10 março 2014

CULTURA EM PAUTA - Por: Cacá Araújo


As companhias teatrais caririenses ainda vivem numa situação de quase que abandono total, exceto aquelas que conseguem financiamento via edital do estado ou da união. Não tenho conhecimento que existam, implantadas e funcionando, políticas públicas voltadas ao desenvolvimento teatral em nossa região, de modo que incentive a formação, a produção e a difusão de espetáculos. 

Urge que se cumpra a tarefa de efetivação do Sistema Municipal de Cultura (Conselho, Plano e Fundo) e que se democratize o setor cultural com a implementação dos fóruns de linguagens e política de financiamento por editais. No mesmo compasso, há a necessidade de fomentar a pesquisa, a formação, circulação e intercâmbio através de programas próprios articulados com outros níveis administrativos e a iniciativa privada, bem como a criação e o fortalecimento de eventos estruturantes, a exemplo da Guerrilha do Ato Dramático Caririense. Parcerias formais com SESC, CCBNB e universidades poderão também contribuir nesse intento. 

A realização de uma Conferência Municipal de Cultura, convocada em caráter extraordinário, antecedida de fóruns de linguagens ou pré-conferências setoriais preparatórios com ampla participação da comunidade, destinada a efetivamente orientar a urgente e inadiável implementação do Sistema Municipal de Cultura, cujas deliberações sejam respeitadas pelos gestores, especialmente os da área. Claro. No Cariri é onde reside a alma do Ceará. Os principais elementos culturais formadores da identidade cearense, nordestina e nacional estão presentes em nossa região, vivos e pulsantes. Inquietos e indômitos. Aqui se plantou e ainda brota a ancestralidade ibérica, ameríndia e africana, caldeada através dos séculos, fundida pela força da história.  Entretanto, no quesito valorização é que está a maior deficiência. Necessitamos da implementação de políticas públicas que possam reconhecer e difundir nossas potencialidades. Existe um legado a ser reafirmado e a contemporaneidade a ser respeitada. Nesse contexto, temos os diversos setores da produção cultural que se inserem na economia e que precisam de financiamento planejado. 

Cacá Araújo 
Professor, Ator, Dramaturgo
Diretor da Cia. Brasileira de Teatro Brincante


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.