Secretaria de Segurança Pública do Crato lança projeto Mulheres da Paz
Com a iniciativa da Prefeitura do Crato através da Secretaria de Segurança Pública, Cidadania e Trânsito em parceria com o Ministério da Justiça será lançado em Crato o projeto Mulheres da Paz. O principal objetivo do projeto é prevenir e combater a violência contra mulheres e jovens. No projeto serão capacitadas mulheres de áreas vulneráveis dos bairros: Seminário (comunidades do Vitoria Nossa, Baixada Fluminense e Sertãozinho), Alto da Penha, São Miguel (Gesso), Muriti (Barro Branco), Batateiras e Ponta da Serra. As mulheres que participarem das capacitações nas comunidades irão atuar nas comunidades como articuladoras sociais. Será destinada uma bolsa no valor de R$ 190,00 para as mulheres selecionadas.
Para participar do projeto Mulheres da Paz as interessadas devem residir nas comunidades integrantes do projeto, ser maior de 18 anos de idade, saber ler e escrever e possuir renda familiar de ate dois salários mínimos. As inscrições serão realizadas no período de 16 de abril a 9 de maio de 2014.
Local: Paço da Prefeitura Municipal
Endereço: Largo Júlio Saraiva s/n, Centro - Crato
Informações: www.crato.ce.gov.br ou através do telefone: 3521.7069.
Crato atinge meta de vacinação contra o HPV
A Secretaria de Saúde do Crato através da Coordenação de Imunização iniciou no dia 10 de março desse ano a Campanha do Ministério da Saúde contra o HPV. O Ministério da Saúde preconizava que o município teria de vacinar 3.542 meninas na idade de 11 a 13 anos, 80% da população dessa faixa etária no Crato. Na última, quarta-feira dia 9 de abril, a meta foi cumprida, foram imunizadas 81,89%, das meninas. De acordo com a Coordenadora da Imunização do Crato, Tereza Cristina Brito as vacinações vinham sendo disponibilizadas em escolas municipais, estaduais e particulares até o dia 10 de abril. Após essa data as vacinas serão aplicadas somente nos postos da saúde. “É muito importante que as meninas que ainda não se vacinaram procurem uma unidade de saúde mais próxima de suas residências para que possam se prevenir contra o HPV”, alerta Tereza Brito. O HPV (papilomavírus humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas. Sua transmissão ocorre através do contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma de contágio é através de relação sexual. A transmissão vertical (de mãe para filho) e o início precoce da vida sexual também são formas de contágio. Esta infecção é muito frequente e tem tratamento, porém se não for tratada a tempo, pode se transformar em lesões mais sérias, progredindo para câncer de colo do útero. Com a inclusão da vacina no SUS, o Ministério da Saúde espera contribuir na redução dos casos de câncer de colo de útero. O esquema das vacinas é organizado por três doses com intervalo de 6 meses da primeira para a segunda e 5 anos da primeira para terceira dose.
Projeto para a criação do Conselho Municipal de Juventude é aprovado no Legislativo
Foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária da segunda-feira, dia 14, da Câmara Municipal do Crato o projeto de lei nº 0104001/2014, de autoria do Executivo, onde cria o Conselho Municipal de Juventude. O conselho é um órgão colegiado, consultivo, deliberativo, que ficará responsável pela fiscalização da política municipal de juventude, e de ações voltadas à promoção de políticas públicas voltadas para os jovens. Em sua justificativa, o prefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos ressalta que o objetivo da criação deste conselho é fazer com que os jovens com idade entre 15 e 29 anos, ocupem um lugar de destaque no processo de desenvolvimento, através da propositura de ações de proteção e da promoção dos direitos da juventude, no sentido de que esta continue avançando na luta pela conquista e efetivação dos seus direitos.
Fonte: PMC