
15 outubro 2014
Irmãos são baleados por comerciante, após discussão por cadeira na calçada

Radialista Fagner Barros lança mais dois livros de cordéis
50 pessoas são presas pela PF em vários estados por crime de pornografia infantil. Uma das prisões ocorreu em Juazeiro do Norte
A investigação foi iniciada há um ano e pelo menos seis crianças foram resgatadas de situações de abuso ou de iminente estupro. Até o momento, somente as polícias dos Estados Unidos e da Inglaterra realizaram investigações de crimes praticados através da Deep Web.
Presos do Ceará são transferidos para presídios federais
Trata-se de Francisco de Assis Fernandes da Silva (38), mais conhecido como “Barrinha”, responde por roubo, sequestro, falsidade ideológica e homicídio, e Jucelino Costa da Fonseca (34), o “Juca”, responde por latrocínio e roubo. Os dois são têm envolvimento em ações criminosas relacionadas ao tráfico de entorpecentes e roubos a estabelecimentos bancários.
Ambos foram deslocados para o presídio federal de Campo Grande (MS), juntamente com outros nove presos - sendo quatro deles de Alagoas (AL), três da Paraíba (PB) e dois de Pernambuco (PE).
Suspeito de ser serial killer em Goiás assume 39 mortes

Forças federais serão deslocadas para mais de 200 municípios nas eleições

Dom Pedro II e os professores ( Postado por Armando Lopes Rafael )
Hoje, no dia 15 de Outubro, é comemorado no Brasil o dia do professor e a Pró Monarquia fará suas homenagens por meio de desta publicação sobre o nosso Imperador Dom Pedro II e suas ações para aprimorar a instrução pública no Brasil, assim como sua paixão pela profissão, que como o papel do monarca tem comum objetivo de um futuro melhor para nação.
Baseado em texto de “Revivendo o Brasil-Império”
Imagem: Dom Pedro II, 1858-1861, gravura de Léon Noël baseada em fotografia de Victor Frond, atualmente na Biblioteca Nacional do Brasil.
Postagem original: Face book da Casa Imperial
EM CIMA DA HORA: Datafolha divulga a 2ª Pesquisa do segundo turno: a menos de duas semanas da eleição, Aécio e Dilma mantêm empate técnico

Postado por Armando Lopes Rafael
Numa eleição atípica, médicos iniciam campanha contra o programa “Mais Médicos” e os cubanos que trabalham no Brasil (postado por Armando Rafael)
Um grupo de médicos de Feira de Santana, na Bahia, liderado pelo médico e escritor Eduardo Leite, lançou o movimento "Feira Apoia Aécio", num evento com participação do prefeito José Ronaldo (DEM) e de Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM), prefeito de Salvador. No Rio Grande do Norte, um grupo de médicos resolveu bancar do próprio bolso material de campanha pró-Aécio. Profissionais de Caicó, no interior do Estado, postaram fotos e o número do candidato em seus perfis pessoais e profissionais. A Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) reafirmou a adesão a Aécio, que já havia sido assumida ainda no 1.º turno. Em São Paulo, o Conselho Regional de Medicina (Cremesp) vai lançar na próxima semana o resultado de uma pesquisa feita na capital cujo objetivo é mostrar que nem os protocolos mínimos definidos pelo Mais Médicos estão sendo cumpridos.
No Pará, estudantes de medicina de três instituições - Universidade Federal do Pará, Universidade Estadual do Pará e Centro Universitário do Estado do Pará - declararam nesta terça-feira, 14, apoio a Aécio e à reeleição do governador Simão Jatene, também do PSDB, e se manifestaram contra o Mais Médicos. "Eles tratam os médicos como responsáveis pelo descaso na saúde" afirmou o estudante Igor Vinagre. Em Uberaba (MG), alunos de Medicina convidados a dar palestra sobre prevenção do câncer de mama numa unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), semana passada, compareceram usando pins de Aécio e exibiram na tela de projeção foto com nome e número do candidato. A prefeitura abriu sindicância para apurar o caso. De acordo com a controladoria municipal, a lei proíbe propaganda eleitoral no interior de órgãos públicos.
