22 julho 2014

Assuntos só nossos (por Armando Lopes Rafael)

Revista Cariri
Já está circulando a edição 16 da revista Cariri que traz ampla matéria sobre o padre Airton Freire, criador da Fundação Terra, entidade filantrópica com sede em Arcoverde (PE). Pe. Airton tem planos de instalar uma filial daquela Fundação aqui no Cariri. O novo número da revista Cariri traz interessante entrevista concedida pelo professor Carlos Rafael sobre fatos e lendas da cidade de Crato. A matéria é ilustrada com fotos antigas da cidade e  supre a ausência de reportagem da imprensa regional sobre os 250 anos de criação da Vila Real do Crato, cujas comemorações – por parte da Prefeitura local – foram pobres e inexpressivas.

A Flona, essa esquecida
O maior patrimônio natural da cidade do Crato e da região do Cariri é a Floresta Nacional do Araripe–Flona. No próximo dia 02 de maio de 2016, a Flona completará 70 anos de sua criação. Escaldado com a pífia comemoração – por parte do Poder Público – por ocasião dos 250 anos de criação de Crato (ocorrido em 21 de junho de 2014), o povo desta cidade já começa a perguntar: será que os 70 anos da criação da reserva ecológica da Chapada do Araripe vai passar em branco? Eu, pessoalmente, tenho todos os motivos para achar que sim. A não ser que a iniciativa privada e as instituições de peso do Cariri tomem a iniciativa de comemorar os 70 anos da Flona.
Qual a importância da Flona?
A preservação da Floresta Nacional do Araripe–Flona é um dos maiores marcos de pioneirismo adotados nesta Mui Nobre e Heráldica Cidade de Frei Carlos! Com uma área de 38.262 hectares, onde existe mais de 200 fontes de água que resultam nas nascentes do rio da Brígida (Pernambuco), do alto Jaguaribe (Ceará), bem como a bacia do rio Canindé, a Floresta Nacional do Araripe foi a primeira a ser criada no Brasil. Em 1997, durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (o injustiçado FHC), foi criado um decreto federal definindo a Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe.
A Flona é importante para o futuro do sul do Ceará
Dentre os objetivos da APA da Chapada do Araripe estão: proteger a fauna e a flora, especialmente as espécies ameaçadas de extinção; garantir a conservação de remanescentes de mata aluvial, dos leitos naturais das águas; garantir a proteção dos sítios cênicos, arqueológicos, paleontológicos do período cretáceo; incentivar as manifestações culturais e contribuir para o resgate da diversidade cultural regional e assegurar a sustentar a sustentabilidade dos recursos naturais com ênfase na melhoria de vida das populações.
Ainda o centenário 1
São eventos que não acabam mais... dentro das comemorações pelo centenário de criação da Diocese de Crato, todos os padres estarão reunidos nos dias 04 e 05 de agosto próximo, no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, dentro do “Jubileu dos Sacerdotes”. Conferências, solenidade de consagração do clero a Nossa Senhora da Penha, deslocamento a Santana do Cariri para lançamento da biografia da Serva de Deus Benigna, são alguns dos muitos momentos desse Jubileu dos Sacerdotes.
 Ainda o centenário 2
O Cardeal Antônio Cañizales enviou carta ao bispo de Crato onde comunica que o Papa Francisco aprovou a coroação da imagem histórica de Nossa Senhora da Penha, em solenidade que vai ocorrer no dia 1º de setembro. Traduzida do latim eis a autorização concedida pelo Papa:
"Em deferência ao pedido feito, em carta datada em 26 de outubro de 2013,  pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Fernando Panico, Bispo de Crato,  e em virtude das faculdades concedidas a esta Congregação para o Culto Divino   e para a Disciplina dos Sacramentos,  pelo Sumo Pontífice, o Papa Francisco, com muita satisfação concedemos, com a permissão e autoridade do mesmo Sumo Pontífice, que a imagem da Beata Virgem Maria portando o Menino Jesus, conservada e devotamente venerada com o título de Nossa Senhora da Penha, na cidade de Crato, sede da  Diocese, seja coroada na Igreja Catedral,  dedicada em honra de Deus e de Sua Mãe Santíssima.
Nada há em contrário quanto a esta concessão. Do Palácio da Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos, em 27 de maio de 2014.  Antônio, Cardeal Cañizales Llovera"                                          
 Será que Dilma vem a Crato?
Os candidatos a presidente da República Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), já vieram. Aliás, Eduardo Campos esteve duas vezes em 2014 em Crato, cidade ligada a  ele por estreitos vínculos familiares. A grande dúvida: será que Dilma desta vez dará o ar de sua graça, neste ano, na Cidade de Frei Carlos? Nas últimas eleições, em 2010, ela não apareceu por aqui. E dificilmente virá este ano. Em 2014 a estratégia do PT é vender na televisão (e não em contatos com o povo nas ruas)  a imagem de que as “conquistas” das administrações petistas têm que ser preservadas com a reeleição de dona Dilma, que  será agora apenas coadjuvante na propaganda eleitoral . A ideia dos marqueteiros da presidente é restringir ao máximo  a movimentação da candidata nas ruas e priorizar a participação dela em eventos fechados, evitando as sucessivas vaias que ela vem recebendo quando está presente em grandes eventos populares. No próximo dia 31 de julho, por exemplo, Dilma Rousseff participará de um mega-encontro na Central Única dos Trabalhadores–CUT, em São Paulo. Naquele local ela será, certamente,  muito aplaudida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.