Deu-me uma vontade de saber a definição ou a origem do “Puxa Saco", mais para não ficar tão esdrúxulo, vamos chamá-los de “Os Rolando Leros”, personagem da escolinha do prof. Raimundo (Chico Anísio).
Pesquisando, dizem que surgiu de uma gíria militar, quando os ordenanças, que de modo submisso, carregavam “sacos” de roupas dos oficiais. E como diz a musica, "o cordão dos puxa-sacos cada vez aumenta mais”, é aqui no Crato, e pelo mundo afora é como praga, nunca acaba. Os piores Rolando Leros da vida, são os de políticos, vai de vereador a presidente da república, especialmente os de prefeitos!
Nem todo prefeito gosta de andar com um “Rolando Lero” como papagaio de orelha em suas visitas. Muitas vezes, ao visitar uma comunidade adversária, tentando neutralizar, conquistar o campo minado, ao invés de ganhar aplausos, ganha vaia por interferência do "Babão", que nunca fica calado, e se derem um microfone na mão... É de fazer nojo. Tem babão que quando o prefeito passa em comunidades e se uma mulher disser pra outra que não gosta do prefeito mais o acha lindo, se o babão ouvir, não perde tempo e diz: "Obrigado pela parte que me toca!” Tem Rolando Lero, que adota comportamento diferente, conheci um em São Paulo, que ganhava para gritar palavra de ordem quando seu político discursava. Outros saem com uma câmera na mão, fazendo o papel de imprensa ou de assessoria, fotografando obras e publicando sem nada ganhar, ou, que almeja! Outros se agarram às sáias das primeiras damas, para servir de ponte junto ao prefeito. Nas minhas andanças, já vi prefeitos pedirem "menos" aos seus “Rolando Leros”, aqui no cariri também, não tem "menos" que dê jeito, a psicose predomina.
ALGUMAS FRASES ”O PENSADOR” - / Aquele que gosta de ser adulado é digno do adulador. William Shakespeare /
Nenhum puxa-saco suporta uma auditoria. (Joval)
O bajulador em tudo procura agradar, mas o coração é fingido e os lábios são mentirosos.
Michael Caceres
A risada do bajulador é tão falsa que entristece o ser que as escuta!
Nicanor Bessa da Silva
Mais afronta a mesura de um adulador, que uma bofetada de um inimigo.
António Vieira
É TRISTE, MUITO TRISTE, AMADO MESTRE !
Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato