Torcedores de todo o Brasil choram e se revoltam com jogo da semifinal. Partida terminou com placar inacreditável de 7 a 1 para a Alemanha. Após sequência de gols que eliminou o Brasil, reação foi de incredulidade.
Em um Mineirão lotado, a torcida brasileira assistiu a Alemanha dominar a partida e marcar sete gols contra o Brasil como se estivesse em um jogo-treino. Além da óbvia tristeza e das óbvias lágrimas, a principal reação foi de incredulidade, além da admissão da superioridade dos alemães em campo.
Antes do jogo, uma onda de alegria brasileira. E, no meio desse mar de verde e amarelo, uma ilha de alemães confiantes na vitória. Na porta do estádio, o torcedor profetizava: "Vocês não têm chance”. E os brasileiros não tiveram chance mesmo. Felipão até que tentou, mas a bola parecia mais redondinha nos pés alemães e eles abriram o placar aos 12 minutos.
Para todo lado, os brasileiros pareciam não acreditar e nem os alemães. O time do Brasil pareceu ter perdido o chão. Entre o segundo gol e o quinto, foram apenas seis minutos de diferença.
Antes mesmo do intervalo, torcedores começaram a deixar o estádio. A polícia acompanhou a saída do Mineirão para evitar tumulto. Ao fim do primeiro tempo, na Fan Fest, no centro de São Paulo, foi visto um movimento contínuo e sincronizado dos torcedores: o movimento de voltar para casa. “Qualquer coisa que não seja assistir jogo de futebol”, afirma o balconista Warley Esteves da Silva.
Assistir ao segundo tempo não foi, exatamente, um exercício de esperança. Foi mais um esforço para entender o que acontecia. “Eu vou querer ver até o fim a derrota do Brasil, que tem grandes jogadores e não sei o que está acontecendo. Não saía nenhum gol”, lamenta a vendedora Marcia Rodrigues.
Em Fortaleza, os brasileiros choraram. No Rio de Janeiro, também. E em Salvador, Curitiba, Goiânia e Recife. Em São Paulo, o torcedor imitou o cabelo do Ronaldo Fenômeno na Copa que o Brasil conquistou o pentacampeonato em 2002, e ganhou em cima da Alemanha. Que saudade.
“Está doendo. Todo brasileiro está sentindo isso. A Seleção podia até perder, ir para os pênaltis, mas está guardada a mágoa e o choro. Estou perdido, estou desnorteado”, confessa o vigilante Anderson Oliveira.
“ 7 a 1. Sinceramente, pessoal fala 'Maracanasso'. Isso aqui foi muito pior que o ‘Maracanasso’, não tem o que falar”, diz o químico Bruno Lomba. O torcedor mexicano também lamentou. "Estamos todos muito tristes. Somos países diferentes, mas estamos muito tristes porque estávamos com o Brasil", diz Hector Gimenez. Um torcedor alemão falou que o Brasil vai se lembrar desse jogo por muito tempo. Um resultado histórico e inacreditável.
G1