissões.
Coester constata que a maior preocupação da indústria naval no momento é com a suspensão ou adiamento das novas encomendas por parte da Petrobras. Como o ambiente atual não se mostra propício a novos contratos, o diretor do Grupo Coester acredita que haverá um período de “baixa” nos próximos dois anos, o que afetaria não só os estaleiros, mas toda a cadeia de fornecedores do setor. “Será preciso reacomodar toda a estratégia de fornecedores e reorganizar os contratos. Para a atração de novos empreendimentos, não é o melhor momento”, reconhece.
Mesmo assim, Coester acredita na retomada do ciclo de produção de petróleo e da continuidade do desenvolvimento e dos investimentos no setor. Ele lembra que o Brasil tem outras operadoras, além da Petrobras, licenciadas para explorar petróleo e com o compromisso contratual de fazer investimentos locais. “O processo de produção vai reduzir a velocidade, mas vai continuar andando. Além disso, a importância do pré-sal para suprir as necessidades energéticas mundiais continua na pauta e o Brasil é rico em campos para exploração”, completa, otimista.
Dono de oito laboratórios clandestinos é preso em flagrante em Salvador
A Sucom informou em nota que interditou e multou a Clínica Pedro Teixeira, em Permanbués, e a Climolab, no Barbalho, por funcionarem sem alvará. Os proprietários foram autuados e publicidades irregulares nos locais foram removidas. A Climolab ainda foi multada por fazer obras sem alvará, tendo a construção embargada.
OMS revisa para 5.420 os mortos e 15.145 os casos de Ebola
O número de mortos na epidemia de Ebola chega a 5.420 em oito países da África, de um total de 15.145 infectados pelo vírus, segundo um boletim da Organização Mundial da Saúde, publicado nesta quarta-feira.
O balanço anterior da OMS, publicado em 14 de novembro, calculou 5.177 mortos e 14.413 casos. O novo boletim traz números atualizados até 16 de novembro.
A OMS estima que os números destes balanços não são exatos devido à falta de notificações.
PAÍSES PARTICULARMENTE AFETADOS: LIBÉRIA, GUINÉ E SERRA LEOA
A epidemia, a mais grave desde a identificação do vírus, em 1976, surgiu na Guiné no fim de dezembro de 2013. Em 16 de novembro, foram registrados naquele país 1.192 mortes de 1.971 casos.
Na Libéria, foram registrados 2.964 mortes de 7.069 casos.
Em Serra Leoa, a OMS contabilizou 1.250 mortes de 6.073 casos.
No Mali, o último país afetado pelo vírus, a OMS registrou 6 casos, que provocaram 5 mortes.
O balanço na Nigéria e no Senegal permaneceu inalterado em mais de 49 dias, com 20 casos, sendo oito mortais na Nigéria e um no Senegal, um estudante guineano cuja cura foi anunciada pelas autoridades em 10 de setembro. Estes dois países foram retirados da lista daqueles afetados pela epidemia.
O número de mortos entre funcionários da saúde aumentou ainda mais, com 329 mortos e 568 contaminações (324 mortes e 570 casos no balanço anterior). Vários casos de contaminação foi requalificados e retirados do balanço.
Nos Estados Unidos, quatro casos foram registrados mas apenas um paciente liberiano, de volta de seu país, morreu vítima da doença.
A Espanha registrou um caso de infecção, uma auxiliar de enfermagem que cuidou de dois missionários contaminados e repatriados a Madri, onde morreram em agosto e setembro. A enfermeira foi declarada curada posteriormente.
AFP
Ibovespa sobe 2,58% e Petrobras quebra sequência de quedas
Na véspera do feriado na capital paulista,Ibovespa encerrou com alta de 2,58%; volume de negociação foi de R$ 8 bilhões
O principal índice da Bovespa fechou em alta de 2,58% nesta quarta-feira (19) pelo segundo dia consecutivo, superando os 53 mil pontos, em meio a especulações sobre a equipe econômica no segundo mandato de Dilma Rousseff e ganhos das ações da Petrobras após quatro pregões seguidos no vermelho. As ações da estatal subiram 1,77% (PN) e 1,84% (ON) hoje.
