Caro Dihelson,
Gostaríamos de pedir que o amigo publicasse o texto abaixo, uma resposta ao texto de Armando Rafel acerca da atuação do DEMUTRAN em Crato. Agradecemos a atenção
Assessoria de imprensa
Prefeitura do Crato
O PAPEL DO DEMUTRAN E DE SEUS SERVIDORES É ZELAR PELO TRÂNSITO NO CRATO
O Departamento Municipal de Trânsito vem comunicar a respeito de texto publicado por Armando Lopes Rafael no Blog do Crato que o papel do órgão é o de zelar pelo bom andamento do trânsito em nossa cidade.
Quanto aos argumentos do leitor queremos afirmar:
1. O senhor Armando Lopes Rafael, afirma que “a via estava interditada por um caminhão, atravessado ao meio da via pública. Este caminhão impedia o fluxo do tráfego de veículos, num flagrante desrespeito às normas de trânsito.”
Ora, se a referida via estava interditada caberia ao mesmo aguardar a liberação da rua para o trânsito de veículos, isso não justifica o fato do mesmo transitar na contramão.
2. O veículo (caminhão) a que se refere o leitor Armando Lopes Rafael também foi notificado, pois bloquear a via é infração gravíssima, artigo 253 do Código de Trânsito Brasileiro
3. É bom lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro no artigo 186 diz: “transitar na contramão em via de sentido único é uma infração gravíssima, fazendo com que o condutor tenha 7 pontos e multa de R$ 191,54.
O referido artigo não informa que vale só para vários ou poucos metros. E todos os condutores habilitados devem saber e ter conhecimento da lei.
4. Quanto aos argumentos de que os “agentes de trânsito do Crato são ágeis apenas para multar”, é uma consideração subjetiva. A orientação da direção do órgão é orientar e caso observe-se a infração é dever do agente multar. O DEMUTRAN do Crato é formado por profissionais habilitados, preparados e concursados que não iriam com toda certeza se submeter a multar para criar uma indústria de arrecadação de dinheiro.
5. Quando o mesmo afirma: “ O que se vê agora, de ação daquele órgão, são apenas duplas de fiscais percorrendo a cidade em motos, multando a torto e a direito. Um fiscal dirige. E outro, na garupa, faz as anotações das multas.”
Se os agentes estão motorizados, não estão passeando, e sim, fiscalizando para que o trânsito flua, e eles têm que fiscalizar toda a cidade do Crato, e para que isso aconteça, tem que ser através das motos, pois não teríamos nem como atender qualquer ocorrência a pé.
6. Quanto ao Zona Azul temos a esclarecer que o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) está aguardando a preparação e lançamento de edital de concorrência para contratação de empresa que irá operacionalizar o Estacionamento Rotativo (Zona Azul). Todos os devidos encaminhamentos estão sendo efetuados para que sejam retomados os serviços de forma organizada e que garanta melhores condições de tráfego no Centro da cidade. Ainda ressalta que os condutores devem continuar seguindo a sinalização no Centro lembrando que só é permitido estacionamento de carros onde tem a Zona Azul. Os agentes de trânsito continuam efetuando as devidas fiscalizações para orientar e autuar os infratores. O intuito é manter a cidade organizada e um trânsito fluente.
7. Quanto à acusação da indústria da multa achamos grave e para que qualquer cidadão acuse o órgão dessa prática deveria apresentar provas. A indústria da multa não existe, até porque hoje a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transporte do Crato é dirigida por um delegado aposentado da Polícia Federal e que prima pela seriedade na condução da coisa pública.
Infelizmente o que existe é que algumas pessoas habilitadas não costumam seguir o que aprendem nas autoescolas, que são as normas de circulação e conduta, e não as põem em prática, tendo que ser penalizadas, para que possam cumprir a lei. Com relação a isso, o artigo 257 do CTB, diz que “todo condutor é o responsável pelas infrações cometidas na condução do veículo”. O código diz ainda, que é dever de todo condutor de veículo, transitar sem constituir perigo ou obstáculo para os demais elementos do trânsito, artigo 26 do CTB. O DEMUTRAN está fazendo a sua parte, cabe também aos demais condutores fazerem a sua parte também.
Pedimos ainda, que quando acontecer um bloqueio ou o trânsito estiver complicado a população pode ligar para o DEMUTRAN denunciando, através do (88)3523.5232.
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA, TRÂNSITO E TRANSPORTE
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO