Na tarde deste domingo, 12, dia em que o Brasil celebra a sua padroeira, Nossa Senhora Aparecida, foi inaugurada pelo Bispo da Diocese de Crato, Dom Fernando Panico, a Capela de Nossa Senhora Aparecida, no Sitio Pintado, cidade de Missão Velha- CE, sendo a capela de número 136 construída e inaugurada dentro da proposta de criação de 100 capelas no centenário diocesano. Dezenas de fiéis participaram da solenidade que foi concelebrada pelo Pe. Joaquim Ivo, pároco da Paróquia São José do município.
Segundo Dom Fernando o objetivo do projeto das 100 capelas é levar os ensinamentos da igreja católica a todos os espaços, em especial onde ela ainda não tem visibilidade. “Não poderíamos celebrar nosso jubileu de forma diferente. Temos que dar continuidade à missão e hoje fico feliz vendo tudo isso que está acontecendo. Esta capela servirá para que vocês desenvolvam as atividades pastorais, mas acima de tudo para que se abasteçam de Deus. Agradeço a todos e, em especial, ao Pe. Ivo que tanto se compromete com o anúncio do evangelho e, com esta capela, vem entregando a Diocese de Crato 15 templos para que os fiéis possam se fortificar como irmãos, filhos do mesmo Deus”, afirmou.
Dom Fernando exortou os fiéis a defenderem a vida em todas as suas fases, a lutarem pela unidade das famílias como Deus as criou, instigando a todos a exercerem o compromisso do bem comum que deve ser exercido em todas as instancias da sociedade, superando as divisões para não se tornarem seres fragmentados.
Acolhida dos fiéis ao bispo Dom Fernando Panico. (Foto: Patrícia Silva)
Para os fiéis Dom Fernando vem contribuindo muito com a animação da fé do povo. “A missão é árdua, mas quando temos alguém que nos encoraja a seguirmos no anúncio do evangelho, com seu testemunho de vida, como faz o nosso bispo, nos sentimos fortificados. Essa presença de Dom Fernando em nosso meio nos traz o próprio Cristo, humilde, sincero, que dá a vida pelo seu povo. É isso que sentimos com a presença dele, que com a confiança que tem em nós inaugura esta capela”, disse o autônomo, Francisco Ruberlandio.
Com 15 capelas entregues a Diocese de Crato, quase todas dedicadas a Nossa Senhora, com exceção de apenas duas, a Paróquia de São José, através de seu pároco demonstra o compromisso de dar continuidade à missão. “A comunidade, a igreja de Deus se alegra. A igreja toma um posicionamento diante dos grandes desafios e constrói. Jesus precisa ser conhecido, levado as famílias, deve ser anunciado, vivido e construir uma capela assim significa dizer que temos que fazer uma experiência com Deus. Cada um colocando um tijolo, varrendo a igreja contribui para que as pessoas conheçam Jesus. Vivemos em uma sociedade que mostra outros valores e o Papa Francisco vem nos alertar que devemos viver a alegria do evangelho para que Cristo seja glorificado”, afirma o pároco.
A comunidade Nossa Senhora Aparecida possui uma existência de 10 anos e agora, como capela, os membros acreditam que mais pessoas se engajarão nas atividades pastorais. A engenheira agrônoma, Josefa Maria Franciele, disse que “durante estes 10 anos passamos por um amadurecimento enquanto comunidade e nos sentimos abençoados por Deus, por dentro do ano jubilar da Diocese de Crato, estarmos nos tornando capela. Aqui desenvolvemos várias atividades como catequese, pastoral do dízimo, liturgia, juventude… As pessoas estão conscientes de que estamos no caminho de Cristo e como capela podemos mostrar que somos firmes na fé, isso fará com que mais pessoas se engajem mais no serviço pastoral”.
Solenidade de inauguração da Capela Nossa Senhora Aparecida, no Sítio Pintado, em Missão Velha- CE. (Foto: Patrícia Silva)
Todas as capelas do município foram construídas com recursos da própria comunidade, arrecadados com vendas de comidas típicas e através de quermesses, dentre outras ações. Na lista de comunidades com capelas para serem inauguradas em Missão Velha, oito ainda serão abençoadas neste ano. São elas: Capela de Nossa Senhora das Dores da comunidade do Chiqueiro das Cabras, Capela de Nossa Senhora da Conceição da comunidade Cachoeira, Capela Sagrado Coração de Jesus na comunidade Lagoa da Pedra, Capela de Santo Expedito na comunidade Casimiro Farias, Capela Nossa Senhora de Fátima da comunidade Boa Vista, Capela de São Joaquim da comunidade Vila Joaca, Capela de Nossa Senhora das Graças na comunidade Jerimum, Capela de São João Paulo II da comunidade do Velame.
A última capela inaugurada pela Diocese de Crato foi o Santuário Paroquial da Mãe Rainha, em Brejo Santo, no dia 28 de setembro, que sendo a capela de número 135 já havia ultrapassado a proposta de inicial das 100 capelas, mostrando a eficácia do projeto.
(*) Patrícia Silva, da Assessoria de Imprensa da Diocese de Crato