04 outubro 2014

Funceme registra chuva em 33 municípios do Ceará



Voltou a chover no Ceará no período entre 19h de quinta-feira às 7hs da manhã de ontem, com predominância na região Centro-Sul do Estado. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, até aquele momento, chuva em 33 municípios. Foi os segundo dia seguido de precipitações no Interior.

A influência de áreas de instabilidade atmosférica, formada pela presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN) sobre o Nordeste brasileiro, deixa o tempo instável, com possibilidade de chuvas isoladas no Centro-Sul do Ceará entre a tarde e a noite de hoje. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro no decorrer do dia. Amanhã, a Funceme prevê chuva para a região litorânea e Vale do Jaguaribe, em precipitações isoladas, ainda sobre influência do CAN, que permanece sobre o Oceano Atlântico, pegando parte do Ceará. "Esse posicionamento favorece a ocorrência de chuvas. Para esta época do ano é uma ocorrência rara", observa o meteorologista Leandro Valente, da Funceme. O mapa de chuvas diárias do órgão mostra que houve predominância nas regiões Centro-Sul e Sudeste do Estado. Foram registradas precipitações em Juazeiro do Norte, Barro, Granjeiro, Baixio, Brejo Santo e Lavras da Mangabeira. Para o agricultor José Gomes, a ocorrência de chuva neste mês é bom sinal de que haverá chuvas acima da média na próxima quadra invernosa (fevereiro a maio) em 2015. "O Ceará enfrenta três anos de seca, com precipitações abaixo da média e os reservatórios estão secando" diz.

A chuva em Iguatu, maior registro do Ceará entre quinta e sexta-feira, com 79mm, ocorreu pela madrugada, com início por volta das 3h. Quando o dia amanheceu os tradicionais pontos de alagamento que se formam nas ruas Deocleciano Bezerra e Monsenhor José Coelho estavam com pouca água. "A chuva foi fina e se prolongou sem trazer transtornos para áreas baixas do Centro", disse o comerciário Carlos Lima. Em Cedro, na Várzea da Conceição, choveu 62 mm. Os produtores rurais que enfrentam dificuldades de alimentar e matar a sede dos animais comemoraram. "Essa é a segunda chuva seguida e logo vai nascer algum capim no campo", comentou o criador Luiz Oliveira. "Espero que continue chovendo".

Alívio

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Sebastião Alves, disse que nos últimos dias o calor estava insuportável. "A chuva foi oportuna, veio em boa hora, para aliviar o calor e trazer esperanças para os agricultores", frisou. "Para mim, isso é um sinal que teremos no próximo ano um bom inverno". Em Várzea Alegre, a chuva que banhou parte do município durante a madrugada foi o principal assunto da manhã entre moradores e produtores rurais. "Muitos ligaram para a Rádio Cultura querendo saber a quantidade de milímetros e se houve chuva em outros municípios da região. Quando chove no Ceará é sempre motivo de alegria", contou o radialista Marcos Filho.

No Cariri, houve registro variado de chuva em Aurora, Juazeiro, Barro, Brejo Santo, Farias Brito, Missão Velha, Crato, Santana do Cariri, Porteiras, Mauriti, dentre outras cidades. As precipitações variaram entre 3mm, em Mauriti, e 37mm, em Aurora. Em Juazeiro houve precipitações na noite de quinta-e pela manhã de ontem, mas sem transtornos para os moradores. No geral, a maior cidade da região registrou 27mm.

Chuvas no Ceará

Iguatu..................................................79 mm
Cedro..................................................62 mm
Cariús.................................................50 mm
Saboeiro............................................40 mm
Aurora................................................37 mm
Várzea Alegre....................................36.4 mm
Lavras da Mangabeira.......................36 mm
Jucás.................................................36mm
Umari.................................................35 mm
Ipaumirim..........................................27.4 mm

Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Dihelson Mendonça


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.