O pregão ainda foi marcado pela expectativa de divulgação da ata da reunião do Federal Reserve, que corroborou a ampliação de ganhos nos ajustes finais ao mostrar o BC norte-americano diante de quadro ainda turvo sobre a economia dos EUA.
Na véspera do feriado na capital paulista, o Ibovespa encerrou com elevação de 2,58%, a 53.402 pontos. O volume financeiro da sessão somou R$ 8 bilhões.
"Há um otimismo com nomes (que tem sido mencionados na mídia) para a equipe econômica", disse o operador Thiago Montenegro, da Quantitas Asset Management, referindo-se às influências do front doméstico.
Ele citou que o movimento teve início na véspera, quando voltaram a ser cotados profissionais como o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles e o presidente-executivo do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, além do atual titular do BC, Alexandre Tombini.
Uma fonte do governo disse à Reuters nesta quarta-feira que a presidente Dilma está "perto" de anunciar o próximo ministro da Fazenda.
Para o analista Marco Aurélio Barbosa, da CM Capital Markets, tais especulações só servem para retardar as decisões de investimentos e trazer volatilidade. "A presidente precisa anunciar seu novo ministro da Fazenda o quanto antes, e dar rumo claro à sua política econômica", avaliou em nota a clientes.
Montenegro disse que também havia comentários nas mesas de operações de "estrangeiro bastante ativo na compra".
As ações da Petrobras, que vêm sendo fortemente afetadas pelo noticiário ligado à operação Lava Jato da Polícia Federal, experimentaram trégua e foram importante suporte para o índice, com as preferenciais e as ordinárias subindo 2,7%.
O analista Alexander Burgansky, do Deutsche Bank, colocou empresa como "top pick", com recomendação de "compra", em relatório de início de cobertura do setor na América Latina, citando que estatal parece estar no caminho de se tornar a empresa com crescimento mais rápido de produção entre as grandes petroleiras globais.
Eletrobras também teve forte recuperação, com as ações ordinárias em alta de 8,2%, após acumularem perdas no mês até a véspera ao redor de 15%, enquanto os papéis preferenciais subiram 4,4%.
Mas o principal suporte veio do setor financeiro, particularmente bancos, com Itaú Unibanco em alta de 4%, Bradesco com elevação de 4,3% e Banco do Brasil com ganho de 5,9%.
As ações da empresa de telecomunicações Oi disparou após acionistas da operadora aprovarem um grupamento de ações.
Na ponta contrária, Embraer foi destaque negativo após adiamento da votação do projeto que cria o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional. O dólar em queda também a prejudicou, assim como outras exportadoras.
Reuters
Todo adolescente brasileiro usa rede social
Facebook é a rede social mais acessada pelos jovens brasileiros / Divulgação
Pesquisa foi realizada com 4 mil jovens entre 11 e 16 anos com acesso à internet; média mundial é 78%
Por: Diário SP Online
Uma pesquisa recente divulgada pela AVG apontou que 99% dos jovens brasileiros entre 11 e 16 anos que tem acesso à internet possuem conta em alguma rede social. O levantamento foi feito com 4 mil adolescentes em nove países – além do Brasil, Alemanha, Austrália, Canadá, EUA, França, Reino Unido, República Tcheca e Nova Zelândia. No restante do mundo, a média de usuários de redes sociais com esta faixa etária é de 78%.
O estudo surpreende, pois, a idade mínima para fazer cadastro no Facebook, a rede social mais usada no Brasil, segundo levantamento da ferramenta de inteligência em marketing digital da Serasa Experian, Hitwise, divulgado em janeiro, é de 13 anos.
De acordo com a AVG, a rede social de Mark Zuckerberg também é a mais utilizada pelos jovens, seguida de Instagram e Twitter.
