Ao final da visita foram entregues 13 réplicas da imagem histórica de Nossa Senhora da Penha, destinadas para as 13 paróquias da Região Forânea 3
Texto e fotos: Valéria Alves (Colaboradora)
A imagem de Nossa Senhora da Penha, Rainha e Padroeira de Crato e da Diocese foi colocada no altar da mais antiga paróquia do Cariri. Uma réplica dessa imagem ficará na Igreja Matriz de São José de Missão Velha
No sábado, dia 26 de julho, a imagem de Nossa Senhora da Penha – que está em peregrinação por todas as foranias da Diocese de Crato por ocasião de seu Jubileu – visitou a sede da Forania 3, a Paróquia de São José em Missão Velha-CE. A imagem saiu da Catedral da Sé, em Crato, e seguiu em carreata em direção à cidade. Devotos das treze paróquias pertencentes aos municípios que formam a Forania 3 estiveram presentes na celebração, presidida por Dom Fernando Panico e concelebrada por diversos padres.
Ao chegar no destino, a imagem desceu do carro que a levava e foi levada nos ombros até a igreja. Durante o percurso, uma multidão acompanhou Nossa Senhora da Penha, entoando os louvores a Mãe que visita os filhos e o esposo, São José, pela primeira vez.
O pároco, Padre Ivo, falou da importância da visita da imagem para a Paróquia de São José, que na data, também completava 266 anos de existência, “para nós é um momento de se rejuvenescer na fé, momento de evangelização, momento de partilha, momento de encontro, momento de vida nova (…) nós queremos agradecer a Deus esse momento tão rico, tão abençoado, tão cheio de Deus, que venha mesmo do céu muitas bênçãos para todos os devotos, para todo o povo da Diocese de Crato.” O Vigário forâneo, Padre Arnaldo do Nascimento, afirmou que aquele era “um momento muito forte, muito importante que marca o amor e a misericórdia de Deus para nós.”
Os fieis vieram das treze paróquias. Dona Laura Vieira, de 53 anos, da cidade de Barro, ficou emocionada com a presença da imagem original e declarou que “foi lindo, tudo muito lindo, desde a hora que ela desceu lá do carro, veio andando, foi perfeito.” E o momento também foi para pedir graças, o Senhor Francisco Josimar, de 67 anos, de Missão Velha, disse que esse era um momento especial, “eu vim também para pedir uma graça, a gente escuta muito dizer que pedindo a mãe o filho atende, né? Com fé a gente consegue”.
Dom Fernando Panico na inauguração do Centro de Pastoral que possui o seu nome, em Missão Velha
Em meio a visita da imagem de Nossa Senhora da Penha a cidade de Missão Velha, foi inaugurado o Centro Catequético Dom Fernando Panico. Segundo o bispo, o centro deve ser o local onde é realizado o casamento entre a “fé e a vida”, para a construção de uma igreja “romeira e missionária”. Dom Fernando também agradeceu a homenagem do centro levar o seu nome, dizendo “obrigado pela preferência para com a minha pessoa, eu não cobro nada, porém eu reconheço este gesto, que nasceu da sensibilidade pastoral, filial desta paróquia, do seu pároco, das irmãs e de todos vocês, eu acolho e aceito com humildade”.
Para o Padre Weslley Barros, secretário geral da comissão para o Jubileu da Diocese de Crato, “tudo isso se une a ocasião magnífica que estamos vivendo da peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Penha na nossa diocese, essa é a quarta peregrinação, então com certeza o centro catequético, essa homenagem que prestamos a dom Fernando, a passagem da imagem de Nossa Senhora, são momentos que nos ajudam a fortalecer a nossa unidade em torno da palavra de Deus, em torno do anúncio em torno da missão”.
O Centro Catequético Dom Fernando Panico possui oito salas, e será utilizado na formação dos agentes de pastoral sendo ela incluída na programação festiva do Jubileu do Centenário de Criação da Diocese de Crato.
Valéria Alves, colaboradora