10 maio 2014

Iniciado movimento pela construção do monumento a Frei Carlos Maria de Ferrara

Projeto de construção do monumento a Frei Carlos Maria de Ferrara, na confluência da Praça da Sé com início da Rua Dom Quintino, publicado na edição nº 31 da revista A Província

De há muito a comunidade cratense reivindica a construção de um monumento ao fundador desta cidade, o missionário nascido na Itália, Frei Carlos Maria de Ferrara. Ninguém entende o porquê de, até hoje, as autoridades e a população de Crato não terem feito nenhuma homenagem de vulto a uma figura tão importante na vida desta cidade.
Para preencher tão gritante lacuna, intelectuais, políticos e lideranças cratenses vêm se reunindo há algum tempo para encetar uma campanha visando à construção do monumento a Frei Carlos Maria de Ferrara. A primeira dificuldade encontrada, para tornar realidade esse sonho, foi a inexistência de uma imagem retratando o frade capuchinho. No século XVIII não existia ainda a fotografia, nem restou pintada nenhuma fisionomia do fundador de Crato.
Foi sugerido, então, que se pesquisasse o arquétipo do tipo físico do habitante da Província de Emília, na Itália – onde está localizada Ferrara, a cidade natal de Frei Carlos – o que já foi feito. Assim planeja-se que seja esculpido o monumento com um frade capuchinho vestido com o hábito desta Ordem Franciscana.
O ideal é que esse monumento fosse inaugurado ainda em 2014, por conta dos 250 anos de fundação de Crato e centenário de criação de sua diocese. A revista A Província vem alimentando esta campanha e conta com apoio da Diocese de Crato, do Rotary Clube Crato-Centro (através do professor Jurandy Temóteo e do editor Alfredo Freire Temóteo, ambos rotarianos) bem como do vereador Paulo de Tarso Varela.
Trata-se de um projeto cívico em defesa da preservação da memória histórica de Crato, que vem contando com o apoio dos os segmentos da comunidade cratense, que têm orgulho verdadeiro de residir na cidade fundada por Frei Carlos Maria de Ferrara.
Texto: Armando Lopes Rafael
Foto: Alfredo Freire Temóteo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.