Redes sociais mais usadas no Brasil (público geral – janeiro 2014):
1º - Facebook
2º - YouTube
3º - Twitter
4º - Ask.fm
5º - Yahoo Answers Brasil
6º - Instagram
7º - Orkut
8º - Badoo
9º Bate-papo Uol
10º - Gloogle +
fonte: diariosp.com.br
Pesquisa reduz fumo associando cheiro do cigarro a odor de peixe podre
Fumantes que participaram da experiência diminuíram o consumo de cigarros em 30%
Uma pesquisarealizada por cientistas do departamento de Neurobiologia do Instituto Weizmann, em Israel, induziu 66 voluntários fumantes a associações inconscientes entre o cheiro de cigarro e o de peixe podre durante o sono e conseguiu reduzirconsideravelmente oconsumo de cigarros.
Publicada no "Journal of Neuroscience", a pesquisa envolveu o Laboratório do Olfato do Instituto e o Laboratório do Sono. Numa noite de sono, todos os voluntários foram expostos, com o auxílio de uma máscara, ao cheiro de cigarros alternado com odores de peixes e de ovos podres. Os fumantes relataram, uma semana após a experiência, que diminuíram em 30% o seu consumo de cigarros, conforme afirma Anat Arzi, neurobióloga e diretora do estudo.
"A pesquisa demonstra que a aprendizagem durante o sono pode influenciar nosso comportamento quando estamos acordados. Utilizamos o fumo porque se trata de um comportamento repetitivo e cotidiano, fácil de medir", afirmou a pesquisadora à BBC Brasil, que também acrescenta que o cheiro, até mesmo sendo forte, ao contrário de outros estímulos como a luz ou toque, por exemplo, ajuda com que as pessoas continuem dormindo, permanecendo em estado de inconsciência. "O olfato humano pode ser uma via de acesso para a mente adormecida".
O fato foi comprovado quando os voluntários acordavam e não lembravam dos cheiros aos quais foram expostos durante a noite. A associação inconsciente, no entanto, ocorreu, pois todos passaram a fumar menos. Os fumantes também foram expostos aos cheiros enquanto estavam acordados, mas neste caso, a associação não gerou mudanças de comportamento.
Mesmo que a experiência indique para a possível eficácia do método, Arzi alerta para a necessidade de mais pesquisas sobre o tema. "Ainda são necessárias pesquisas mais aprofundadas e específicas, que examinem as reações a longo prazo".
Dependendo do desenvolvimento e eficácia das próximas pesquisas, o fumantes poderão um dia ter em casa seus próprios aparelhos.
"Do ponto de vista técnico é possivel construir um aparelho móvel que poderia ser utilizado por fumantes em suas casas", antecipou Arzi. Dependendo da intensidade e da frequência do tratamentos, os fumantes poderiam até deixar o vício para trás.
Redação O POVO Online
França identifica segundo francês entre carrascos do EI e reforça esquema militar
O francês Maxime Hauchard (D) junto a outro membro do Estado Islâmico em um vídeo divulgado em 16 de novembro de 2014
Paris revelou nesta quarta-feira a identidade de um segundo francês entre os carrascos que participaram da decapitação de 18 prisioneiros sírios divulgada em um vídeo do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), e anunciou o reforço de seu esquema militar perto do local das operações no Iraque.
Nesta terça, um suicida detonou um carro-bomba na região autônoma do Curdistão iraquiano, em guerra contra os jihadistas, matando quatro pessoas.
A França já havia confirmado na segunda-feira a presença de um jovem francês de 22 anos, Maxime Hauchard, no vídeo de propaganda do EI que mostra a execução de 18 sírios e a cabeça do refém americano Peter Kassig.
O segundo francês, um jovem de 22 anos de origem portuguesa, Mickael dos Santos, também teria se convertido ao Islã e viajado no outono de 2013 à Síria para se juntar à jihad, adotando o nome de guerra Abu Othman, segundo uma fonte ligada ao caso.
