07 novembro 2014

Operação resulta em 436 prisões, sendo 10 no Ceará

operacao

Operação envolveu 20 estados. Cerca de 5 toneladas de drogas foram apreendidas. Entre os presos cearenses está Noé de Paula. Com mandado de prisão em aberto por homicídio, ele se preparava para uma saidinha bancária

A ação foi avaliada em videoconferência entre os representantes das pastas de Segurança dos estados, com a participação do ministro da Justiça, Eduardo Cardozo

No intervalo de 48 horas, 436 pessoas foram presas, em flagrante ou pelo cumprimento de mandados, durante a operação “Brasil Integrado -Ação Fronteiras e Nordeste”, realizada de forma simultânea em 20 estados do País, entre a terça e quarta-feira últimas. Dez dessas pessoas foram capturadas no Ceará. Pelo País, cerca de 5 toneladas de drogas, 100 armas de fogo, 1,7 mil munições e 427 veículos foram apreendidos.

O levantamento foi feito pelo Ministério da Justiça, responsável pela operação. A medida tem como objetivo o combate ao crime organizado, em especial às quadrilhas interestaduais especializadas na prática de roubos a bancos com uso de explosivos, tráfico de drogas, armas e envolvidas com homicídios.

Participaram da ação os nove estados do Nordeste e 11 estados que fazem fronteiras com os países da América do Sul. O trabalho envolveu cerca de 20 mil profissionais das Polícias Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), Militar (PM) e Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Operação local

No Ceará, a operação foi coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e contou com a participação de 1.782 agentes. Desses, 1.262 são da Polícia Militar, 406 da Civil, 12 dos CBM, 12 da PF, 70 da PRF e 20 homens da Abin e Sefaz.

Foram montadas 161 barreiras e bloqueios policiais, que resultaram na abordagem de 5.108 pessoas. Foram revistados 3.230 veículos entre carros, motocicletas, ônibus e caminhões. Desses, 11 foram recolhidos por problemas da documentação ou queixa de roubo. Dois adolescentes também foram apreendidos no Estado, além de duas armas e seis munições.

Dentre as dez prisões efetuadas, duas se deram por força de mandados de prisão em aberto. Um deles era Noé de Paula Moreira, que tinha mandado de prisão em aberto por homicídio. Apontado também como articulador de roubos a bancos, ele foi capturado enquanto se preparava para praticar uma saidinha bancária no bairro Farias Brito.

Fuga de presídio

Noé foi capturado por homens da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS e da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), após ter sido delatado por seus comparsas, segundo a Polícia. Ele estava em uma residência, no bairro Henrique Jorge, onde foi encontrada uma pistola calibre 9 milímetros e uma pequena quantidade de maconha.

No local também havia um plano de fuga de um presídio e uma carta enviada por um traficante, que pedia auxílio a Noé para arregimentar dois jovens e conseguir armamentos para efetuar o resgate. A ação deveria ocorrer numa quinta-feira, por volta das 9 horas, durante o banho de sol dos presos.

Titular da DRF, o delegado Raphael Villarinho informou que Noé já responde por dois homicídios, duas ameaças, três portes de arma, três roubos, um tráfico de drogas e três crimes de trânsito. No momento da abordagem policial, ele resistiu à prisão e tentou fugir, mas acabou sendo capturado.

Secretário-adjunto da SSPDS, Wilemar Rodrigues considerou “positivo” o resultado da operação. “Mais importante que os resultados apresentados é a integração entre as forças de segurança dos estados, que já é uma realidade”, afirmou.

Saiba mais

Esta foi a terceira operação integrada entre os estados realizada após a criação da Coordenadoria Integrada de Segurança Pública do Nordeste (CISP/Nordeste).

A ação foi avaliada em videoconferência entre os representantes das pastas de Segurança dos estados, com a participação do ministro da Justiça, Eduardo Cardozo.

“Estamos com uma falha aqui, outra acolá, mas estamos bem nesse processo. Vamos tomar nota de tudo e avaliar o que precisa ser melhorado”, disse o ministro durante o evento.

 

O povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.