18 setembro 2014

Centenário da Diocese: Realizado o Jubileu dos Romeiros – por Patrícia Silva (*)

Texto e Fotos:Patrícia Silva
Com uma celebração presidida por Dom Fernando Panico, e concelebrada por Dom Antônio Muniz, Arcebispo de Maceió (AL) além de dezenas de padres da Diocese de Crato foi realizado o Jubileu dos Romeiros na cidade de Juazeiro do Norte, por ocasião da Romaria a Nossa Senhora das Dores. Durante os dias de romaria, estima-se que cerca de 400 mil romeiros tenham visitado Juazeiro do Norte– a Capital da Fé.
Segundo o Padre Wesley, secretário da comissão para o Jubileu, “não poderia ficar de fora uma celebração com os romeiros, por que as romarias de Juazeiro do Norte são elementos que marcam a diocese de Crato, isso é o elemento que dá a ela um diferencial todo especial no Ceará, no Brasil, na igreja no Brasil”. Para ele, celebrar com os fieis romeiros possui dois significados importantes “o primeiro deles, é o significado de agradecer a Deus, pela existência da diocese que tornou a capela de Juazeiro do Norte em igreja matriz, e também o significado da reconciliação, por que nós conhecemos a história e sabemos das incompreensões, das limitações, das fraquezas humanas, que marcaram a história eclesiástica da diocese em relação às romarias de Juazeiro. Então a celebração desse centenário, desse jubileu com os romeiros quer ser também um momento de reconciliação, um momento de dizer que de agora em diante, procuraremos nos aproximar mais, acolher mais, dar mais atenção.”
A próxima comemoração pelo centenário da Diocese de Crato será o Jubileu dos Seminaristas que acontecerá dias 19, 20 e 21 de setembro no Seminário Diocesano São José, em Crato.

(*) Patrícia Silva, jornalista. Assessoria de Imprensa da Diocese de Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.