Mickael dos Santos "é conhecido por seu envolvimento com o terrorismo na Síria e por seu comportamento violento exibido nas redes sociais", declarou o primeiro-ministro francês, Manuel Valls.
Ele informou que "mais de mil" franceses fazem parte do movimento extremista na Síria. Entre eles, "cerca de cinquenta" foram mortos nos combates.
Nesta quarta-feira - em outro vídeo do EI - três membros franceses do grupo pedem a seus compatriotas que ataquem a França por todos os meios possíveis.
Os três homens, que se identificam como Abu Osama al-Faranci, Abu Maryam al-Faranci e Abu Salman al-Faranci, queimam seu passaporte diante da câmera.
Efeito de horror
Além dos dois franceses, os outros 16 combatentes que aparecem no vídeo divulgado no domingo não foram identificados. Alguns possuem traços ocidentais ou asiáticos.
Um jornal belga informou sobre a possível presença no grupo de um belga que deixou seu país para se juntar aos jihadistas em outubro de 2012, mas as autoridades não confirmaram essa informação.
O vídeo também mostra um homem que poderia ser o britânico apelidado de "Jihadi John" pela mídia britânica, e que aparece mascarado tendo a cabeça decepada de Peter Kassig aos seus pés. Esse homem é considerado o suposto assassino dos jornalistas americanos James Foley e Steven Sotloff e dos agentes humanitários britânicos Alan Henning e David Haines.
Para o presidente francês, François Hollande, o EI tenta "criar um efeito de horror" com essa mensagem: "Vejam (...) do que seus cidadãos seriam capazes".
Os convertidos representam 20% dos jihadistas franceses que são, em sua grande maioria, recrutados na internet, de acordo com fontes da inteligência francesa.
Ataque suicida
O EI espalha terror nos territórios sob seu controle no Iraque e na Síria.
Nesta quarta-feira, um atentado suicida matou quatro pessoas, incluindo dois policiais em Erbil, capital do Curdistão iraquiano.
O suicida jogou seu veículo contra o principal posto de controle na estrada que leva à sede do governo nessa cidade no norte do Iraque.
O ataque não foi reivindicado, mas o tipo de operação é o mesmo dos atentados cometidos por grupos armados extremistas sunitas no Iraque, incluindo o EI.
As forças de segurança curdas enfrentam o EI sozinhas ou ao lado das tropas federais iraquianas. Os extremistas tomaram em junho grandes faixas de terra ao norte de Bagdá, algumas muito próximas ao Curdistão.
Alguns peshmergas, como são conhecidos os combatentes curdos iraquianos, também foram enviados recentemente à cidade curda síria de Kobane, para ajudar em sua defesa contra o EI.
O EI, no entanto, começa a sofrer derrotas, particularmente no Iraque. Com o apoio dos ataques aéreos da coalizão internacional e a ajuda de milícias e membros de tribos, as forças iraquianas avançaram na semana passada frente aos jihadistas, rompendo o cerco à maior refinaria de petróleo do país, depois de ter reconquistado a cidade de Baiji e uma barragem ao norte de Bagdá.
Enquanto isso, o presidente americano Barack Obama anunciou uma "nova fase" nesta guerra com o envio de mais 1.500 conselheiros, que se somarão ao contingente americano já presente no país, de onde os militares americanos tinham se retirado no final de 2011.
Descartando o envio de tropas terrestres, os Estados Unidos e seus aliados da coalizão aumentaram recentemente a frequência de seus ataques aéreos contra os jihadistas.
A França, que participa nas operações no Iraque, realizou novos ataques contra posições do EI e anunciou o reforço de seu esquema militar na região, sem confirmar o envio de seis bombardeiros Mirage à Jordânia, como havia sido anunciado pela imprensa.
Até o momento, Paris participa das operações com nove caças Rafale baseados nos Emirados Árabes Unidos.
