18 agosto 2014

Cursinho pré-vestibular para estudantes carentes é aberto em Crato


A Escola de Ensino Fundamental e Médio Juvêncio Barreto, localizada no bairro Gisélia Pinheiro, conhecido como Batateira, um dos mais carentes do Crato, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), promoveu na noite de sexta-feira, 15/08, a aula inaugural do Cursinho Pré-Vestibular para alunos e ex-alunos daquela escola, bem como para pessoas da comunidade.
A aula contou com as presenças da diretora Rejane Maria Bezerra e da coordenadora pedagógica Maria Virgínia de Brito, representando a Escola Juvêncio Barreto, e da pró-reitora de Extensão Sandra Nancy Freire Bezerra e do professor Carlos Rafael Dias, representantes da URCA, além dos alunos-bolsistas da URCA selecionados para ministrarem aulas no Cursinho, Rosy Brito e Hermesson Bennington.
A aula foi ministrada pelo prof. Felisberto Nunes Oliveira, membro da Comissão Executiva do Vestibular da URCA, que discorreu sobre oportunidades profissionais a partir da formação acadêmica.
O Cursinho foi viabilizado a partir do projeto “Pré-vestibular da Escola de Ensino Fundamental e Médio Juvêncio Barreto: Experiência de Acesso à Universidade” submetido ao Edital para seleção de Bolsas de Extensão, lançado recentemente pela URCA. O projeto tem como objetivo estimular a participação e aprovação dos alunos nos processos seletivos para o ensino superior, visto ser uma alternativa positiva de mudança positiva de trajetória de vida de alunos em estado de carência social e econômica.
Para a professora Virgínia Brito, uma das autoras do projeto, esta atividade leva a Universidade para onde as pessoas precisam, ampliando o contato do graduando em licenciatura com o universo da escola básica, estimulando o desenvolvimento do futuro profissional com a teoria e a prática da sala de aula, além de contribuir para a divulgação do nome da Universidade, por abraçar causas nobres como esta que levam oportunidades para quem mais precisa, através do cursinho pré-vestibular na comunidade do aluno.
Da aula inaugural participaram cerca de 80 pessoas, dentre alunos, ex-alunos e pessoas da comunidade. Diante da significativa demanda constatada, a URCA estuda a possibilidade de abrir uma nova turma, bem como tornar esta iniciativa em um projeto piloto que possa, brevemente, ser expandido para outras escolas públicas da região.

Fonte: Proex/URCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.