Fonte: Agência Estado, 15/10/2014
No mais
Cuba infiltrou militares no programa Mais Médicos
(Publicado na coluna “Diário do Poder”, de Cláudio Humberto, 16-10-2014)
Informe reservado “Mensagem Direta de Inteligência” (MDI) ao ministro Celso Amorim (Defesa) atestou que a ditadura cubana infiltrou militares no programa Mais Médicos. A descoberta foi da Base de Administração e Apoio do Ibirapuera, do Comando Militar do Sudeste, em São Paulo, que recebe gente do Mais Médicos. Ouvido, um suspeito confessou ser capitão do Exército cubano, e que não está sozinho. Amorim nada fez. Militares brasileiros desconfiaram do “médico” por seus hábitos de caserna (cama sempre arrumada, por exemplo). Era o capitão cubano. A infiltração de militares no Mais Médicos repercutiu na Câmara. O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) quer convocar Amorim a se explicar. Bolsonaro avisa que não adianta Celso Amorim negar a existência do informe reservado que lhe foi enviado: ele obteve cópia do documento.
Juazeiro do Norte recebe seminário de dança do Cariri
Rosa Ana Druot faz parte da lista de convidados para o evento realizado no estado do Ceará
Evento contará com palestras, oficinas, debates, apresentação de comunicações e artigos científicos, além de espetáculos.
Tema: “Tradição e contemporaneidade”
Projeto contemplado no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013
Data: 14 a 16 de outubro de 2014
Locais:
Rua Conceição, nº 1.391, bairro São Miguel – Juazeiro do Norte/CE Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri Rua São Pedro, 337 – Centro – Juazeiro do Norte/CE
Fundação Nacional das Artes
MPE pede reforço da Força Nacional para o 2º turno das eleições no Ceará
Reforço é para as cidades da Região Metropolitana de Fortaleza.
Candidatos do 2º turno trocam acusações de milícias e uso da máquina.
O Menistério Público Eleitoral no Ceará solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral nesta segunda-feira (13) a presença da Força Nacional no Ceará durante as eleições do segundo turno, em 26 de outubro. O pedido do TRE poderá ser foi feito ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso o reforço seja atendido, a Força Nacional deverá atuar De acordo com o Ministério Público Eleitoral, a presença de tropas federais seria necessária nas cidades de Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, além da capital cearense.
A partir deste pedido do MPE, a presidente do TRE-CE, desembargadora Iracema do Vale, enviará ofício ao Governador do Ceará, Cid Gomes, para que ele se manifeste sobre a necessidade do reforço de tropas federais “para garantir a lisura e a segurança do pleito”.
O pedido foi feito após o governador Cid Gomes ter apontado a presença de milícias policiais facilitando um esquema de crimes eleitorais.
Após a votação no primeiro turno, em 5 de outubro, o governador do Ceará, Cid Gomes, havia citado uso de uma suposta milícia, comandada por políticos apoiadores de Eunício Oliveira (PMDB). Eunício Oliveira disputa o cargo de governador no segundo turno com Camilo Santana (PT), apoiado por Cid Gomes. Ainda em 5 de outubro, Eunício havia denunciado Cid por suposto uso da máquina pública a favor de Camilo Santana. Os dois negam as acusações de irregularidades.
“Tem-se portanto manifesto temor de que venha a ocorrer o cerceamento ao regular exercício das atividades policiais afetas à Polícia Militar. Bem como que novamente seja posta em prática a esdrúxula medida de fixar as viaturas em pontos base e somente permitir que ingressem em circulação a partir do que for determinado pelos órgãos de segurança pública. Por outro lado, tem-se situação de notório acirramento de ânimos considerando o engajamento em campanha eleitoral do candidato Capitão Wagner, candidato mais votado ao cargo de Deputado Estadual, opositor do grupo político liderado pelo Governador Cid Ferreira Gomes”, registra o procurador Rômulo Conrado.