Segundo o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, que a coalizão internacional gostaria que participasse mais ativamente da luta contra os jihadistas, os Estados Unidos não atenderam às condições impostas por Ancara.
A Turquia quer, entre outras medidas, a criação de uma zona de exclusão aérea na fronteira com a Síria.
AFP
OMS: um bilhão de pessoas no mundo ainda vivem sem sanitários
Getty Images - Um bilhão de pessoas não têm rede de esgoto; 750 milhões não têm água potável.
Cerca de um bilhão de pessoas ainda não têm acesso a sanitários, o que representa um risco potencial para a propagação de doenças, como demonstrou a disseminação da febre hemorrágica do vírus Ebola, destacou um informe anual, publicado pela OMS.
Na Nigéria tem havido apelos à população para que evite a prática de defecar ao ar livre pelo temor de que o vírus se propague pelos líquidos humanos, indicou nesta quarta-feira a Organização Mundial da Saúde, em seu relatório anual dedicado ao acesso à água e aos sanitários.
Na Libéria, o país mais afetado pela epidemia, cerca da metade dos 4,2 milhões de habitantes não utilizam sanitários. Em Serra Leoa, outro país castigado pelo Ebola, a proporção é estimada em 28% da população, acrescentou o informe.
Embora tenha havido progressos no acesso à água potável e aos sanitários, o documento destacou que "a falta de financiamento continua a limitar estes avanços".
Na África subsaariana, onde 25% da população defeca ao ar livre, estimativas indicam que uma criança morre a cada dois minutos e meio, após ingerir água não potável ou como consequência da falta de sanitários e de higiene.
Deste bilhão de pessoas sem acesso a sanitários, 825 milhões se concentram em apenas dez países, cinco deles na Ásia, sendo que a Índia aparece na liderança, com 597 milhões de pessoas, seguida de Indonésia, Paquistão, Nepal e China (10 milhões). Na África, além da Nigéria (39 milhões), completam a lista Etiópia, Sudão, Níger e Moçambique (10 milhões).
"É tempo de agir (...) Nós não sabemos ainda qual será a agenda para o desenvolvimento sustentável após 2015, mas nós sabemos que a água e os sanitários devem ser prioridades claras, se quisermos criar um futuro que permitirá que todos se beneficiem de uma vida sadia, digna e próspera", destacou, durante a apresentação do informe, Michel Jarraud, encarregado de água na ONU e secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
AFP
Para você Refletir ! - Por Maria Otilia
Ele aproximou-se do tubarão que lhe pediu para que o soltasse. O homem ficou com pena do animal e libertou-o.
Mas o tubarão que estava há muitos dias preso e com muita fome, assim que se viu solto, atirou-se sobre o homem e segurou-o para o comer.
O homem muito aflito gritava:
- Mas isso não pode ser. Ainda agora te salvei da rede e tu queres me comer?
O tubarão respondeu:
- Vou-te comer para não morrer de fome.
- Pois não me comas sem antes escutarmos três conselhos dos três primeiros fôlegos vivos que encontrarmos. Se todos falarem por uma boca, está o julgamento aprovado. Mas se falar um por uma boca e dois por outra, a maioria é que vence.
Eles chegaram perto da terra, avistaram um burro velho e perguntaram:
- Óh burro! Por bem fazer, mal haver?
Respondeu o burro:
- Sempre foi e há de ser.
- E por que tu dizes isso? - perguntou o homem.
- Porque quando eu era um burro novo, meu amo até numa rede me trazia por causa das moscas. Quando ele ia montado, eu ia alegre e saltitante. Agora que sou velho, ele desprezou-me, deixou-me às moscas. Pagou-me o bem com o mal.
- Como vês, homem, um já está a meu favor - disse o tubarão.
Pouco depois passa um galgo velho em pele e osso.
Pergunta-lhe o homem:
- Por bem fazer, mal haver?
Responde o galgo:
- Sempre foi e há de ser.
- Por que tu dizes isso?
