24 março 2014

Juazeiro inicia recuperação das vias


A ação se dá por conta dos danos ocasionados pelas chuvas caídas, desde o início da quadra chuvosa na Região. Obras estão sendo realizadas emergencialmente em áreas onde os prejuízos foram maiores e contarão com sistema de drenagens e reconstrução de muros de contenção de canais

Juazeiro do Norte. Após a decretação de estado de emergência devido aos estragos ocasionados pelas precipitações caídas neste município desde o início da quadra invernosa, as obras de recuperação de vias públicas deverão ganhar ritmo acelerado a partir desta semana. Nos bairros mais afetados pelos estragos um maior número de equipes de trabalhadores e de maquinários já está sendo deslocado para dar auxílio à realização das obras.

O caso que demanda maior atenção do setor de Infraestrutura do município se localiza no bairro Novo Juazeiro, onde os moradores da Rua Raimundo Sobreira Rocha ainda demonstram preocupação devido à situação em que a artéria se encontra. Com as chuvas caídas no último dia 13, cerca de 100 mm, o solo, que não possui qualquer tipo de canalização para o escoamento das águas, acabou sendo arrastado por quase toda a extensão da via, gerando um enorme buraco no local.

Em vias onde o acúmulo de lixo e areia trazidos pelas águas de enchentes dificulta o escoamento das águas, equipes de limpeza também já foram acionadas para a retirada destes materiais para que, posteriormente, seja feita a recuperação da pavimentação das artérias com a utilização de pedra tosca ou, ainda, com a reposição da camada asfáltica, através da chamada operação tapa-buracos.

Retroescavadeira

Estes serviços estão sendo realizados, desde a semana passada, nas ruas Antônio Pinheiro Landim e Construtor José Sabino, no bairro Antônio Vieira, um dos pontos mais castigados pelas precipitações. Na Avenida Virgílio Távora, na Baixa das Timbaúbas, a limpeza da via vem sendo feita através do uso de uma retroescavadeira. No primeiro dia de uso do maquinário, foram recolhidas três caçambas de areia, mato e lixo. Os materiais vinham se acumulando e impediam que as águas pluviais escoassem, gerando pontos de alagamentos que impediam o fluxo normal de veículos pela artéria.

Também nas regiões dos bairros Betolândia, Tiradentes, Frei Damião e São José, há áreas onde o setor de Infraestrutura do município realizará ações de recuperação de vias e de reconstrução de muros de contenção de canais, além de obras de drenagem. "O estado de emergência decretado pelo prefeito municipal se deu, principalmente, para que nós tivéssemos a oportunidade de realizarmos um trabalho mais amplo em menor espaço de tempo. Neste sentido, já estão sendo feitos os levantamentos em torno do material necessário para que iniciemos, o mais rápido possível, as obras de drenagem e de recuperação dos muros de contenção dos canais que atravessam o município", informou o secretário de Infraestrutura, Akiro Menezes.

Conforme o secretário, os transtornos vivenciados por moradores de áreas atingidas por estragos ocasionados após as chuvas acontecem devido a falta de sistema de drenagem em áreas onde foram realizadas obras de pavimentação. "Quando as obras de pavimentação foram realizadas, em gestões passadas, não se observou a necessidade da construção de um sistema de drenagem capaz de atender a todo o município. Por isso é que hoje em dia, quando chove na cidade, diversos locais apresentam pontos de alagamentos. Esse trabalho que está sendo iniciado, vai resultar na expansão da rede de drenagem oportunizando, a partir daí, um Juazeiro do Norte mais funcional para todos", avaliou.

Akiro Menzes informou que a administração do município colocou um número telefônico (3571-1128) à disposição da população para receber denúncias e reclamações com o objetivo de ser realizado um mapeamento das áreas atingidas e, consequentemente, o conserto da malha viária da cidade, a partir de uma triagem onde serão priorizados os trechos mais graves com ênfase aos interditados para o tráfego de veículos.

FOTO: R.F. ARAÚJO
Fonte: DN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.