Do G1 CE
Morador de Juazeiro do Norte é preso por aliciar crianças em Minas Gerais pela Internet
Homem assumiu os abusos e foi preso em flagrante
Homem exibia os órgãos genitais pela webcam para as vítimas e as mandavam fazer o mesmo. O caso começou a ser investigado depois que o pai de uma das crianças denunciou
João Henrique do Vale
A distância superior a 1,5 mil quilômetros entre Ponte Nova, cidade na Região da Zona da Mata, e Juazeiro do Norte, no Ceará, não foi empecilho para a atuação de um pedófilo. Por meio das redes sociais, o homem conversava com crianças do município mineiro e as obrigava a tirar a roupa e fazer atos libidinosos. Um pai teve acesso aos diálogos e denunciou o caso a Polícia Civil. Com a divulgação do caso, vários colegas do garoto foram identificados como vítimas do cearense. Ele acabou preso nesta terça-feira em flagrante.
As investigações começaram há 30 dias depois que o pai de uma das vítimas teve acesso ao computador do filho. “Ele descobriu a página do senhor e pelo teor da conversa imaginou se tratar de uma situação de caso de pedofilia. O pai imprimiu todo o diálogo e trouxe na delegacia”, explica a delegada regional de Ponte Nova, Iara de Fátima Luiz Gomes.
Sebastião Sidner de Oliveira Lima criava perfis falsos no Facebook e se aproximava das crianças. Depois que o fato veio à tona, a delegada conseguiu detectar outras vítimas. “Ele aproveitava para fazer amizades com os colegas de suas vítimas. Então, conseguimos identificar várias crianças que foram assediadas. Não podemos falar o número total, mas posso dizer que são várias”, comentou a delegada.
Quando ganhava a confiança dos jovens, o homem começava a pedir para elas fazerem atos libidinosos. “O homem exibia as partes íntimas e ficava nu. Além disso, pedia para as crianças fazerem o mesmo”, diz Iara Gomes.
Prisão
Ao confirmar os atos criminosos de Sebastião, a Polícia Civil pediu a quebra de sigilo do endereço de IP do computador do homem e também o mandado de busca e apreensão. Ambos foram autorizados pela Justiça. Nesta terça-feira, uma operação foi montada com policiais da delegacia de Ponte Nova e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Sebastião foi encontrado em casa e não reagiu a prisão. No computador dele, que estava no imóvel, foram encontradas imagens e vídeos de crianças realizando atos sexuais. “Ele vai foi preso em flagrante e vai ficar em Juazeiro do Norte. Agora, vamos investigar outros casos em Ponte Nova. Não sabemos se ele chegou a ter contato físico com alguma criança, essa investigação vai ficar por conta da polícia da cidade”, afirma a delegada.
Estado de Minas
Professores defendem uso de recursos audiovisuais para ajudar alunos
A formação de professor começou na faculdade para Thiago Bahé. Foram estágios e plantões para tirar dúvidas que o colocaram em contato com os estudantes para ensinar uma disciplina temida: física. Ele graduou-se em 2011 e, desde então, está na sala de aula. Leciona na escola particular Mackenzie, no Lago Sul, em Brasília, e na rede pública, no Centro de Ensino Fundamental São José, em São Sebastião, no Distrito Federal, onde dá aulas para a Educação de Jovens e Adultos. Os alunos são todos do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
“Tenho convicção de que a gente precisa utilizar recursos que facilitem ou deixem a física mais concreta para os alunos”, diz Bahé, que utiliza recursos audiovisuais para ajudar na compreensão. São slides e simulações, muitas disponibilizadas por instituições de ensino superior como a Universidade de Brasília (UnB).