- Por que quando eu era galgo novo, meu amo ia comigo para o monte à caça e eu corria aquela serra toda atrás de caça para ele. Tinha-me tanto amor que não dava um passo sem mim. Hoje que estou velho abandonou-me, deixou-me aqui ao Deus dará, que nem forças para procurar comida não tenho mais. Pagou-me o bem com o mal.
O tubarão já se preparava para comer o homem quando este disse:
- Alto lá, ainda falta um.
Apareceu então uma raposa e o homem perguntou-lhe:
- Por bem fazer, mal haver?
E a raposa respondeu:
- Não. Eu não posso lavrar a sentença sem antes ver o crime.
Pergunta o homem:
- Então como se há de restabelecer a cena do crime?
Responde a raposa:
- Volte o tubarão para a rede. Só assim nós teremos condições de reconstituir tão nobre causa.
O tubarão não gostou da decisão da raposa, mas por uma questão de justiça, foi para a rede.
O homem assim que o viu na rede, enroscou-o mais do que estava antes.
A raposa então falou:
- Agora que venha o homem cá para a terra.
Quando o homem chegou a terra, a raposa voltou-se para o tubarão e proferiu a sentença:
“Por bem fazer, mal haver.
Sempre foi e há de ser.
Quem quiser fugir que fuja.
Que eu assim vou fazer.”
O homem fugiu para um lado, a raposa para o outro e o tubarão ficou preso na rede.
Logo mais adiante, a raposa fingiu-se de morta, no caminho, à frente do homem. O homem chegou até ela e disse:
- Ai! Coitadinha da raposa. Ainda agora me salvou e já fizeram uma maldade destas com ela.
Pegou a raposa, tirou-a do caminho e disse:
- Descansa em paz amiga - e foi-se embora.
A raposa levantou-se e foi outra vez colocar-se no caminho à frente do homem a fingir-se de morta.
Novamente, o homem teve pena dela e tirou-a do caminho. Mas a raposa voltou pela terceira vez e deitou-se à frente dele. Achando que a raposa estava a fazer pouco caso, pegou uma vara e deu-lhe umas boas varadas.
A raposa se levantou e falou:
- Vês homem! Como me pagas o bem com o mal? Por bem fazer, mal haver.
Irritado o homem correu atrás dela. A raposa correu à frente, foi a casa do homem e comeu-lhe as sete galinhas que tinha na capoeira. Mas a porta da capoeira se fechava sozinha e só abria por fora. E a raposa ficou trancada lá dentro.
Quando o homem chegou a casa, viu a raposa trancada na capoeira e não viu as galinhas. Então pegou um pau e começou a correr atrás da raposa, que gritava:
- Perdoe-me, senhor juiz, que eu sete lhe comi, mas quatorze lhe darei, nem que eu à fome morra. Eu só não quero sentir, o peso da sua cachaporra.
Moral: “Onde não há justiça, não há direito”.
“O juiz é condenado quando o culpado é absolvido”.
O caçador de onça - Por: Emerson Monteiro

Conversa vai, conversa vem, restaria perdida a argumentação do profissional de que deixara aquela vida predatória, obediente aos rigores da legislação atual da ecologia. Diz o populacho que quando dinheiro e peia não resolvem é que usaram pouco, nisso o mateiro aceitou fácil fácil a proposta dos capitalistas circenses.
E viajaram juntos às quebradas, construindo bem no âmago da mata um barracão em que ficaram instalados alguns dias.
Data prevista, o caçador de felinos deixaria os estrangeiros acomodados na colocação jogando carteado animado numa mesinha improvisada, enquanto, ansiosos pelo sucesso de Euletério, saboreariam vinho tinto com carne de pato, no primor da cozinha daquelas bandas.
Ele fora na busca dos primeiros exemplares raros de onça que existiam nas brenhas escondidas, logo deparando com a primeira delas, pintada de não ter tamanho, tipo ideal que serviria de sobra aos visitantes.
