UMA SEGUNDA VISÃO DO FATO
Enquanto todos estavam parabenizando o "arrependimento repentino" do Presidente da Câmara Municipal do Crato, Luis Carlos Saraiva que disse que "errou" na sessão que resultou na desaprovação do parecer do Tribunal de Contas dos Municípios ( TCM ) sobre as contas do ex-prefeito Samuel Araripe em Outubro de 2013, onde o TCM já havia emitido um parecer favorável pela aprovação, levando a cidade à toda essa "celeuma" que temos vivido ao longo dos últimos meses, eis que apareceu uma nova interpretação bem mais enxuta e para o caso. De fato, uma verdadeira guerra política tem sido travada no Crato, em que não se sabe em que vai dar, e a cada decisão favorável, às vezes é comemorada até com CHURRASCOS particulares ( Como se já fosse uma vitória ).
O fato é que muita água ainda vai rolar debaixo da ponte até que se chegue a um desfecho sobre tudo isso. Para engrossar ainda mais o caldo, o Sr. Presidente, em entrevista à uma emissora de rádio há poucos dias, admitiu que "errou" e pretende reparar este erro, anulando a sessão que desaprovou as contas. Isso motivou inúmeras pessoas nas redes sociais a se compadecer e admitir "tão nobre gesto" da parte do presidente, sem atentar para um detalhe importante:
Ontem, recebi uma mensagem de um outro advogado, alertando que isso poderia também ser encarado como mais uma manobra para enterrar de vez a possibilidade do ex-prefeito Samuel Araripe sair candidato. Como ? Simples!
Segundo afirmou: "Acho que a estratégia de bom moço do presidente, não passa de uma jogada para anular aquilo que já é nulo. Depois, ele faz o processo legislativo todo correto, para que o ex-prefeito Samuel tenha mais dificuldade de anular na Justiça. Ou se vão anular o processo, darão a Samuel a oportunidade de defesa, e todos que já votaram continuarão na mesma linha, manterão o resultado sem mácula. Pela minha visão, ele atrai para si o erro, pois não é investigado, e tenta colocar uma cortina de fumaça no caso do mensalão, tentando mostrar que nunca existiu o esquema".
Vemos aqui, portanto, duas possibilidades de interpretação para o "arrependimento" do Presidente. De duas uma: Ou ele de fato se arrependeu ( o que é um gesto louvável ), e isto aos vereadores, não mudará em coisíssima nenhuma, pois a votação ocorrerá novamente, e novamente, com outra desaprovação, mas ele ao mesmo tempo, tira de si, a possibilidade de ser enquadrado por Improbidade pela PROCAP ou por quem quer que seja, deixando a roupa suja para os vereadores lavarem, já que ELES é que estão sendo investigados no caso do Mensalão do Crato. Ou, de fato, todos votariam como votaram e o suplente fará a diferença, aprovando as contas referentes ao exercício de 2009 ( A segunda opção ).
Qual das duas versões é a correta ?
Só iremos saber a verdade na próxima segunda-feira, quando as contas forem novamente a julgamento, que diga-se de passagem, é um erro da justiça Brasileira, que um bando de neófitos que mal entendem de legislação ( Com todo respeito ), possam opinar e contrariar o parecer de técnicos formados na área, que são treinados e passam o ano inteiro estudando e revisando as administrações públicas ( O TCM ). Da vez anterior, alegaram que votaram contrários ao parecer, por haver encontrado incongruências que foram denunciadas pelo ex-vereador Edson Vilar ( O Tutu ), donde o vereador Amadeu de Freitas em um de seus pronunciamentos, declarou que este documento em que se basearam os vereadores para a desaprovação, não poderia ter saído da cabeça do simples ex-vereador, e sim, "do escritório de advocacia que presta serviços à prefeitura municipal, e percebe a quantia de 120 mil reais por ano", pois os termos usados, são técnicos e do setor de um exímio conhecedor do direito. ( veja o vídeo do vereador Amadeu de Freitas logo abaixo ).
Por outro lado, em recente entrevista, o Promotor Lucas Azevedo, do Ministério Público, declarou que existe uma relação "estranha" entre a denúncia que motivou a desaprovação das contas do ex-gestor em que se basearam os vereadores e quem a apresentou, ou seja, o ex-vereador, em que tão logo o fez, ganhou DE BRINDE, um cargo na gestão municipal atual. Isso soou para os Promotores como uma prova inequívoca de que há uma irregularidade em toda essa transação e foi um dos fatos apresentados na coletiva para comprovar que o mensalão de fato existe.
A PROCAP, por sua vez, continua aqui em Crato e hoje ( 04 ) deverá ouvir outras pessoas, e ainda lembrando que independentemente de votação ou não votação das contas do ex-gestor, os processos continuarão a correr em 3 instituições: Ministério Público, PROCAP, e PRE ( procuradoria Regional Eleitoral ), e isso é somente a ponta de um imenso iceberg, porque o TCM ( Tribunal de Contas dos Municípios ) estará no Crato também na próxima segunda-feira, quando novamente, e como sempre, fará a sua costumeira "devassa" procurando por irregularidades administrativas, o que a julgar pelas denúncias diárias que são publicadas nas redes sociais e na imprensa livre, e agora com provas em vídeo e fotos de problemas na saúde e até na merenda escolar, flagradas pelos vereadores de oposição e já denunciadas ao MPF, a coisa tende a se complicar ainda mais para quem já está sendo investigado por vários tipos de denúncia.
Arrependimento ? Pois é...talvez seja tarde demais!
Por: Dihelson mendonça
Com informações de Bebeto Anastácio, e entrevistas concedidas pelo Ministério Público.
O Vereador Amadeu de Freitas já alertava ANTES DA VOTAÇÃO, que havia um plano sinistro para desaprovar as contas baseadas num parecer forjado. Veja no vídeo: