No Crato, temos vivido nos últimos meses uma verdadeira avalanche de denúncias de corrupção que envolvem o legislativo e também o poder executivo.
Não bastassem as clássicas denúncias feitas pelo ex-prefeito Samuel Araripe reveladas em um gravação onde o vereador Dárcio Luiz de Sousa aponta o atual prefeito do Crato Ronaldo Gomes de Matos como o cabeça de um esquema de compra de votos dos vereadores para a desaprovação das contas de governo referentes ao exercício de 2009 do ex-prefeito, outras coisas estão aparecendo em cena; Em recente briga na Câmara Municipal do Crato entre dois vereadores, acabou por se ter conhecimento de que cerca de 2 milhões de reais haviam sido desviados durante os anos de 2011 e 2012, quando a Câmara do Crato foi comandada pelo vereador Florisval Coriolano. Denúncias! Somam-se a isso as denúncias já feitas por professores ao Ministério Público e claro, as denúncias de funcionários da SAAEC, que acusam a presidenta da empresa de maus tratos aos funcionários, sem contar ainda com as denúncias feitas ao Ministério Público e ao TCM pelo Dr. Cesário Cavalcante, ex-presidente da SAAEC, de desvios de função, superfaturamento, e até compras sem licitações.
Parodiando um vereador do Crato, meus amigos, "Eu fico triste" quando vemos a cada dia, novas denúncias e provas sendo trazidas ao Ministério Público, e à PROCAP, que é a Procuradoria dos Crimes contra a administração Pública. Estamos no meio de uma reviravolta político/administrativa onde o Cratense comum não sabe onde tudo isso vai acabar, mas como não é diferente do resto do Brasil, Crato vive o seu próprio drama particular. Nos últimos anos, nossa nação tem sido palco de inúmeros esquemas, sendo o maior deles o Mensalão, onde recentemente, os criminosos receberam e estão recebendo as suas sentenças. Talvez no Crato, estejamos passando por seu pior momento da histórica política, em que temos aí toda uma administração em vias de ser deposta a qualquer momento por ordem judicial.

Como já bem sustentam alguns dos nossos maiores cronistas, talvez seja tempo de passar o Crato a limpo, ou de como já disse o Professor Jorge Emicles, de refundar o Crato, antes que este se afunde de vez. Talvez seja época de repensarmos no futuro da nossa terra, lar de bravos combatentes, berço de heróis, como Bárbara de Alencar, Tristão Gonçalves e José Martiniano de Alencar e tantos outros que conseguiram proclamar a independência do Brasil já em regime republicano, diga-se de passagem, 5 anos antes do restante do país e 72 anos antes do Marechal Deodoro da Fonseca.
Crato precisa urgentemente de uma reforma. Mas uma reforma profunda, uma reforma política, uma reforma administrativa, uma reforma de idéias e de ideais. Precisa repensar as suas grandes vocações. Nós estamos com 30 anos de atraso no desenvolvimento; Crato se acomodou no tempo, imerso num orgulho tolo, que era modismo nos anos 70, onde ainda fulguravam as últimas estrelas decadentes de uma era hollywoodiana de glamour vivido nos anos 40 e 50 quando nossa cidade era líder na região do Cariri, o "tijolo de buriti", o "coração do cariri". Acontece, que este coração está hoje em vias de parar, por infarto, e aí, o que será da nossa cidade ? Pensemos um pouco: Que futuro existe hoje para os nossos jovens ? Crato não pode mais viver de promessas não cumpridas, uma cidade sem representatividade alguma no âmbito estadual e federal ( salvo casos esporádicos ). Uma terra do faz de contas, em que só defendem esta realidade que estamos vivendo hoje, quem está num cabide de emprego, quem está mamando no poder e está com medo de perder as suas tetas! Mas o grande público, este quer justiça.
De maneira mais abrangente, o povo Brasileiro já não se permite mais viver num eterno "Mensalão" nacional, onde os corruptos ficam na impunidade e apenas os peixes pequenos é que são punidos. O país está finalmente acordando. Por todos os rincões, eclodem manifestações contra os desmandos, os descasos, a corrupção generalizada. E nessa conjuntura nacional, as velhas Ratazanas do Legislativo também já não poderão mais ter seus cargos, suas mamatas, fazer seus conchavos, ficar passeando em Brasília pelos corredores do congresso. Esta síndrome é nacional. Ela não se restringe a uma cidade, a um vilarejo, a um estado. E para que possamos passar a limpo tudo que tem acontecido, é preciso que sejamos firmes e destemidos, e juntamente com a Justiça Brasileira, combater a impunidade.
Por isso é inevitável o "chororô" e a lamentação de alguns. Os tempos são outros, e embora os cães continuem a ladrar e ainda vão ladrar muito, a caravana certamente, que vai passar, porque as pessoas de bem, que constroem este país com o seu trabalho e o suor do seu rosto, acreditam num tempo muito melhor. Um tempo onde os corruptos irão parar no lugar destinado a eles: A cadeia. Mas não somente isso: É preciso devolver em todas as esferas, aquilo que foi surrupiado do erário público.
Por isso, queremos aqui prestar a nossa solidariedade à Justiça Brasileira, para que esta não esmoreça, que não se desvie do foco de apurar todas as denúncias, de apurar todos os fatos. Mais especificamente em relação ao Crato, queremos parabenizar o excelente trabalho dos promotores de justiça, o Ministério Público e a PROCAP, porque nós acreditamos que tudo isto que aí está não vai acabar em Pizza como alguns pensam. Nós, POVO, acreditamos que o Ministério Público e a PROCAP farão um trabalho exemplar, separando o joio do trigo, inocentando os inocentes e punindo exemplarmente os culpados. Só assim, nossa cidade, e por extensão, o Estado, e por extensão, o Brasil, começarão a se livrar deste pesadelo chamado corrupção, e só assim poderemos pensar em dias melhores para este grande país.
Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com