08 fevereiro 2014

Confirmados mais 62 casos de sarampo no CE


Subiu para 62 o número de casos confirmados de sarampo no Ceará, segundo informou a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), na noite de ontem, por meio do boletim epidemiológico da doença. O novo número traz um aumento de 463,6 % se comparado ao ultimo levantamento divulgado pelo órgão, na semana passada, quando eram 11 casos confirmados. Ainda de acordo com o último boletim, chegou a 265 o número de casos notificados entre 25 de dezembro até ontem.

Destes, 56, ou sejam 21%, foram descartados e 147, o equivalente a 56%, estão sob investigação laboratorial. A maioria dos casos confirmados ocorreu em Fortaleza (55). Uruburetama teve três casos e os municípios de Caucaia, Itaitinga, Jaguaribe e Maranguape confirmaram um caso cada. O Boletim informa, ainda, que entre as confirmações, 50% (31) foram em crianças menores de um ano de idade e 69% dos casos (48) foram no sexo masculino.

Apesar do surto de sarampo, o médico infectologista Anastácio Queiroz, professor de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), evita falar em uma epidemia, uma vez que, segundo observa, se verificado a época do ressurgimento da doença (um pouco mais de um mês) com o atual número de casos, pode ser indicado como uma situação que está sendo bem trabalhada. "É uma doença com capacidade de transmissão muito grande", explica.

O infectologista ressalta a importância da população se vacinar e evitar contato com pessoas que estão sob suspeita. "Em uma tosse, as gotículas atingem todas as pessoas naquele ambiente. Toda pessoa com quadro infeccioso, febril, com tosse e olhos avermelhados deve procurar um posto de saúde", diz.

DN


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.