“Usei uma simulação para ensinar fenômenos sonoros. Com ela, os alunos puderam ver a imagem da onda e ouvir qual era o efeito gerado por aquele fenômeno. Diferente do quadro, ele teve a oportunidade de visualizar aquilo”, exemplifica o professor.
Com 26 anos, Thiago Bahé acredita que para conseguir o respeito dos alunos o principal caminho é mostrar domínio do conteúdo. “Se demonstrar insegurança ou que não se preparou, inevitavelmente o professor vai ser motivo de desconfiança e vai perder o controle”.
Mesmo tendo feito estágio em escolas durante a faculdade, Bahé diz que o que o ajudou a dar aula foi a experiência. “Acredito que o ensino de física ainda é feito por professores que estão envolvidos com a área de pesquisa, e o foco não é o ensino em si. Isso contribui muito para a distância do conteúdo visto ou a forma como é visto na universidade e em sala de aula”, diz.
O método de Bahé trouxe frutos. Ele iniciou um projeto próprio, um curso de acompanhamento para vestibular em turmas pequenas, até oito alunos. Estudante de mestrado, o professor tem vontade de dar aulas no ensino superior, formando futuros professores. “Acho que é necessária uma renovação dos cursos de licenciatura para que se tenha mais preparo para o ensino básico”, diz.
Desde julho, Yuri Soares Franca dá aulas de história para estudantes do Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho, escola da rede pública do Distrito Federal. Com 29 anos, ele seguiu os passos da mãe, que também é professora. Nas aulas, busca ensinar traçando um paralelo entre os acontecimentos históricos e os dias atuais. “Busco mostrar que o mundo foi historicamente e sociologicamente construído”, conta.
No próximo ano, o professor pretende pleitear equipamentos, como câmeras e máquinas fotográficas, por meio de programas governamentais, para incrementar o ensino com atividades práticas.
Para Yuri, ainda há muitos docentes que têm uma concepção errada dos jovens e da educação, e é preciso mudar essa visão para construir um bom ambiente na sala de aula. “É uma concepção que, muitas vezes, só vê o adolescente como problema e não como alguém com quem você precisa dialogar, mostrar o conteúdo com a realidade atual”, acrescenta.
Mesmo com as contradições do ambiente escolar, a avaliação que o professor faz da experiência de lecionar é positiva. “Muitas vezes, a estrutura não é a necessária, o salário nem sempre é o merecido, mas quando você coloca na balança os problemas e as vantagens, o prazer de trabalhar com a juventude supera as dificuldades". Para ele, ser professor é muito bom”.
Editor Graça Adjuto
Entra em operação plataforma da Petrobras na Bacia de Santos
IBGE mostra que vendas do comércio cresceram 1,1% em agosto
Sem adesão, horário de verão muda rotina de serviços no Ceará

TCU pede ao governo explicação sobre contratação direta da Petrobras
Decisão pode render até R$ 15 bilhões à União.
O Tribunal de Contas da União (TCU) quer que o governo explique a decisão, tomada no final de junho, de contratar a Petrobras, sem licitação, para explorar o volume excedente de óleo em quatro campos de petróleo do pré-sal: Búzios (antigo campo de Franco), Entorno de Iara, Florim e Nordeste de Tupi. A previsão é que a operação possa render R$ 15 bilhões aos cofres da União.
Em despacho do dia 30 de setembro, o ministro do TCU José Jorge determina que o Ministério de Minas e Energia explique a contratação direta da Petrobras e demonstre os benefícios da decisão tomada pelo governo.
