07 novembro 2014

Líderes de China e Japão devem retomar contato

japan-china-flagRepresentantes de China e Japão se encontraram nesta sexta-feira (7) para reiniciar uma aproximação e tratar de um assunto importante para a relação entre as duas nações: a soberania do arquipélago de Senkaku (em japonês) ou Diaoyu (em chinês).

Yang Jiechi, conselheiro de Estado chinês e Shotaro Yachi, conselheiro de Segurança Nacional do Japão, se encontraram em Pequim e retomaram negociações sobre a situação das ilhas. O assunto foi responsável pelo silêncio de dois anos entre os governos dos dois países.

O evento abriu caminho para um provável encontro entre os líderes Xi Jinping, presidente chinês, e Shinzo Abe, premier do Japão, na próxima semana, durante o Encontro de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC), em Pequim.

Apesar de ser atualmente  controlado pelo Japão, a China reivindica o direito sobre o arquipélago. Em 2012, o Japão iniciou o processo de nacionalização das ilhas, ao negociar com a família Kurihara, proprietária das terras. Pequim viu o movimento como provocação e desde então, o contato entre os países ficou estremecido

Agência ANSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.