Corre daqui, negaceia dali, perdeu os equipamentos de trabalho na surpresa, meio enferrujado na antiga atividade, nisso largando rede e carabina. Desesperado, arrancou na direção da clareira onde ficava o barracão, com a fera no seu encalço, pega, não pega. Faltava quase nada, quando avistou a casa improvisada e uma janela salvadora, pela qual pulou bem no meio da sala. Assustara os homens da encomenda, mas, seguido quase ao mesmo tempo pela gata feroz, ainda gritou com força, avisando:
- Os senhores seguram essa, que eu vou de volta à procura de mais outra – saindo apressado pela porta principal que teve chance de puxar e deixar o grupo reunido, empresários e onça, o bicho buliçoso que acabara de caçar.
A sociedade como conhecemos, ACABOU ! - Por: Dihelson Mendonça
Operários limpam área da usina em Barbalha

Estudo consegue realizar transmissão de pensamento por telepatia
Publicado pela revista PLoS ONE, o estudo consistia em separar as seis pessoas em três pares, sendo um receptor e um transmissor. O primeiro jogava um videogame no qual defendia uma cidade. O segundo pensava "Fogo!" quando julgasse o disparo necessário. Os sinais cerebrais deste eram transmitidos por internet para o cérebro do receptor, fazendo com que a mão deste disparasse o canhão.
Principiante, o teste ainda pode avançar bastante nos próximos anos. A precisão atual varia bastante, entre 25 a 83%, dependendo do par avaliado. A pesquisa leva em conta que, no futuro, esse tipo de estudo poderá ser muito relevante para tratar pessoas com lesões ou doenças que envolvam o cérebro.
Chove em 42 cidades; Tauá registra 86mm
Taxa de desemprego tem terceira redução seguida em outubro, diz IBGE
Sobe para cinco número de mortos após ataque a sinagoga de Jerusalém
Zidan Sif havia sido um dos primeiros policiais a chegar ao local e tinha cinco filhos; primeiro-ministro condenou os ataques
Polícia prende quatro suspeitos pelo desaparecimento da Miss Honduras 2014

Fonte: Último Segundo
FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri
Conheça a Fonte Musical:
Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:
As últimas novidades em instrumentos musicais
Um verdadeiro supermercado da música
Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.
Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )
200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com
Israel derruba casa de palestino responsável por atentado
Jerusalém - O exército e a polícia de Israel destruíram nesta quarta-feira, em Jerusalém Oriental, a casa de um palestino que cometeu um atentado em outubro, quando matou duas pessoas ao avançar com o carro contra um ponto de ônibus. "A casa deste terrorista, que atropelou com um carro civis israelenses e matou um bebê e uma jovem mulher em 22 de outubro, em um ponto de ônibus de Jerusalém, foi destruída em Silwan", bairro de Jerusalém Oriental, afirma um comunicado do exército. O autor do atentado, Abed al-Rahman al-Shaludi, foi morto pela polícia. Ele avançou com o carro contra um grupo de passageiros e matou um bebê com dupla cidadania israelense-americana e uma jovem equatoriana. A destruição da residência acontece em um momento de tensão em Jerusalém, que aumentou na terça-feira após um ataque contra uma sinagoga que matou quatro fiéis e um policial. Os dois criminosos palestinos foram mortos. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, advertiu que responderá com "mão de ferro" ao que chamou de "onda terrorista em Jerusalém". Ele ordenou a destruição das casas dos homens que atacaram a sinagoga, dois primos de Jerusalém Oriental que estavam armados com machados e uma pistola e atacaram no momento da oração matinal.
Relatório da OMS indica que 748 milhões de pessoas não têm água potável
Mulheres são submetidas a teste de virgindade para entrar na polícia indonésia
Fonte: correio24horas
Bovespa sobe; ações da Petrobras atingem menor valor desde março
Bolsa fechou em alta após três pregões consecutivos de queda. O Ibovespa avançou 1,57%, a 52.061 pontos.
