06 novembro 2014

Nordeste e a gênese da cultura brasileira

sergio

Sérgio Mamberti, Tiago Santana e Paulo Linhares reúnem-se em mesa-redonda no Centro Dragão do Mar

Sérgio Mamberti e Tiago Santana: debates em torno da diversidade cultural brasileira e a construção do imaginário do País. Num momento em que se instauram discussões no Brasil inteiro em torno dos “papéis” de cada região do País, artistas e pesquisadores se reúnem neste Dia Nacional da Cultura para o debate “Nordeste: matriz cultural do Brasil”. A mesa-redonda ocorre hoje, às 19h30, no Teatro Dragão do Mar. Irão compor o diálogo o ator e diretor Sérgio Mamberti, o fotógrafo Tiago Santana e o presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares. O debate terá mediação do jornalista e diretor institucional do Grupo de Comunicação O POVO, Plínio Bortolotti. A ideia é fortalecer os discursos sobre a importância do Nordeste para o Brasil, além de discutir a cultura original da região em diferentes linguagens como música, cinema, dança, teatro, literatura, artes visuais.

“O Nordeste é depositado de um tesouro cultural extraordinário”, afirma Sérgio Mamberti. O ator integrou o Ministério da Cultura no período de 2003 a 2013 como Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural e é um dos convidados da mesa-redonda. “O Brasil tem a qualidade de ter uma grande diversidade. Do ponto de vista cultural, essas tradições que são preservadas secularmente traduzem o modo de ser brasileiro”, afirma Sérgio. Em entrevista, ele cita nomes importantes para a cultura nordestina como Mário de Andrade, Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna, José de Alencar. “Diante desse momento complexo politicamente pensamos que seria bom discutir e ressaltar essas matrizes culturais do Nordeste, pois temos aqui a gênese da formação antropológica brasileira”, afirma Paulo Linhares. Na ocasião, ele fará o recorte do sertão do gado na antropologia cultural do Nordeste. Já o fotógrafo Tiago Santana apresenta ao público a força da imagem e da paisagem na construção do imaginário do Brasil.

Apresentações culturais
Nesta noite, Mestre Zé Pio traz a brincadeira de bumba meu boi, com vaqueiros, capitão, índias, reis e rainhas. Outra atração é a banda Descendentes da Índia Piaba. Com tambores ancestrais, o grupo revive a selvagem guerreira através do ritual da pajelança, misturando Pará e Ceará com a energia do Carimbó Punk.

Serviço
Mesa redonda - “Nordeste: Matriz Cultural do Brasil”
Quando: Hoje, às 19h30
Onde: Teatro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Entrada: *gratuita (sujeito à lotação)
Shows de Mestre Zé Pio e Descendentes da Índia Piaba
Quando: Hoje, a partir de 21h30
Onde: Arena Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.