Nota do Editor: A Câmara do Crato em estado agonizante!
Mais uma decepção para quem compareceu à sessão da Câmara Municipal do Crato desta segunda feira (25). A tão esperada “CPI da CÂMARA”, não saiu, tá mais difícil que perna de cobra, ficou para amanhã, ai é só cantar a música da Joana, “Amanhã talvez”. Enquanto houver amanhã... vai chegar o fim dos mandatos dos vereadores e nada!
Para complicar mais ainda, o tão esperado parecer da assessoria jurídica da câmara, solicitado pelo presidente Luiz Carlos, (aleluia...) saiu!! Dizendo que o requerimento é “inconstitucional”; Foi motivo de riso do vereador Bebeto Anastácio, que disse divergir do próprio regimento interno e considera o parecer como uma “manobra”, e que estão fazendo o povo de “palhaço”. Bebeto chama o povo para dizer não a esses desrespeitos. O vereador vai esperar até a sessão de terça feira (26), para seguir o que diz o regimento interno da casa para a formação da CPI, indicando os nomes.
UM BATALHÃO MILITAR ?
Geralmente, quando os requerimentos dos vereadores da oposição aparecem convocando alguém da administração municipal para prestar esclarecimentos na câmara, entra em cena, como se fossem um regimento militar, os vereadores da situação, ao receberem o comando de voz do presidente da casa para a votação de quem é contra ou a favor. Eles, num sincronismo de órdem de fazer inveja a muitos batalhões por ai, se levantam unidos como uma continência, de dever cumprido a um chefe maior invisível e garantindo via internet aos olhos do povo.
Assim aconteceu na sessão desta segunda feira, quando foi rejeitado o requerimento do vereador Bebeto Anastácio, convocando o secretário de finanças do município para esclarecimentos sobre a arrecadação nas vendas dos bilhetes da “zona azul” e de outras informações sem respostas, feitas pelo vereador, que após a desaprovação dos vereadores do Crato, para o não comparecimento do secretário de finanças à câmara, desobedecendo a lei maior. O vereador Bebeto vai entrar via justiça, MP, contra o secretário e outros que também vem fazendo descaso.
Para o vereador Amadeu de Freitas, disse lamentar que os vereadores na maioria, não entendam que situações como a do zona azul, não sejam importantes serem discutidas com o secretário de finanças, pela forma incorreta da cobrança e recolhimento aos cofres públicos desses recursos.
BATE-BOCA DESRESPEITOSO NO PLENÁRIO.
O vereador Fernando Brasil e um cidadão que já teve bastante conflito com este vereador, voltaram a se desentender nessa sessão. Em resposta aos insultos, o vereador lhe devolvia com “beijinhos”, deixando mais furioso o seu desafeto na platéia. Já no final da sessão, o vereador Fernando Brasil, solicitou do presidente Luiz Carlos, que pusesse moral no recinto da câmara, onde o presidente retrucou dizendo; “Como, se o senhor sai soltando beijinho pra ele”.
Em suma: Até beijinho para a platéia tem na câmara do Crato, mas analisando com mais profundidade, há uma sucessão de desobediências as leis constitucionais que regem esse Pais, e tem como aspecto vindo de quem infringe, de "SOBERANIA”, de to nem ai, ou: "eu me respondo!"
EU SÓ SEI, QUE O POVO DO CRATO TEM SIDO UM MERO ESPECTADOR EM TUDO QUE JÁ PERDEMOS.
Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe
Foto meramente ilustrativa: Dihelson Mendonça