A Petrobras já tinha desde 2010 autorização para retirar óleo dessas áreas, mas com produção de 5 bilhões de barris, sob contrato de cessão onerosa (em que se paga pelo direito de explorar). Porém, estudos apontaram capacidade bem superior de extração, de 10 a 14 bilhões de barris a mais, e o governo decidiu, em junho, contratar a estatal para explorar esse volume excedente. Além disso, a contratação foi feita em um regime diferente, chamado de partilha, em que o lucro da produção é dividido entre as empresas produtoras e a União. Pela decisão, a União receberia, ainda em 2014, R$ 2 bilhões pelo bônus de assinatura do contrato com a Petrobras. Além disso, o governo pode optar por antecipar, entre 2015 e 2018, uma parte dos valores do óleo a que tem direito. Essa antecipação é estimada em cerca de R$ 13 bilhões. Na época do anúncio, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, negou que o objetivo da decisão de contratar a Petrobras sem licitação seja aumentar e antecipar recursos para melhorar a arrecadação do governo. Segundo ele, abrir a exploração dessas áreas a outras empresas poderia atrasar os projetos e trazer risco jurídico aos contratos.
Esclarecimentos
O despacho do ministro José Jorge pede também que o ministério aponte os ganhos esperados com produção dos volumes excedentes e justifique, “considerando tratar-se de contratação direta para atividades de produção em áreas com fase exploratória concluída, para inclusão de valor de bônus de assinatura e previsão de antecipação de receitas no contrato, bem como para ausência, nos estudos econômicos, de avaliação acerca da razoabilidade da parcela do excedente em óleo estimada para remuneração da contratada [Petrobras].”
Relatório mostra que riqueza global avança para 263 trilhões de dólares e desigualdade aumenta
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 18,5 milhões nesta quarta
A Mega-Sena pode pagar nesta quarta-feira um prêmio de R$ 18,5 milhões para quem acertar as seis dezenas do concurso 1.644. No último sorteio, realizado no sábado, ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.643, acumulando os valores para o sorteio desta quarta-feira. Na ocasião, os números sorteados foram:
Apostadores podem concorrer ao prêmio em grupo com o Bolão Caixa: basta preencher no campo próprio do Bolão, no volante, a quantidade de pessoas que participarão da aposta. O apostador também pode solicitar diretamente ao atendente da lotérica, informando os números da aposta e a quantidade de cotas desejada.
Fonte: Portal Terra
PF cumpre mais de 100 mandados judiciais contra pedófilos no Brasil, incluindo Mato Grosso do Sul

Máquina que “fabrica” água inventada no Brasil
Segundo profissional de saúde é diagnosticado com Ebola nos EUA

Embraer entrega 34 aviões no 3º tri, pedidos firmes atingem recorde a US$22,1 bi

SÃO PAULO (Reuters) - A Embraer entregou 19 jatos comerciais e 15 executivos no terceiro trimestre de 2014, período em que os pedidos firmes a entregar (backlog) atingiram patamar recorde de 22,1 bilhões de dólares, informou a fabricante brasileira de aviões nesta quarta-feira. As 34 aeronaves entregues no período representam recuo ante as 44 entregues no mesmo trimestre do ano passado. No acumulado do ano até setembro, o total de entregas chegou a 126 aeronaves, contra 124 em igual intervalo de 2013. A carteira de pedidos firmes a entregar subiu 22,1 por cento ao final do terceiro trimestre ante os 18,1 bilhões de dólares contabilizados no final de junho, também avançando na comparação com os 17,8 bilhões de dólares registrados no terceiro trimestre do ano passado. A alta foi impulsionada principalmente pela assinatura do contrato do KC-390 e pelo pedido firme de 50 jatos E175 da Republic Airways, conforme informou a empresa em setembro. A Embraer ainda recebeu no trimestre o pedido firme de 15 E-Jets dos modelos E170 e E190, assinado com a Japan Airlines (JAL). As aeronaves para a Republic têm entregas programadas para começar no terceiro trimestre de 2015, se estendendo até 2017; as da JAL devem começar a ser entregues em 2015. Segundo a companhia, a carteira de pedidos firmes a entregar na aviação comercial somava 476 aeronaves em 30 de setembro.