Já não é mais boato...
A diretoria do Hospital Regional Manuel de Abreu, localizado na cidade do Crato, confirmou na manhã de hoje que o mesmo fechou as portas. Desde sábado o Hospital não recebia mais pacientes e nesta segunda-feira nenhum enfermo se encontrava internado naquela unidade.
Hoje pela manhã estivemos na unidade hospitalar para confirmar a informação e o que foi constatado era que apenas a equipe da tesouraria estava trabalhando, devido está preparando documentos para realizar a demissão dos poucos funcionários que ali trabalhavam.
Em conseqüência da falta de verbas, a unidade já havia reduzido o numero de atendimentos e vinha sendo mantido graças ao esforço dos sócios mantedores.
O hospital disponibilizava de 43 leitos, sendo 23 deles destinados a pacientes do sexo feminino e 20 na ala masculina. Mas, a capacidade de atendimento era bem maior, chegando a ultrapassar os 100 leitos. A estrutura física do hospital era composta de quatro enfermarias, duas salas de cirurgias, cinco consultórios, ambulatórios e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas já se encontravam desativados.
A localização do Manuel de Abreu é próxima ao bairro mais populoso do Crato, o Seminário. Além da demanda da localidade, a unidade atendia aos pacientes dos bairros Gisélia Pinheiro, Independência, Recreio, Vila Alta e também moradores da região do Cariri Oeste e outros Estados vizinhos, como Pernambuco.
Moisés Rolim - Radialista