13 março 2014

GOTEIRA FECHA POSTO DE SAÚDE NO CONJUNTO NOVO CRATO - POR ED. ALENCAR




“É UMA VERGONHA”. Não temos como não repetir, as palavras usadas pela população que se utilizava do posto de saúde “CICA”, Centro Integrado da Criança e Adolescente, PSF- Parque São José l e ll no conjunto novo Crato,  que por causa de uma “goteira”, o referido posto foi fechado desde o dia 07/mar, por falta de manutenção, por falta de atitude, por falta de zelo com o bem público, com obrigações distribuídas de mão em mão, sem resultados concretos, até cair parte do teto em cima da mesa do médico na hora do atendimento.

A nossa reportagem, foi chamada para comprovar o fechamento do posto, e para ouvir outras palavras como "DESCASO".  Se uma goteira começa a pingar, são sinais de que alguém tem que cuidar, com o descaso, a simples goteira tomou proporções maiores nesse empurra-empurra.   

No dia 13 de fevereiro de 2014,  a coordenadora dos “PSFs” Sandra Niedja, enviado no dia 10 de fevereiro, um oficio para a secretaria de obras do município, comunicando as rachaduras no forro de gesso e do desabamento. No dia 18 de fevereiro, outro oficio chegou às mãos da secretária Aline Alencar, comunicando o fato, anexado também de um laudo da defesa civil cobrando o conserto, incluindo também, a visita do engenheiro da sec. de obras.  O caso passou para às mãos do construtor, que alegou para a coordenadora que durante três semanas, não tiveram  uma viatura disponível, para levar a equipe até o local e que também,  faltava comprar o material.  Vê-se ai, que o pequeno problema virou uma bola de neve entre tanta gente. 

Outros postos também estão ameaçados de paralisação. O posto Fábio Pinheiro Esmeraldo do conjunto 10 de fevereiro tem três salas interditadas, por “goteiras”  por falta de (5) cinco telhas, caixas de descarga quebrada, lâmpadas queimadas e se não bastasse esses problemas, o atendimento suspenso no posto da CICA, passou a ser  no Fábio Esmeraldo. Tem mais, outra constatação, é que o posto de saúde da Santa Rosa, também está com rachaduras e portas sem fechar. 

Nossa reportagem na ausência da Sec. Drª. Aline que se encontra viajando, fomos ouvir a palavra do secretário adjunto da saúde Dr. Claudio Esmeraldo, que reconhece a falha e diz ser preocupante, também reconhece os transtornos que passa a população, mas que as providencias estão sendo tomadas, essa problemática  já foi retomada pela secretaria de obras para solucionar e voltar a normalidade dos atendimentos.  Dr. Claudio falou dos projetos  e verbas existentes para ampliação nas áreas dos postos, e que boa parte desses equipamentos, não precisa de ampliação, e sim, de reformas é preciso que se mude a legislação invertendo os recursos para reformas. 

EM SUMA; Se os gestores principais estão imbuídos em outros assuntos de  contexto maior,  mas que também falharam nas cobranças mas delegam ou distribuem  responsabilidades a outros escalões da administração onde uns cumprem e outros não, é preciso rever quem é quem, pois na tentativa de solucionar um simples  problema como tirar uma goteira e corre de mão em mão, sem solução, ta faltando  “COMPETÊNCIA”  junto a “EMPENHO”. Nessa orquestra, tem gente desafinando, comprometendo  todo um conjunto de uma administração, e isso, sobra pra quem?   Para a população e para o gestor maior, o prefeito. Um coisa é certa, tem uma  falha explicita dentro do contexto, falta um planejamento  de manutenção antecipada  à chegada do inverno,  para que fatos tão pequeno como esse, não se torne grande que venha  fechar  um  equipamento de saúde, e vire NOTICIA. 

Por: Ed Alencar - Repórter
Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.